TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessibilidade

Tese: Acessibilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2013  •  Tese  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 3

Acessibilidade

Segundo Maciel 2011, a acessibilidade para pessoas com deficiência é muito importante, e é fundamental para que elas possam ter o mesmo direito que as demais pessoas.

A Assoiciação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) declarou os direitos da acessibilidade para pessoas com deficiência, que foi definido pela norma (NBR) 9.050/2004.

Deficiência e suas Acessibilidade

De acordo com Brasil (2005), os deficientes físicos, auditivos, visual, tem muitas necessidades para ter a sua inclusão, participação e promoção social. Os recursos, métodos que são utilizados para as pessoas com deficicência, facilita uma boa expressão, para que os desenvolvimento e a inclusão das pessoas com deficiência, não sejam prejudicados na saúde e na educação.

Acessibilidade

De acordo com Brasil (2005) o deficiente físico precisa de muitas necessidades específicas para que ele possa ter sua inclusão, a participação e promoção social. O relacionamento da pessoa com deficiência é muito importante, pois facilita a locomoção e a mobilidade, com a possibilidade de se expressar melhor. A habilitação ou reabilitação tem que ser especializados por meios de serviços, para que o desenvolvimento e a inclusão das pessoas com deficiência física, não sejam prejudicados na saúde e na educação. A utilização de muletas também é muito importante, é um método utilizado para as pessoas que precisam andar ou circular, evitando as dificuldades no dia-a-dia. O uso de cadeiras de rodas, é uma ferramenta que várias pessoas com deficiência física utiliza, incapaz de caminhar ou se locomover com facilidade, por si próprias. As pessoas que dependem da cadeira de rodas, automaticamente dependem de muitas pessoas, para ajudar a se locomover, subir e descer escadas. A cadeira de rodas é vista pelo usuário como acréscimo de seu corpo, assim sendo necessário o uso de rampas, elevadores e pontes moveis.

Segundo Brasil (2005) os deficientes auditivos, por não ouvirem, eles tem muitas dificuldades de se comunicar, por causa da fala. O que mais ajuda, é a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que foi a primeira língua das pessoas com deficiência física. É através dela que as pessoas com deficiência auditiva conseguem se comunicar com outras pessoas, além do contato o visual, fazendo as sinalizações, a boa articulação da leitura labial, isso facilita a comunicação e a compreensão da mensagem. No mercado de trabalho eles precisam de treinamento com tradutores, vídeos com legendas e o resumo para conseguir entender o que estão falando.

De acordo com Brasil (2005) As pessoas com deficiência visual, precisam de equipamentos e apoios para a sua efetiva inclusão. Um dos suporte para a pessoa cega, é o Sistema Braile, que ajuda na leitura e escrita, existe também o Sorobã para quem quer aprender cálculo. O cão-guia para um rumo, uma orientação, para a mobilidade. As bengalas são muito utilizada para a locomoção.

Segundo Maciel 2011, a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência, tem se tornado cada vez mais importante, assim como a reserva de vagas , emprego, estudo e outros benefícios. Pois é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com