TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Materiais

Dissertações: Adm De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa - ATPS

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Logística IV – Relatório Parcial

Prof. Tutora EAD Pamella Rodrigues

Cristiano Felice Bueno – 2307352816

Rafael F. Custódio – 6788409239

Marcela Ap. da Silva – 6788409366

Alexandre Murtele de Oliveira – 6577296826

Adroaldo Pereira Santos – 6505275376

Jundiaí, 20 de Outubro de 2014.

Cristiano Felice Bueno - 2307352816

Rafael F. Custódio - 6788409239

Marcela Ap. da Silva - 6788409366

Alexandre Murtele de Oliveira - 6577296826

Adroaldo Pereira Santos - 6505275376

A importância do SCM – Supply Chain Managment às empresas brasileiras.

Conteúdo: Relatório Parcial

Nome do tutor presencial: Pamella Rodrigues

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Logística IV para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Jundiaí, 20 de Outubro de 2014.

SCM – Supply Chain Managment

A Supply Chain Managment (SCM), ou Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos é um processo logístico estratégico, se destacando como elemento-chave na competitividade das empresas, conhecido também como “a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo até os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente” (NOVAES, 2001, p. 19).

O SCM serve para controlar, gerenciar e melhorar o fluxo de materiais e de informações dos fornecedores aos consumidores finais, através de um trabalho em conjunto sustentado por relações de cooperação e confiança entre os diversos participantes da cadeia de suprimentos e com isso, facilitando e dando mais precisão a tomada de decisão por parte dos vários componentes dos SCM. Além disso, com ele aumenta a qualidade dos serviços, reduz investimento em estoque e reduz custos operacionais e melhora o planejamento de demanda.

1. Função Logística

Podemos traçar uma evolução da gestão da cadeia de suprimentos, onde hoje nos encontramos em uma mudança de direção quanto à condução dos processos logísticos dentro das organizações e a proposição de um novo relacionamento, pautado na cooperação e na relação ganha-ganha, entre os participantes da cadeia (CHRISTOPHER 1999; NOVAES, 2001).

Esse processo é dividido em quatro fases, de acordo com a perspectiva de Novaes (2001). A primeira se chama de atuação segmentada, tem no estoque o elemento central básico do balanceamento da cadeia de suprimentos, de forma que a racionalização dos estoques configura-se como uma das estratégias mais importante em uma empresa.

A segunda fase se chama de integração rígida, o elemento central passa a ser a busca inicial da racionalização integrada da cadeia de suprimentos, através de otimização das atividades e do planejamento, mas de forma ainda muito estática, pois não permite correção dinâmica no planejamento ao longo do tempo.

Integração flexível é a terceira fase, que tem como destaque a integração dinâmica e flexível entre os componentes da cadeia de suprimentos dentro das empresas e em relação aos seus clientes e fornecedores, mas apesar de maior flexibilidade, tem ainda uma adaptação momentânea em função das necessidades apontadas ao longo do processo. Também se se destaca o maior foco na satisfação plena dos clientes finais e intermediários do processo.

Mas é na quarta fase, da integração estratégica, que ocorre de fato um salto qualitativo em relação à logística, que passa a ser tratada como fonte de competitividade e de indução de novos negócios. Tem também o desenvolvimento de uma nova concepção no tratamento dos problemas logísticos, através da Gestão da Cadeia de Suprimentos, ou Supply Chain Management (SCM).

O SCM pode ser definido conforme adotado pelo Fórum sobre o tema realizado na Ohio University, como “a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final indo até os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente” (NOVAES, 2001, p. 19). Neste conceito, se destaca o consumidor como fonte inicial sendo que todo o processo decorre, uma vez que a cadeia de suprimento deve atender na forma que desejar. Vamos também ressaltar o caráter estratégico da logística nesse estágio mais recente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com