TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessar Sites

Ensaios: Acessar Sites. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

MATERIAL DE APOIO Profa. Dra.Ana Claudia Wabiszczewicz Cesar 2008/2

Pesquisa Operacional

A pesquisa operacional é um método científico de estruturação de processos através da construção de modelos matemáticos. Por ser um método científico requer uma forma de estruturação e deve ser passível de reprodutibilidade.

Os problemas apresentam-se de maneira desordenada e complexa. Para a utilização da metodologia é fundamental a estruturação do problema e a identificação das variáveis que efetivamente contribuem e são relacionadas ao problema e seus objetivos. A utilização de modelos matemáticos facilita a simulação computacional dos processos em questão fazendo assim possíveis previsão e de soluções propostas bem como testando novas alternativas sem incorrer em custos desnecessários.

O valor de um modelo matemático depende exclusivamente da boa definição do problema, perfeita compreensão da modelagem e maturidade de decisão do gestor do sistema para aceitar, adequar ou ainda reestruturar as soluções por ele apresentadas. A pesquisa operacional é uma ferramenta poderosa capaz de aliar diferentes áreas do conhecimento. É comum verificarmos que estudos de pesquisa operacional são geralmente realizados em equipes multidisciplinares. Esta forma de trabalho permite que a estruturação do problema esteja atenta e seja capaz, sempre que possível, de atender às expectativas de todos os departamentos envolvidos.

Histórico:

A Pesquisa Operacional é uma ferramenta que tem seu surgimento atribuído às estratégias militares do governo americano que incluíam problemas de operações de guerra, inspeção de aeronaves e melhoria na gestão de forças e munição durante a I Guerra Mundial. Foi claramente difundida estudada nas últimas décadas e consolidou-se como uma ferramenta de auxílio na tomada de decisões. No mundo veloz em que vivemos as decisões são argumentos de competição mercadológica. A fim de auxiliar ns processos decisórios tanto quanto aos recursos , como quanto ao tempo e o capital investido, a PO é estudada em cursos de graduação para ser utilizada como ferramenta de suas decisões profissionais futuras. Para a descrição de um modelo matemático, basicamente deve-se observar:

- Qual o problema

- Quais são as variáveis do processo

- Qual o objetivo do processo - Quais as restrições do processo.

Uma das melhores formas de desenvolver a Pesquisa Operacional é através da

sistematização das informações através de raciocínio lógico. Para obter essa facilidade é imprescindível treinar a lógica do raciocínio matemático. Para tanto, seguem alguns exercícios a serem discutidos nas aulas:

Certa empresa fabrica dois produtos Yin e Yang. O lucro unitário do produto Yin é de 1000 unidades monetárias, e o lucro unitário de Yang é de 1.800 unidades monetárias. A empresa precisa de 20 horas para fabricar uma unidade de Yin e de 30 horas para fabricar uma unidade de Yang.O número máximo de horas disponíveis é de 1200 horas. A demanda esperada para cada produto é de 40 unidades anuais de Yin

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com