TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Materiais

Ensaios: Adm De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa - ATPS

Administração de Materiais

Prof. EAD Mônica Satolani

Taguatinga/DF

Setembro/2013

Passo 1

As empresas precisam ter a disposição cinco tipos de recursos: Materiais, patrimoniais, de capital ou financeiro, humano e tecnológico.

A administração de materiais inicia-se na identificação de seus fornecedores, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, transporte no processo produtivo, armazenagem do produto acabado e na distribuição do consumidor final.

Já na administração dos recursos patrimoniais inicia-se em operações, com a identificação dos fornecedores, passando pela compra e recebimento do bem, e posteriormente gerir sua conservação, manutenção ou alienação.

O recurso é tudo aquilo que se investe e tem como retorno o quesito finanças. Assim os fatores de produção são o capital e o trabalho, que resultam em recursos e precisam ser administrados. O capital é o tipo de recurso mais fácil de reconhecer, já que ele pode ser utilizado para se adquirir novos recursos.

Desta forma o estoque torna-se um recurso, porque é investido a um produto em processamento, que posteriormente será um produto acabado e será vendido com valor de margem superior ao custo utilizado para sua fabricação. Assim como o estoque é um recurso, as pessoas também são, pois através delas haverá a aquisição do conhecimento que gerará novas ideias que serão transformadas em novas coisas, como produto, forma de trabalho ou serviços.

Ainda temos a tecnologia, que é um tipo de recurso que está ganhando força cada vez mais, já que quanto mais avançada é a tecnologia isso resulta em diferencial para empresa, trazendo lucratividade e economia.

A gestão do conhecimento faz parte da cultura da empresa e é essencial para dedicar uma parcela maior de seus esforços utilizando as experiências do dia a dia para ter feedback de seus conhecimentos acumulados, possibilitando acertos em conhecimentos adquiridos.

O ciclo PDCA criado por Edward Deming mostra o ciclo de renovação e acumulação, que serve para a implementação de novas idéias ou resolução de problemas. O significado da sigla é (P) planejamento, (D) desenvolvimento adquirido, (C) de controlados e (A) de ações.

Os bens são tipos de recursos, pois são capazes de gerar produtos e serviços e consequentemente riquezas.

Já o patrimônio pode ser visto como um conjunto de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica e é avaliado monetariamente. Ao administrar o patrimônio geri-se direito e obrigações, ou seja, os ativos e passivos da empresa. O patrimônio pode ser as instalações, terreno, equipamentos e veículos da empresa.

Passo 2

A empresa escolhida foi no ramo varejista de calçados chamada Comercial de Calcados WA LTDA CNPJ 09.664.810/0001-17, com nome fantasia de Kasual Calcados, localizada na Qd. 316 Conjunto A Lote 1 Loja C Recanto das Emas DF. Seu porte é pequena empresa, com aproximadamente 130 m² e possui seis colaboradores.

Serviço: Venda a varejo de calçados.

Publico alvo: População em geral, pessoa física que se utiliza de bens de consumo no ramo calçadista.

Insumos utilizados: Látex, couro, tecido, plástico.

Missão: Conquistar através de bons relacionamentos e produtos de qualidade a confiabilidade e retenção de clientes.

Visão: Está a frente dos concorrentes com produtos de qualidade a preços competitivos a fim de perpetuar o lucro da empresa.

Faturamento médio mensal R$ 39.000,00

Entrevistado: Proprietário Leandro Rosa e gerente Valdomir Barros

Produto investigado nesta ATPS: Calçado feminino da marca Dakota.

Passo 3

1. A entrevista deu-se no estabelecimento com o gerente da loja Sr Valdomir que nos apresentou a rotina da empresa. A área de estoque equivale a 35% do espaço total, onde é armazenada toda parte de produto acabado para venda ao consumidor final. No estoque é desenvolvida a parte de organização e armazenagem dos calçados de diversas modelagens, além de material de vitrine utilizado para expor os produtos. O processo de compra é programado semestralmente, de acordo com as estações do ano, mas pode haver complementos de pedidos caso haja necessidade. Mesmo sendo quatro estações, neste ramo as compras funcionam da seguinte forma: Outono/Inverno e Primavera/Verão. A compra é realizada de acordo com as marcas em destaque no mercado que são medidas pelo semestre anterior, se a venda de uma determinada marca foi sucesso de venda na coleção passada, é garantido a compra para o próximo semestre, bem como se uma determinada marca não teve forca de vendas, toma-se cautela na próxima compra ou simplesmente é feita a substituição da mesma. Como a empresa é de pequeno porte não é necessário maquinário especializado para realizar movimentações de materiais. Apenas uma escada de aproximadamente 4 metros acoplada a um ferro que desliza sobre as prateleiras em toda extensão do depósito.

2. O fluxo de materiais é dado de acordo com a estação do ano. As compras são feitas com seis meses de antecedência. Para decidir qual marca comprar o proprietário participa duas vezes por ano de feiras realizadas em São Paulo para estudar as tendências de mercado. Após a programação do pedido, a mercadoria chega à loja pelo modal rodoviário. Observamos que a loja possui apenas uma entrada social que é utilizada por clientes e nesta mesma entrada é realizada do recebimento de mercadorias. Do lado externo não há estacionamento próximo. Os veículos estacionam há aproximadamente 300 metros do estabelecimento e devem atravessar uma pista para alocar o material. O transportador utiliza-se de um carrinho que comporta até seis caixas. Há uma pequena rampa na entrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com