TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Materias

Artigos Científicos: Adm De Materias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  3.970 Palavras (16 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 16

CONTAINERS

Com a globalização e a abertura de novos mercados, concorrência internacional, produção de produtos em países com mão de obra mais barata, o crescente consumo mundial devido ao aumento da população e sua renda, e entre outros fatores, são responsáveis pelo aumento da exportação e importação entre países do mundo. Foi preciso que se planejasse a distribuição de produtos ao redor do globo utilizando de meios seguros e que permitiriam o bom armazenamento dos mesmos.

Somente em 1937 o americano Malcom Mc Lean, então com pouco mais de 20 anos, motorista e dono de uma pequena empresa de caminhões, ao observar o lento embarque de fardos de algodão, teve a ideia de armazená-los e transportá-los em grandes caixas de aço que pudessem, elas próprias, serem embarcadas nos navios.

O principal modal para transporte de cargas entre países permitindo uma grande capacidade de carregada e frete reduzido é o marítimo.

Com o tempo, Mc Lean aprimorou métodos de trabalho e expansão de sua companhia, a Sea-Land (depois Maersk-Sealand), tornando-a uma das pioneiras do sistema intermodal, abrangendo transporte marítimo, fluvial, ferroviário, além de terminais portuários.

TIPOS DE CONTAINERS

Dry Box

Contêiner básico intermodal com portas no final, acomodáveis para cargas gerais não requerendo controle de meio ambiente quando em rota. Usado para cargas gerais secas existentes, como alimentos, roupas, móveis, etc.

Equipado com portas ventiladas nos finais ou laterais, e usadas para cargas geradas de calor, que requerem de proteção, ventilação de ar elétrica são disponíveis são normalmente encaixados com defletores para prevenir a entrada de água de chuva ou do mar.

Standard 20 pés

É o mais utilizado entre todos devido à sua versatilidade, atendendo as necessidades de cargas secas, granéis e também as cargas úmidas e/ou líquidas.

Standard 40 pés

É o mais utilizado entre todos devido à sua versatilidade, atendendo as necessidades de cargas secas, granéis e também as cargas úmidas ou líquidas.

Abertura de Topo – Open Top

Usado para carretos pesados, ou itens desjeitosos onde o carregamento ou descarregamento da carga através das portas finais e laterais seja impraticável. A maioria dos contêineres é equipada com cobertura de tecido e são sempre indicados como contêiner de topo.

Isolantes

Para cargas que não poderiam ser expostas a mudanças rápidas ou bruscas de temperatura. Disponíveis em versões ventiladas e não ventiladas. Algumas transportadoras provêm contêineres com sistema de aquecimento para uso especial.

Refrigerados - Container reefer

Isolante e equipadas com sistema de refrigeração embutido, gerado por conexões elétricas diretas ou por geradores a gasolina ou a diesel. Indicado para transportas carnes, sucos, frutas e alimento ou outros artigos que requerem temperatura controlada de meio-ambiente.

Volume Líquido – Tanque

Contêiner tipo tanque dentro de uma armação que permite cargas líquidas a granel líquidos, perigosos ou não. Alguns têm sido designados para especificações de alto nível. Para transporte de certos materiais perigosos.

Volume Seco

Mesmo modelo de um container dry porém ele possui escotilhas no teto para carregar e nas laterais para descarregar a carga do container. Indicado para transporte de carga tais como produtos químicos secos e grãos.

Prateleiras Retas

Disponíveis com vários modelos e tamanhos, as prateleiras retas são usadas para madeira, produtos de moinho pesados, largos e desajeitados, maquinários e veículos. Alguns são equipados com laterais removíveis.

Automóveis

Usado para o transporte de veículos, disponível nas versões abertas ou fechadas.

High-Cube

Estes contêineres são usados no mundo é destinado a cargas gerais ele é totalmente fechado apenas com as portas padrões no fundo do container. Indicado para cargas de pequena densidade, onde o volume supera o peso, como rouparia, fumo, cigarros, brinquedos, mobiliário, entre outros.

Container Ventilado

É um container igual ao dry, no alto do container ou na parte inferior das laterais tem pequenas aberturas para permitir a entrada de ar para produtos como café e cacau e vários outros.

Flat Rack

Para cargas muito pesadas e com tamanho fora de padrão, podemos utilizar os containers Flat Racks. Indicados para transporte de veículos pesados, cabos, bobinas de aço, chapas de aço, tubos, etc,

Flat Rack Platform

As Plataformas são ideais para uso em operações ro-ro e para carregar maquinas e outras cargas que não possam ser carregadas em nenhum outro tipo de container. 20 pés

São ideais para cargas que excedem em altura e largura, disponíveis no mercado em quatro modelos: com cabeceiras fixas, móveis manuais, móveis por molas e sem cabeceiras.

Vantagens e Desvantagens do Uso de Containeres

Como todas as outras formas de transporte de cargas, a utilização do container tem suas vantagens e desvantagens. Algumas delas estão apresentadas a seguir.

Vantagens:

• Redução de perdas, roubos.

• Possíveis reduções de custos de rotulagem e embalagem, sendo estas observadas, principalmente, nos casos em que o container é transportado porta (exportador) a porta (importador);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com