TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adicionar Amigos (1/9)

Monografias: Adicionar Amigos (1/9). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

SENAI / MS

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA INDUSTRIAL

Nomes

Instrutor:Valdomiro Pereira

NORMAS DA ABNT

DESENVOLVIMENTO

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi fundada em 28

de setembro de 1940 e reconhecida como órgão de utilidade pública através da Lei 4.150, de 21 de novembro de 1962. É reconhecida como

Fórum Nacional de Normalização no país. No Brasil, representa a International Organization on Standardization (ISO).

A ABNT tem inúmeros objetivos, entre os quais elaborar normas brasileiras e fomentar seu uso nos campos científico, técnico, industrial, comercial, agrícola, de serviços e outros correlatos, além de mantê-las atualizadas (KOTAIT, 1998).

A elaboração das normas brasileiras é confiada a comitês técnicos criados para esse fim. As normas brasileiras em documentação são elaboradas pelo Comitê Brasileiro (ABNT/CB-14) - Informação e

Documentação.

As normas abaixo relacionadas são de responsabilidade do CB-14, cujos conteúdos foram abordados nesta publicação: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico ou impresso – Parte I (ABNT).

NBR 6023 – Informação e documentação: referências: elaboração.

NBR 6024 – Informação e documentação: numeração progressiva das

seções de um documento escrito: apresentação.

NBR 6027 – Informação e documentação: sumário: apresentação.

NBR 6028 – Informação e documentação: resumo: apresentação.

13 Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: ...- Parte I (ABNT)

NBR 10520 – Informação e documentação: citações em documentos: apresentação.

NBR 12225 – Informação e documentação: lombada: apresentação.

NBR 14724 – Informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação.

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento brasileiro.

É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.

É membro fundador daISO (Internacional Organizativo for Standardization), da COPANT (Comissão Pan-americana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).

A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (Internacional Organization for Standardization), IEC (Internacional Electrotechnical Commission); e das entidades de normalização regional COPANT(Comissão Panamericana de

Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

Para que serve ?

para normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimentotecnológico brasileiro

Qual origem ?

O ponto de partida foi a 1ª Reunião de Laboratórios deEnsaios de Materiais, realizada em 1937, com o objetivo de aprimorar pesquisas e consolidar novastecnologias. Já em 1938 e 1939, ganhava força a idéia de se criar uma Entidade Nacional de Normalização, enfim concretizada

um ano depois, com o nascimento da ABNT. A entidade cresceu e se projetou em âmbitointernacional.

Participou ativamente da fundação da International Organization for Standardization (ISO) em 1947, sendo eleita para compor o primeiro Conselho daquela instituição. Em 1961, no Uruguai,foi a vez de a ABNT participar da criação da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas

(COPANT), destinada a promover o desenvolvimento da normalização técnica e atividades afins em seus paísesmembros, com o fim de promover seu desenvolvimento comercial, industrial, científico e tecnológico.

Como é possível produzir um objeto?

Como sabemos fazer algo, seja um machado ou uma faca de sílex, um avião ou um tecido, um tijolo ou um circuito para um computador? Seja para uso pessoal, seja para uma troca econômica, não basta, para começar, que apenas um homem saiba produzir tais objetos. Também não adianta que ele seja capaz de fazê-lo apenas uma vez.

O produto do trabalho humano é o produto da sociedade humana, e saber fazer alguma coisa significa que muitos homens, no presente e no futuro, em qualquer lugar, em qualquer tempo, também precisam ser capazes de fazer.

Na realidade, o conhecimento teórico ou prático, desprovido do meio para sua conservação e transmissão, pouco significa em si mesmo. O trabalho humano se torna material por meio de procedimentos, regras, instruções, modelos, que podem ser repetidos, ensinados e aprendidos.

Sem essa condição fundamental – a expressão do conhecimento em regras compreensíveis pelo outro – a civilização material não tem condições de se reproduzir. Ensinar e aprender a criar são atos que requerem uma linguagem comum.

A sociedade shumanas sempre dispusera de instrumentos e instituições capazes de atender a essa exigência. Tão naturais e corriqueiros eram, contudo, os veículos da transmissão desse conhecimento, que raramente seus registros foram salvos da passagem do tempo. Outras vezes, eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com