TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Materias

Dissertações: Adm De Materias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Analisando o referido vídeo (MARAVILHAS MODERNAS-TRANSPOTE DE CARGA 002/003) observamos o grande avanço da tecnologia que ao passar dos anos exigiu uma preocupação maior com a segurança devido á agilidade exigida pelo crescimento do mercado com uma produtividade maior. Na antiguidade, a evolução comercial global que mostrou o modal marítimo como principal meio de transporte para escoação de mercadorias para os continentes. Neste modal, que ainda é usado até hoje passou por evoluções em seus meios de carregamento que ao passar do tempo exigia-se mais agilidade não só pelo crescimento de necessidade de embarque, mas também pelo crescimento das embarcações. Outro modal que posteriormente começou a ser utilizado foi o ferroviário, porém enfrentava as mesmas dificuldades no que diz respeito ao embarque e desembarque de mercadorias, pois o nível de altura dos vagões dificultava no carregamento tendo em vista que era feita manualmente. A criação de plataformas foi um dos avanços que facilitou nas manobras de mercadorias para o interior desses vagões. Com o surgimento das máquinas a vapor, iniciou-se uma evolução nos carregamentos em geral minimizando a frente de trabalho braçal.

O crescimento da demanda fez com que a necessidade da criação de máquinas e equipamentos que antes eram executados por trabalho braçal, onde por muito tempo utilizou com amarrações de cordas e barris para transporte de mercadorias. A evolução dos meios logísticos trouxe criações importantes como o navio a vapor e guindastes, que facilitaram e consequentemente diminuíram o tempo de carregamento e descarregamento. Foi fundamental a padronização no tipo de armazenamento de cargas, surgindo assim, um modelo padrão de empilhadeiras com garfos, que se encaixam nos paletes para agilizar o acondicionamento de carga. Outro fator que influenciou na forma de acondicionamento de cargas foi o container, que assim como as empilhadeiras facilitaram ainda mais o transporte e armazenamento de cargas.

Observamos que no vídeo (MARAVILHAS MODERNAS-TRANSPOTE DE CARGA 004) é de fundamental importância a integração entre os modais marítimos e terrestres, tendo em vista que o marítimo tem a finalidade de realizar o transporte entre os continentes e o terrestre é responsável pela distribuição das cargas recebidas. A integração marítima x ferroviárias foi de suma importância para o desenvolvimento dos mercados até os anos 60 onde a partir de então foi implementado o modal rodoviário pela sua versatilidade sendo a “estrela” do transporte terrestre. A partir dos anos 70 e 80 foi desenvolvido um sistema chamado de intermodal, ligando marítimo, terrestre e ferroviário em um só.

O avião revolucionou a indústria do transporte levando em consideração a entrega da mercadoria, porém também enfrentando as mesmas dificuldades dos outros modais. Durante a guerra a necessidade de suprir as tropas fizeram com que novas técnicas e aperfeiçoamento fossem desenvolvidas agilizando ainda mais o transporte aéreo, pondo assim esse modal no status de fundamental quando se trata de cargas rápidas e que agregam altos valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com