TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ale Palmeiras

Artigo: Ale Palmeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 2

1- De que forma os termos utilizados para designar as pessoas com deficiência relacionam-se aos valores sociais atribuídos a elas?

Os termos são considerados corretos em função de certos valores e conceitos vigentes em cada sociedade e em cada época. Assim, eles passam a ser incorretos quando esses valores e conceitos vão sendo substituídos por outros, o que exige o uso de outras palavras. Estas outras palavras podem já existir na língua falada e escrita, mas, neste caso, passam a ter novos significados, ou então são construídas especificamente para designar conceitos novos.

2- Por que os termos utilizados para designar pessoas com deficiência mudaram ao longo da história?

O grupo chegou a conclusão baseado no texto, que no começo dos tempos uma pessoa com deficiência era uma pessoa tida como socialmente inútil perante a sociedade, com o passar dos tempos as pessoas com deficiência foi conseguindo se igualar as pessoas que não tem deficiência, e hoje em dia as pessoas com deficiência tem valores agregados que são: o do empoderamento (uso do poder para fazer escolhas, tomar decisões e assumir o controle da situação de cada um) e o da responsabilidade de contribuir com seus talentos para mudar a sociedade rumo a inclusão de todas as pessoas, com ou sem deficiência. Graças a eles mesmo eles conseguiram esse avanço.

3- Por que o termo “pessoas com deficiência” é considerado o mais adequado atualmente?

TERMO CORRETO: pessoa com deficiência. No Brasil, tornou-se bastante popular, acentuadamente entre 1986 e 1996, o uso do termo portador de deficiência (e suas flexões no feminino e no plural).Pessoas com deficiência vêm ponderando que elas não portam deficiência; que a deficiência que elas têm não é como as coisas que as vezes portamos e as vezes não portamos (por exemplo um documento de identidade, um guarda-chuva). O termo preferido passou a ser pessoa com deficiência. Aprovado após debate mundial, os termos “pessoa com deficiência” e “pessoas com deficiência” são utilizados no texto da Convenção Internacional de Proteção e Promoção dos direitos e da Dignidade das Pessoas com Deficiência, em fase final de elaboração pelo Comitê Especial da ONU.

4- Porque é importante utilizar terminologias adequadas em relação a deficiência?

Por que, dependendo da forma que nos referimos a “pessoas com deficiência” podemos exclui-las socialmente ou ofende-las. E a terminologia é especialmente importamte quando abordamos assuntos tradicionalmente eivados de preconceitos, estigmas e estereótipos.

5- De que forma os termos frequentemente utilizados em relação a deficiência podem relacionar-se a formas de discriminação?

Os termos que são usados frequentemente, as vezes até sem intenção, mas acaba acontecendo uma forma de preconceito talvez sem pensar ou sem conhecimento da forma correta de usar as terminologias. As pessoas podem até usar termos chulos ou rotular as pessoas de acordo com o seu diagnostico, com isso ocorre o preconceito e dessa forma pode-se excluir o individuo socialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com