TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agentes Físicos E Sua Utilização Na Fisioterapia

Dissertações: Agentes Físicos E Sua Utilização Na Fisioterapia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  3.593 Visualizações

Página 1 de 3

O Fisioterapeuta é um profissional que trata de pacientes com dificuldades respiratórias, dores musculares e dificuldades nos movimentos, principalmente da coluna vertebral, através da manipulação de partes afetadas do corpo e de exercícios.

E para exercer sua função é necessário o auxílio de agentes físicos, tanto naturais como artificiais. Já existia o tratamento através de agentes naturais, de acordo com um artigo publicado na internet pela Dra. Célia Garrido Rodriguez:

Desde os primórdios da humanidade já se utilizava agentes físicos (calor, água, eletricidade), massagens e exercícios com finalidade terapêutica. A origem da fisioterapia como profissão começa a ser desenhada a partir da necessidade de se ter gente especializada para tratar de pessoas fisicamente lesadas devido às grandes guerras, período no qual a quantidade de pessoas com perdas totais ou parciais de membros, atrofias e paralisias foi muito elevada.

De acordo com a mesma, os estudos e utilizações desses agentes físicos naturais já existia de forma empírica, e efetiva pois através de estudos científicos foi comprovado a real eficácia desses tratamentos.

As áreas em que a fisioterapia pode atuar e assim utilizar de alguma maneira os agentes físicos de modo geral são: Reeducação Postural: (através de técnicas de RPG), Ortopedia/Traumatologia, Reumatologia, Medicina Esportiva, Medicina Estética,

Obstetrícia (pré e pós-parto), Geriatria, Cirurgia Vascular, Neurologia, Pneumologia, Fisioterapia respiratória, Fisioterapia Neuro-funcional, Acupuntura, Quiropraxia e Osteopatia, Fisioterapia traumo-ortopédica funcional, Fisioterapia esportiva, Fisioterapia do trabalho.

Agentes físicos são energias e matérias aplicadas aos pacientes para auxiliar na reabilitação. Inclui calor, frio, água, pressão, som, radiação, eletromagnética e corrente elétrica.

Os Agentes Físicos podem ser utilizados para descrever o tipo geral de energia, tal como radiação eletromagnética ou som; uma variedade dentro do tipo geral, tal como radiação ultravioleta (UV) ou ultrassom; e os meios atuais de aplicação de energia, tais como uma lâmpada de UV ou um transdutor de ultrassom.

Eram comumente utilizados para tratar principalmente infecção, dor e inflamação por seus benefícios terapêuticos ao longo da história, embora, novos usos aplicações surgiram e agentes desenvolvidos como um resultado da maior compreensão dos processos biológicos subjacentes à doença, disfunção e recuperação. Por exemplo, a utilização de estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) para o tratamento da dor foi desenvolvida com base na teoria da comporta para modulação da dor, como proposta por Melzadk e Wall.

Podem também serem considerados agentes térmicos, pois transferem energia a um paciente para produzir um aumento ou diminuição na temperatura do tecido. Alguns tipos de agentes térmicos incluem compressas quentes, compressas frias, ultrassom, turbilhão e diatermia aplicação de energia eletromagnética de ondas curtas ou micro-ondas. Crioterapia é a aplicação terapêutica de frio, através do gelo para diminuição da circulação, enquanto termoterapia é a aplicação terapêutica de calor, onde é utilizada para aumentar a circulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com