TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aglomerantes

Por:   •  17/5/2016  •  Dissertação  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  2.328 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios / Aglomerantes

1Faça a diferença entre asfaltos quentes dissolvidos e emulsões:

Asfalto Quente; é um material termo plástico, variando a consistência de firme e dura, em temperaturas normais, e que devem ser aquecidos ate atingir a condição de fluido, conveniente ao teu emprego.

Asfalto Dissolvido; nestes asfaltos a fase semi sólida de materiais se encontra dissolvida em óleo de grau de volatilidade variada, conforme sejam as variedades de cura lenta, média e rápida.

Emulsões; são misturas homogêneas de cimento asfálticos e agua, com uma pequena quantidade de um agente emulsificador normalmente usado como ajuda no processo de fabricação.

2- Explique o significado dos prefixos RC, MC, SC e dos sufixos de 0 a 5 para asfálticos líquidos.

Prefixos RC; cura rápida é uma mistura de cimento asfáltico de 80 a 120 de penetração e de um solvente altamente volátil, em geral com um ponto de evaporação próximo da gasolina.

Prefixo MC; cura média é uma mistura de cimento asfáltico de penetração 120 a 300 com solvente hidro carbonado de ponto de evaporação próximo do querosene.

Prefixo SC; cura lenta é uma mistura de cimento asfáltico e óleo, tendo como consistência do material a da fase psiu solido.

Sufixos; indicam a consistência relativa, onde os tipos Rc – 0, Mc – 0, Sc-0, são os mais moles e aproximam-se de um creme caseiro, na temperatura normal. Já os Rc-5. Mc – 5, Sc-5 são de consistência comparáveis aproximando-se de geleia firme.

3- Descrever o processo de obtenção da Cal.

O cal é um resultante da calcinação de rochas calcarias, que se apresentam sob diversas variedades, com características resultantes da natureza da matéria prima empregada e do processamento conduzido. A fabricação de 80˚c e abaixo de 1200˚c, em temperaturas inferiores em um produto de qualidade inferior.

4- O que é cal viva?

É um produto de cor branca que se apresenta sob a forma de grãos de grande tamanho e estrutura porosa ou em pó.

5- Como é processada a extinção da cal viva em obra, e quais os cuidados que devem ser observados?

Em obra deve-se fazer um ensaio prévio para que não haja a elevação de temperatura da mistura ocasionando acidentes. Deve-se colocar em balde, dois ou três pedaços de cal de aproximadamente 1/2kg cada um, adicionando-se agua ate que eles fiquem cobertos observando quanto tempo leva para iniciar a reação de extinção quando o material começar a soltar fragmentos ou esboroar-se

6- Quais as principais propriedades da cal hidratada?

Plasticidade, retração, rendimentos e endurecimento.

7- Citar e explicar sucintamente quais os ensaios e verificação da qualidade de uma cal hidratada?

Para determinar a qualidade da cal hidratada é necessário que esse produto sofra alguns ensaios padronizados pela ASTM de consistência e de plasticidade. A consistência é medida por um ensaio de penetração de agulha. A plasticidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com