TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública Gerencial

Casos: Administração Pública Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial

Curso: Tecnologia em Gestão Pública - EX

Professor: Rosa Beatriz Madruga Pinheiro

Nome do aluno: Anderson Felippe Pereira Belo

Data: 01/10/13

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção o enunciado e responda as questões:

1. O que é o Estado democrático de Direito, quais seus fundamentos básicos e como seus princípios se efetiva na Administração Pública entendida em várias esferas de ação (educação, saúde, segurança, etc..)? (3,0 pontos).

O Estado democrático de direito designa, por assim dizer, uma forma de governo onde se aplica a garantia e o respeito às liberdades civis, ou seja, o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais, através do estabelecimento de uma proteção jurídica. Em um estado de direito, as próprias autoridades políticas estão sujeitas ao respeito das regras de direito para que se evitem governos despóticos e absolutistas ou até mesmo ditatoriais. Neste tipo de Estado, o cidadão comum possui um rol de garantias fundamentais como o direito à educação, saúde, segurança, dentre outras. Estas garantias básicas são baseadas no chamado Princípio da Dignidade Humana. O Brasil, por exemplo, é uma nação onde se adota este tipo de Estado, portanto, qualquer governante tem que ter em mente que está sujeito às leis e tem, por obrigação, assegurar que a população em geral tenha acesso às garantias básicas e fundamentais acima citadas. Sob um cunho político não se pode deixar de citar que em um Estado Democrático de Direito, o modelo tripartite proposto por Montesquieu é adotado, ou seja, o Governo se divide em Executivo, Legislativo e Judiciário, onde os “pesos e contrapesos” são postos em prática.

2. Explique o que é Estado representativo e dê exemplos para ilustrar?

(2,0 pontos)

Estado representativo é aquele fundado no princípio da delegação de poderes

políticos a alguns cidadãos, para que estes representem a totalidade de cidadãos. Por meio da representação se dá a participação do povo indiretamente, uma

vez que este é titular do poder político conforme prega a Democracia, onde se diz que o poder emana do povo. Como exemplo tem-se o Brasil e os Estados Unidos. Nestas duas nações, como em várias outras, o povo elege seus representantes através do voto. Para tanto é como se o povo governasse o país.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com