TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aeroporto de viracopos

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

3  CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

3.1  Definição

De acordo com Silva apud  Aitcin (1997) o  concreto de alto desempenho era conhecido antes dos anos 70 como concreto de alta resistência (CAR). Foi descoberto ao longo de vários anos durante a evolução do concreto. Não é definido somente por ter uma resistência maior, mas também pelo fato de  ter uma  menor permeabilidade e maior resistência ao desgaste e  abrasão e  maior durabilidade.

De acordo com Cordeiro apud Mehta (1996) a busca por concreto de maior durabilidade está presente em aproximadamente 75% das obras. A durabilidade de um concreto pode ser definida de acordo com sua habilidade de resistir às ações atmosféricas e outros processos de deteriorização.

O CAD teve seu potencial muito variado ao longo dos anos, sendo que na década de 50 para ser considerado um concreto de alta resistência era necessário 35 Mpa de resistência  a compressão. Nas décadas de 60 e 70 eram utilizados comercialmente os concretos de 50 Mpa e 70 Mpa. Hoje em dia os concretos com 90 Mpa, 100 Mpa e até 120 Mpa estão no campo da construção de grandes edifícios e plataformas de petróleo, onde suas resistências foram definidas de acordo com bases sólidas e garantidas com as técnicas rotineiras.  (CORDEIRO apud AITCIN e NEVILLE, 1993)

Silva apud Diniz (1997) diz que aqui no Brasil existe um consenso para a determinação do CAD, sendo ele acima de 35 Mpa, uma vez que esse valor varia de país para país. Sendo assim, podemos considerar  que o concreto de alto desempenho é aquele que apresenta maior resistência a compressão acima dos padrões usuais e que apresentam características especiais de durabilidade em função microrregião ou meio ambiente onde a obra estiver inserida.

3.2 História e Aplicação

O Cad surgiu próximo aos anos 60 em Chicago, Estados Unidos, durante a construção de grandes estruturas, sendo uma das colunas da edificação feita pelo concreto experimental, ou seja, concreto com resistência a compressão de 10 MPa a 15 MPa, maiores do que os outros concretos utilizados. Decorridos dez anos a resitência do concreto que anteriormente era em torno de 15MPa/20MPa passou a ser 45MPa/60MPa. (AITCIN 2000)

Quando atingido 60MPa, foi encontrada uma barreira técnica que era impossível de ser ultrapassada uma vez que, os aditivos encontrados na época não eram capaz de reduzir mais a relação existente entre água/aglomerante. Já nos anos 80 foram descobertos nos aditivos químicos que eles poderiam ser excelentes redutores de água, sem que ouvesse retardamento na pega e, sem que fosse incorporado ar em quantidades excessivas de concreto.

Atualmente vemos que o CAD tem sido muito aceito no mundo. Alguns países lançaram programas de pesquisas sobre esse material, são eles: Estados Unidos, Canadá, Japão, Suíça, Noruéga, França, Coréia, China e Taiwan.

Agora a fabricação do CAD não é mais um desafio, pois já existem muitas informações sobre o mesmo.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com