TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alan Turing

Artigo: Alan Turing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

Fundador da ciência da computação, matemático, filósofo, codebreaker, visionário estranho e um homem gay antes de seu tempo.

Alan Mathison Turing nasceu em Paddington, oriundo de família tradicional. Seu pai, Julius Mathison, trabalhava no Serviço Civil Indiano, na índia, onde conheceu Ethel Sara Stoney, com quem se casou. Teve uma infância rígida e estudou na tradicional Escola Sherbourne. O interesse de Turing pelas ciências, segundo sua mãe, atrapalhava suas atividades escolares.

Na adolescência, conheceu o amigo Christopher Morcom, que tinha grande interesse pela matemática e por quem sentiu atração, descobrindo-se homossexual. Depois da morte de seu amigo, em 1932, Turing quis aprofundar seus estudos sobre matemática. Aos 24 anos, empreendeu estudos sobre uma máquina onde pudesse desenvolver operações e símbolos com regras próprias.

Alan Turing ganhou prêmios na universidade pelos trabalhos que realizou sobre teoria da probabilidade. Na segunda guerra, trabalhou no serviço secreto britânico incumbido de desvendar e quebrar os códigos alemães-descriptografia, usando, entre outras técnicas, o método bombe. Depois da guerra, trabalhou no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido onde pesquisou e trabalhou no projeto para o programa armazenado de computador, o ACE. Interessou-se também por química, quando previu as reações químicas intituladas Belousov-Zhabotinsky.

A carreira de Turing sofreu um abalo quando, em 1952, foi condenado por manter relações sexuais com outro homem, crime de "indecência pesada" na época. Entre as opções de punição, cadeia ou "castração química", escolheu a segunda, que supostamente acabaria com sua libido. Como criminoso fichado, Turing não podia mais trabalhar em projetos do governo. Além disso, as injeções o deixaram tão perturbado que ele não viu outra opção além do suicídio. A campanha pelo pedido de desculpas reuniu 32 mil assinaturas.

Alan Turing morreu aos 42 anos. Sua biópsia detectou cianureto, o que levou a hipóteses de suicídio, embora sua mãe acreditasse que o fato ocorrido tenha sido de forma acidental.

Alan Turing nunca se descreveu como um filósofo, mas seu papel 1950 "Computing Machinery and Intelligence" é um dos mais citados na literatura filosófica moderna. Ele deu uma nova abordagem para o problema mente-corpo tradicional, relacionando-a com o conceito matemático de computabilidade que ele mesmo havia introduzido em seu 1936-7 papel "Em números computáveis, com uma aplicação ao Entscheidungsproblem." Seu trabalho pode ser considerado como a base da ciência da computação e do programa de inteligência artificial.

O "Teste de Turing" testa a capacidade de uma máquina exibir comportamento inteligente equivalente a um ser humano, ou indistinguível deste. No exemplo ilustrativo original, um julgador humano entra em uma conversa, em linguagem natural, com outro humano e uma máquina projetada para produzir respostas indistinguíveis de outro ser humano. Todos os participantes estão separados um dos outros. Se o juíz não for capaz de distinguir com segurança a máquina do humano, diz-se que a máquina passou no teste. O teste não checa a capacidade de dar respostas corretas para as perguntas; mas sim o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com