TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minha Terra Tem Palmeiras

Pesquisas Acadêmicas: Minha Terra Tem Palmeiras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 7

Conteúdo

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................................................5

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................9

4 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho irei contar um pouco da história de sucesso do SEBRAE: “Minha terra tem Palmeiras, que mostra como a comunidade pode ser participativa no crescimento do seu município.

O projeto foi criado para que histórias empreendedoras que fizessem a diferença em suas comunidades e em suas empresas pudessem ser conhecidas disseminadas e potencializadas na construção de novos horizontes empresariais.

Esse projeto começou em Lago Do Junco, um pequeno município do Maranhão cuja flora era vastas em plantas medicinais,onde as pessoas usavam as plantas e essa prática era muito comum na região visto que a comunidade não tinha recursos para adquirir remédios e também não existia nem um posto medico onde a comunidade pudesse ser atendida. sua vegetação predominante era a palmeira de BABAÇU,responsável pela maioria da renda da população.

Foi onde surgiu a idéia de criar um Horto e uma Farmácia Fitoterápica, tentando assim melhorar a qualidade de Vida.

O objetivo era aproveitar a diversidade da flora e estimular o cultivo das plantas medicinais, visar as ações sustentáveis de utilização dos recursos naturais na busca da qualidade de vida no campo, tendo como base a produção familiar, relações justas de gênero e o respeito às etnias e à diversidade cultural é sua verdadeira missão.

O projeto gerou conhecimento, qualificação entre as pessoas da comunidade,gerou mais renda ao município.Com a expansão do projeto prevê-se incorporação de mais de 70 pessoas.

Nesse trabalho também iremos ver que a economia do município mudou,os produtos feitos com o babaçu chegam a ser exportados e depois da implantação da farmácia a população foi beneficiada com medicamentos a baixo custo.

Todos esses fatores estimularam a expansão do horto-medicinal e fortaleceram a experiência para outros municípios.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ORIGEM E OBJETIVO DO HORTO E DA FARMÁCIA FITOTERÁPICA

Lago Do Junco, pequeno município do Maranhão, tinha por costume que passava de geração em geração o hábito de usar plantas medicinais na cura de doenças, pois possuem vasta diversidade de flora.

Fundado em 1961 pertence a região dos Cocais,tendo uma população pequena sendo que a sua grande maioria viviam na zona rural.Sempre apresentou indicadores socioeconômicos inferiores ao dos outros municípios.

Porém sua vegetação vasta e predominante sempre foi a palmeira do BABAÇU.

A extração do fruto representa para uma grande parte da população rural uma das poucas fontes de renda. Parte dessa população são as QUEBRADEIRAS de coco que sempre fizeram parte da paisagem local, tanto por executarem umas das principais atividades geradoras de renda dessa população mais carente.

Do produto podia-se fazer óleo,sabonetes,cestos,carvão para fogo entre outras coisas,porem sempre foi muito eficaz quando usado como Medicamento mais precisamente como antiinflamatório e para problemas de estômago.

Fonte: http://www.centraldocerrado.org.br

Inicialmente foram catalogadas 30 espécies de ervas medicinais, mas para que houvesse uma maior eficácia nos tratamentos primeiramente deveria ser aumentado o numero de espécies e também a quantidade de cada uma, já que a demanda está maior assim seriam feitos mais experimentos e poderiam ser comprovados a eficácia ou não dessas ervas,poderiam também abranger o campo para pesquisas em todas as regiões e assim iriam poder catalogar outras espécies.

A idéia do fórum era melhorar a qualidade de Vida daquela comunidade, por isso foi implantado um modelo de gestão para que se pudesse avaliar a idéia de um Horto e uma Farmácia Fitoterápica.

O objetivo era aproveitar a diversidade da flora e estimular o cultivo das plantas medicinais, visar as ações sustentáveis de utilização dos recursos naturais na busca da qualidade de vida no campo, tendo como base a produção familiar, relações justas de gênero e o respeito às etnias e à diversidade cultural é sua verdadeira missão.

Depois de desenvolvido o projeto que finalmente sairia do papel começou a procura por mão de obra qualificada,porem a educação e a saúde no município eram precárias, tendo em vista que a responsabilidade também era da Prefeitura porem a mesma disponibilizava apenas cursos profissionalizantes de Magistério deixando assim a desejar a especialização em todas as outras áreas do mercado de trabalho.Sendo assim não existiam pessoas para executar as funções no Horto e também na Farmácia.

A partir da necessidade de mão de obra qualificada comparando-se então com a Realidade do município surge a idéia da participação da Comunidade pensando sempre em estimular o comprometimento dos moradores em relação ao desenvolvimento do município e também das pessoas que ali moram.

Houve então a necessidade de um processo de seleção dentro da própria comunidade com o objetivo de: RECRUTAR, CAPACITAR E MOTIVAR as pessoas para que elas pudessem ao fim desse processo assumir os cargos que seriam delegados e assumir também com postura de lideres.

Com a seleção concluída e as pessoas devidamente aptas a assumirem seus postos foram delegadas as tarefas, firmadas parcerias, surgindo assim o desenvolvimento das atividades econômicas através da sustentabilidade, foi onde começou a surgir a melhoria na vida das pessoas.

Foram vários os benefícios que o projeto trouxe a comunidade, como extensões vieram as oficinas, a implantação do Horto e da Farmácia,construção do fluxo o processo produtivo,e principalmente a qualificação de agentes para o controle da qualidade.

Foi montado então uma estrutura organizacional da farmácia de forma participativa. Proporcionou ESTAGIOS para estudantes de Farmácia e agronomia,que basicamente funcionavam como multiplicadores das técnicas de cultivo e fabricação dos medicamentos.

Depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com