TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Sistemas De Informação

Casos: Administração De Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  3.993 Palavras (16 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO BRASIL

INFORMATION SYSTEMS IN BRAZIL

Resumo: A Ciência da Informação no Brasil, uma análise da sua evolução histórica dos primeiros tempos até os dias atuais e sua utilização como instrumento de gestão, de formação profissional e sua utilização nos meios acadêmicos como instrumento de apoio à pesquisa científica. Mudanças de paradigma que ocorrem na área das Ciências da Informação preparando-a para um novo século.

Palavras Chave: Ciência da Informação; Pesquisa e Conhecimento; Formação Profissional; Sistemas de Informação.

Abstract: Information Science in Brazil, an analysis of its historical evolution from the early days to the present day and its use as a management tool, vocational training and its use in academia as a tool to support scientific research. Paradigm shifts that occur in the area of Information Sciences preparing it for a new century.

Keywords: Information Science; Research and Knowledge; Professional Development; Information Systems.

INTRODUÇÃO

Os Sistemas de Informação (SI) são assim chamados por implementar a gestão e o processamento das informações, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), de maneira sistêmica e organizada, permitindo a produção e a recuperação da informação, no site wikiversity encontramos a seguinte definição de que

um Sistema de Informação é um conjunto de funções integradas voltadas para a transformação de dados (matéria-prima) em informações. Semelhantemente a um sistema industrial ou agro-industrial, onde um processo transforma insumos em produtos.

Uma outra definição pode ser: Sistemas de Informação são sistemas que, através de processos de coleta e tratamento de dados, geram e disseminam as informações necessárias aos diversos níveis e processos organizacionais. Lembrando que da grande diversidade de sistemas, podemos separar os sistemas naturais e dos sistemas artificiais (criados pelo homem). Vamos encontrar um grupo de sistemas artificiais, que pela sua natureza, são chamados de Sistemas de Informação, justamente porque seu maior objetivo é Fornecer, Controlar, Prover, Pesquisar e Analisar Informações. (WIKIVERSITY, 2013).

Verificamos, portanto, de acordo com a definição que um Sistema de Informações deve fazer uso de algum tipo de recurso tecnológico para transformar dados em informações e a informação em produto utilizável, isto ocorre nos sistemas artificiais.

Os sistemas naturais, segundo Jaime Robredo (2003) são aqueles que fazem uso de recursos cognitivos, neurais e biológicos, nestes sistemas encontramos a necessidade de um método criterioso para organizar e sistematizar a coleta e o tratamento dos dados permitindo o controle de todas as etapas do processo para atingir os objetivos desejados (fornecer, controlar, prover, pesquisar e analisar informações).

O processo de gestão de informações, atualmente, faz uso das novas tecnologias que tornam possível gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes, os modernos sistemas de gestão eletrônica de documentos permitem aos usuários acessar os documentos de forma ágil e segura.

A capacidade de gerenciar de maneira rápida e confiável os documentos é indispensável para qualquer sistema de informação porque os documentos formam a grande massa de informação e conhecimentos de uma instituição ou organização e, neste aspecto, a gestão eletrônica dos documentos permite preservar e organizar adequadamente a documentação, para assegurar a informação necessária, na hora certa.

DESENVOLVIMENTO

Evolução Histórica

A história nos mostra que já na China antiga, no século VI a.C., existiam estrategistas militares que utilizavam a espionagem como meio de coletar informações sobre seus inimigos, os exércitos gregos e romanos utilizavam-se dos mesmos artifícios, na época das grandes navegações a informação era valiosa e vital para muitos países.

A primeira guerra mundial e o período entre guerras foi uma época de efervescência da espionagem e da contra espionagem, em 1927 é criado no Brasil o Conselho de Defesa Nacional, que deveria coordenar e controlar o fluxo de informações relacionadas a economia, finanças, setor bélico e outras de interesse para a defesa nacional, mas foi após a segunda guerra mundial que os sistemas de informação no Brasil iniciaram efetivamente.

No início o controle das informações eram exclusivamente com o objetivo de espionagem, contra espionagem e controle interno, o Decreto nº 44.489-A, de setembro de 1958 regulamenta o serviço federal de informações e contra-informações (SFICI) com competência para coordenar as atividades de inteligência que interessassem à Segurança Nacional, na década de 60 é criado pela lei nº 4.341 o Serviço Nacional de Informações (SNI) e suas ramificações estaduais.

Com os enormes avanços da tecnologia a partir dos anos 60 as informações que eram centralizadas, escassas e de difícil acesso tornam-se cada vez mais abundantes, globalizadas e de fácil acesso, as novas tecnologias invadem todos os setores da vida humana, para Santos, Carvalho e Ferreira

A partir da evolução do conhecimento disponível, evidencia-se uma dinâmica global assentada na evolução acelerada da tecnologia que determina, entre outros aspectos, novas formas de ocupação da força de trabalho, muito maior acesso à informação, à liberdade de expressão e a regimes democráticos. O mundo está interconectado nos mais diferentes níveis, cujos atores independentes se projetam de forma global. Há que se considerar, em um contexto assim delineado, que a ação humana individual, em sua essência, é também coletiva na medida em que a decisão de cada um impacta na vida do outro. (SANTOS, CARVALHO E FERREIRA, P. 21, 2010)

O Brasil começa, na década de 80, a trabalhar a informação e os sistemas de informações de forma mais técnica e estratégica, pensando na informação como instrumento decisório nas relações diplomáticas e nas decisões governamentais, como ferramenta importante no estabelecimento de políticas e no planejamento e execução das mesmas nos campos econômicos e sociais, nestes casos os Sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com