TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessibilidade

Resenha: Acessibilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 2

ACESSIBILIDADE

Acessibilidade, para melhor conhecer o que seja acessibilidade, é necessário estudar a terminologia deste assunto, conhecer as expressões utilizadas dentro do contexto. Todos os espaços, edificações, mobiliários e equipamentos urbanos que vierem a ser projetados, construídos, montados ou implantados, bem como as reformas e ampliações de edificações e equipamentos urbanos, devem atender ao disposto nesta Norma para serem considerados acessíveis.

Segundo ARAÚJO, (1994), essa luta pela acessibilidade teve inicio há mais de 20 anos,em 1981, quando foi declarado pelas Nações Unidas o Ano dos Portadores de Deficiência. Em 03/12/1982, pela resolução 37/82, da Assembléia Geral das Nações Unidas, foi aprovado o Programa de Ação Municipal para Pessoas Portadoras de Deficiência, ressaltando o direito das pessoas com deficiência as mesmas oportunidades que aos demais cidadãos e a desfrutar, em condições de igualdade, das melhorias nas condições de vida resultantes do desenvolvimento econômico e social. Brasília: CORDE, 1994.

Para um cliente que freqüenta bares e restaurante não se limita somente um local reservado adaptado, e sim uma integração de todos os espaços com um conjunto de facilidades, privarem clientes da usabilidade de espaços isso causa frustração ou desgasta toda experiência do mesmo.

Segundo o Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004, acessibilidade está relacionada em fornecer condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

É sempre possível ver as dificuldades que os cadeirantes enfrentam tanto nas ruas, nos lugares públicos e diversos, precisamos respeitar o direito de ir e vir dos outros, cabe destacar que a falta de informações as pessoas com deficiências tem se constituído um empecilho para as ações voltadas de uma inclusão social em uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com