TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acadêmico Avaliação de Formação de Poços

Por:   •  18/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

Área de Ciências Exatas e Tecnológicas

Curso de Engenharia de Petróleo

Disciplina: Avaliação de Formação de Poços

Docente: Prof.ª Dr.ª Vanessa Limeira A. Gomes

Período: 5º Período - Semestre: 2018.1

Adriene Letícia Correia de Oliveira

Andreza Silva Gonzaga

Miqueias Mateus Ferreira Leite

Título do Projeto Integrador (A critério do Grupo)

Macéio, 04 de abril de 2018.

Resumo

A visita técnica ao poço 7-TM-10-AL foi de suma importância ao estudo aplicado à matéria de Avaliação de Formação de Poços pela riqueza de resultados, pois foi possível notar na prática o que aprendemos teoricamente em sala de aula. Esse relatório tem como propósito a aplicação da visita técnica como instrumento prático de aprendizado para tal matéria estudada.

1.  Introdução

Visitou-se o Campo de Petróleo Tabuleiro dos Martins, o qual tem área de desenvolvimento de 3,79 km², está situado na porção emersa da Bacia de Alagoas, no estado homônimo, dentro do perímetro urbano da cidade de Maceió que se localiza no Condomínio Jardim Petrópolis I, bairro do Tabuleiro dos Martins, Maceió – AL, com o intuito de entender e conhecer o tipo de reservatório do campo, sua formação geológica, funcionamento, exploração e produção do presente poço.

O campo Tabuleiro dos Martins foi descoberto em 1957 com a perfuração do poço 1-TM-2-AL. O desenvolvimento do campo ocorreu em duas etapas: a primeira de sua descoberta até o inicio de 1964 (24 poços perfurados) e a segunda entre 1981 até 1987 quando foram perfurados mais 32 poços. Os direitos de Concessão de produção foram repassados a empresa PETROSYNERGY. Em licitação feita pela PETROBRAS em abril de 2000.

2. Objetivos

2.1 Objetivos Gerais

Proporcionar uma visão técnica da futura profissão e observar as técnicas e métodos utilizados para aprofundar o conhecimento do Campo Tabuleiro dos Martins de uma forma geral.

2.2 Objetivos Específicos

  • Conhecer as atividades realizadas no poço;
  • Obtenção de dados sobre o poço;
  • Ampliar os conhecimentos sobre a produção do Campo Tabuleiro dos Martins.

3. Metodologia

 

O acesso às informações do campo e do poço foi primeiramente feito um questionário para auxiliar e ser respondidas todas as dúvidas com o engenheiro da empresa.

4. Resultados e Discussões

O Campo do Tabuleiro dos Martins é o campo mais antigo em operação no estado de Alagoas. Pertencente a Formação Litológica Maceió, o 7-AL-TM-10 (assim chamado) foi o 10º poço perfurado no campo, sua descoberta ocorreu em 1957, está em produção há 57 anos, tendo uma estimativa de produção de mais 27 anos. O 7-AL-TM-10 teve uma duração de perfuração de 1 ano, com uma profundidade final de 1200m, produzindo atualmente a uma profundidade de 600m.

O 7-AL-TM-10 produz gás associado e óleo. O óleo produzido é um óleo mediano, com grau API variando entre 24º a 27º. Todo o gás que é produzido no poço é queimado. Todos os poços produtores de óleo são unidos a uma espécie de manifold, que estão distribuídos no campo, onde são ligados à Estação Coletora do campo através de duas linhas.

É um poço vertical com sistema de elevação de bombeio mecânico, assim produzindo 5m³ de óleo e 60m³ de água diariamente, por ser um poço que produz muita água seu mecanismo de produção é o influxo de água. A água produzida por esse poço é injetada em outro bloco do campo com fins de recuperação secundária. Por ser uma água altamente corrosiva ela ataca facilmente a coluna de produção, a bomba e as hastes, com isso o poço possui muitos problemas, e por ser muito corrosiva ocasiona buracos na coluna de produçao. Para evitar todos esses problemas é aplicado diariamente inibidor de corrosão pelo espaço anular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (265 Kb)   docx (152.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com