TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Sistemas De Informação

Monografias: Administração De Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

NOTEBOOK PESSOAL NO AMBIENTE CORPORATIVO

Os preços dos notebooks estão cada vez mais acessíveis às pessoas de classe média. Podemos perceber um aumento da utilização de notebooks pessoais no ambiente corporativo. Um dos problemas é a disseminação de software pirata, filmes, músicas, etc., na rede. O hacker interno em sua minoria, mas não tão pequena assim, utiliza o seu notebook pessoal às vezes para distribuir aos colegas de trabalho músicas, filmes, entre outros.

É importante a empresa implementar programas de conscientização para minimizar o risco de criar hackers internos. A área de tecnologia ou segurança da informação deve possuir recursos para detectar desvios na política de segurança ou diretrizes da empresa e detectar estes funcionários.

Outro fator relevante, ao tentarmos entender como funciona o cérebro humano, vemos que não vamos conseguir entender nada, inclusive o fato de que desde pequenos sabemos que tudo o que é proibido é mais atrativo. Isso é uma coisa que sempre vamos viver tendo que aprender a conviver. Proibir é despertar o desejo, então, se você proíbe tudo aos seus colaboradores é óbvio que estará ajudando a se criar um “hacker interno”. Sempre que dizemos que ficar navegando no Facebook ou no Twitter atrapalha o trabalho estamos indo de encontro a um resultado surpreendente.

Segundo um estudo da Universidade de Melbourne, na Austrália, ter liberdade para navegar na internet durante o trabalho pode ajudar a aumentar o rendimento profissional.

Confrontando bem esta visão:

A navegação livre pode aumentar a produtividade?

A utilização de notebooks, tablets e smartphones pessoais no ambiente de trabalho é uma realidade. Essa nova metodologia de trabalho promete aumentar a produtividade e reduzir custos para as organizações, criando novos riscos à segurança de informação.

A internet tem seu lado positivo, facilita o acesso a informação, aproxima pessoas, etc. Mas o uso inadequado no ambiente de trabalho causa intranquilidade dos patrões, por medo que seus funcionários produzam menos, haja queda de concentração e da qualidade dos trabalhos desenvolvidos, fora os riscos legais que tudo isso implica.

Não faz sentido manter os funcionários distantes da internet, por isso algumas normas garantem o bom uso da ferramenta no ambiente de trabalho e a boa produtividade. O fato de algumas empresas limitarem totalmente o uso da internet a sites de interesse pessoais pode reduzir a produtividade

Nem todos os funcionários são conscientes de suas responsabilidades e compromissos com a rotina de trabalho por isso as empresas devam criar normas referente ao uso e liberdade de acesso a internet no ambiente de trabalho. Estas normas devem deixar claras as regras quanto ao uso da web, como pode ser feito, em que horário e o que poderá ser acessado.

De acordo com pesquisas, acessar a internet pode ajudar a estimular trabalhadores com fadiga acumulada a melhorar sua produtividade, diminuir o estresse e ajudar a focar a mente, mas deve-se usar o bom senso e não deixar serviço pendente para navegar na internet.

Referencias

VELLUTO, Lucielle. Mau uso da internet pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com