TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alan Turing

Trabalho Escolar: Alan Turing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 2

O matemático britânico Alan Turing é hoje reconhecido como um dos maiores gênios da humanidade. Em 1936, com apenas 24 anos de idade, Turing definiu o conceito-base da ciência da computação. Seus estudos teóricos resultaram na concepção da chamada máquina universal, que permitiu formalizar os conceitos de algoritmo e computação. A máquina universal de Turing era apenas uma teoria matemática, mas descrevia o funcionamento de um computador moderno. Somente na década seguinte os computadores vieram a ser construídos, todos materializando a máquina universal de Turing. Tal feito deu início à chamada revolução digital e sociedade do conhecimento.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing liderou a equipe que decifrou os códigos usados pela Alemanha nazista para se comunicar. Essa iniciativa resultou no desenvolvimento de máquinas que auxiliaram na interpretação das mensagens criptografadas das máquinas Enigma, que os nazistas utilizavam para se comunicar. Isso conferiu aos ingleses e aos americanos uma vantagem sobre o Eixo, e encurtou a guerra em 2 anos, poupando milhares de vidas.

Após a guerra, Turing continuou envolvido em projetos de construção dos primeiros computadores eletrônicos. Além dos seus inventos práticos, Turing também especulou sobre a possibilidade de as máquinas se tornarem inteligentes. Em 1950, publicou um artigo sobre o tema onde propõe o jogo da imitação, conhecido como Teste de Turing. O teste se propõe a atacar a seguinte questão: é possível distinguir humanos de máquinas por meio de um diálogo? Este trabalho abriu um novo campo de investigação da ciência, a "inteligência artificial", e influenciou várias obras de ficção científica.

Mais para o fim de sua vida, Turing tornou-se interessado em química, física e biologia. Sua atenção voltou-se à estrutura física dos organismos vivos, em particular ao problema da morfogênese, ou seja, a razão que leva os organismos a desenvolverem determinadas formas.

Turing era homossexual numa época em que o governo britânico considerava isto um crime e um grave problema social. Ele foi processado, humilhado e, para não ser preso, teve que aceitar à força um tratamento com injeções de hormônio. Em 1954, o cientista – então com 42 anos - morreu envenenado por cianureto, um componente químico mortal. Somente em 2009, o então primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, pediu desculpas públicas formais, em nome do governo do Reino Unido, pelo tratamento vergonhoso dado a Alan Turing.

ALAN TURING

A Máquina Enigma foi usada pelos nazistas durante a segunda guerra para a comunicação secreta entre as tropas alemãs. Ela permitia a codificação e decodificação das mensagens. Alan Turing liderou a equipe que conseguiu decifrar as mensagens codificadas pela máquina Enigma, o que encurtou a guerra em 2 anos, poupando milhares de vidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com