TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aeroporto Industrial como Proposta para Alavancar as Exportações Junto ao Aeroporto Internacional de Viracopos

Por:   •  13/6/2018  •  Artigo  •  3.971 Palavras (16 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 16

Aeroporto Industrial como Proposta para Alavancar as Exportações Junto ao Aeroporto Internacional de Viracopos

Alexandre Rodrigues da Silva

prof.alexandre@terra.com.br

Leticia Barbosa da Silva

lebarbosa5@icloud.com

Resumo: O objetivo deste artigo é estudar a proposta de aeroporto industrial para o Aeroporto Internacional de Viracopos como forma de crescimentos nas exportações. Para tanto, obteve-se que quando implantado com eficiência, o aeroporto industrial possibilita ganhos logísticos e fiscais, que resultam em benefícios para as empresas envolvidas no projeto, para o aeroporto e para a região. Visto os ciclos de investimentos em infraestrutura aplicados no Aeroporto Internacional de Viracopos, tem-se que este está se tornando apto a receber o aeroporto industrial em seu sítio aeroportuário.

Palavras-chave: Infraestrutura. Viracopos. Aeroporto Industrial.

Abstract: The main objective of this article is to study the proposal to set up an industrial airport at the Viracopos International Airport, seeking to enhance the export volume. As results, when that is an efficient deployment, the industrial airport provides logistical and fiscal gains, which results in benefits for the companies involved in the project, for the airport and for the region. Currently, the Viracopos International Airport has been receiving investments, which contributes to the airport becoming able to receive the industrial airport


Keywords: Infrastructure. Viracopos. Industrial Airport.

1. INTRODUÇÃO

O Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP) está localizado na cidade de Campinas, São Paulo, em um importante polo industrial, científico e tecnológico do Brasil. VCP é um dos aeroportos que mais crescem no território brasileiro, sendo o segundo principal terminal de cargas do país. Após sua privatização, em 2012, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos vem implementando uma série de melhorias e inovações com o objetivo de tornar o Aeroporto Internacional de Viracopos no maior e mais moderno aeroporto da América Latina.

Com a necessidade de incentivar o crescimento e desenvolvimento do comércio exterior brasileiro, assim como impulsionar o setor de cargas dos aeroportos brasileiros, a Infraero e a Receita Federal elaboraram uma proposta, destinada à aeroportos, que busca estimular e aumentar as exportações brasileiras. Denominada como Aeroporto Industrial (AI), essa proposta se resume em um regime aduaneiro especial, o qual permite nos processos de importação e exportação o armazenamento de insumos em local sob controle fiscal. As empresas que optarem em operar com este novo regime obterão como vantagem benefícios fiscais e logísticos.

        O objetivo do presente artigo é estudar o VCP e discutir a proposta de implantação de aeroporto industrial, apontando os benefícios adquiridos, como a simplificação dos procedimentos aduaneiros e redução dos custos tarifários, tributários e logísticos da operação, os quais resultam no aumento da competitividade de indústrias brasileiras no mercado internacional. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para a realização do presente estudo.


2. LOGÍSTICA, CADEIA DE SUPRIMENTOS E OS MODAIS DE TRASPORTE

Nos períodos mais antigos da história, os indivíduos contavam com um sistema de transporte e de armazenamento limitado, o que prejudicava a produção e o consumo de mercadorias. Conforme os anos foram passando, o sistema de transporte e de armazenamento foi aperfeiçoado, dando origem ao termo logística, o qual apresentou como novidade a gestão coordenada de atividades inter-relacionadas (BALLOU, 2006).

A logística integra informações, estoque, transporte, armazenamento, manuseio de materiais e embalagem, assim como deve satisfazer às necessidades dos clientes, tornando mais fácil as operações de produção e marketing. Quando se trata do desempenho geral das empresas, a logística é responsável por permitir que o estoque tenha as vantagens de tempo, posse e lugar desejados pelo menor custo total (BOWERSOX; CLOSS, 2001).                                                                Esse campo de estudo chamado logística, o qual lida com bens materiais, fluxo de serviços e vincula as empresas a seus fornecedores e clientes, é parte do processo da cadeia de suprimentos. A cadeia de suprimentos engloba as atividades referentes ao fluxo e a transformação de mercadorias desde o estágio de matéria-prima até o usuário final, assim como envolve fluxos de informação (BALLOU, 2006).        Para atender as demandas dos clientes em um mundo cada vez mais globalizado, o processo logístico conta com os modais de transporte, parte essencial para o seu funcionamento, visto que é através do transporte de carga que a mercadoria chega ao seu destino final com qualidade, velocidade de serviço e com o preço mais competitivo possível (BERTAGLIA, 2003).                                        Segundo Bertaglia (2003), podem-se mencionar cinco modais que compõem o transporte de cargas de um sistema logístico, sendo eles: rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário e aeroviário. O modal aeroviário, indicado quando se busca alcançar maiores distâncias com segurança e agilidade, é utilizado principalmente para transportes de mercadorias perecíveis e de alto valor agregado (ANAC, 2016).

3. A IMPORTÂNCIA DAS EXPORTAÇÕES VIA MODAL AEROVIÁRIO

O comércio exterior, atividade essencial para o desenvolvimento de um país e para a manutenção de sua economia, existe desde os tempos antigos, onde eram realizadas trocas de mercadorias entre os povos, e vem sendo desenvolvido desde então. Nos dias atuais, pode-se observar o crescimento da interdependência econômica entre os países do mundo através da constante expansão da demanda por importação e exportação, o que demonstra a importância do funcionamento do comércio exterior em um mundo cada vez mais globalizado (DINIZ; GURSKI; SANDRINO, 2014).                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com