TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

Exam: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Exam  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

TÍTULO DO TRABALHO

HISTÓRIA DE SUCESSO: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

TAUBATÉ / 2013

TÍTULO DO TRABALHO

HISTÓRIA DE SUCESSO: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná .

Disciplinas: Comportamento Organizacional

Gestão de Pessoas

Introdução a Economia

Processos Administrativos

Professores : Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Mônica Maria Silva

Wilson Salvalagio

Karen Hiramatsu Manganotti

Taubaté / 2013

SUMÁRIO

1 Introdução...................................................................................... 3

2 Desenvolvimento.............................................................................4

2.1 – Pontos de Discussão.................................................................5

3 Conclusão ........................................................................................6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como base o texto MINHA TERRA TEM PALMEIRAS, organizado por Mara Regina Vert retirada de Histórias de Sucesso do SEBRAE, onde a autora destaca o município Lago do Junco, um pequeno município do estado do Maranhão que tem como uma das fontes de renda a extração do fruto da palmeira do babaçu. A palmeira do babaçu é uma das árvores com maior potencial econômico. Produzem-se cosméticos, artesanatos e tem propriedades medicinais.

A autora conta a histórias das mulheres que vivem da coleta e quebra do coco do babaçu conhecida como quebradeiras de coco,

e de suas conquistas. A conquista da sanção da lei municipal do “babaçu livre”, que permite a extração mesmo em terras privadas, essa conquista inclui a batalha pela preservação da palmeira do babaçu no território maranhense, outra conquista dessas guerreiras foi a criação da Cooperativa de Quebradeiras de Coco de Ludovico, onde elas produziam artesanalmente sabonetes e extraiam o óleo do babaçu. Passando a vender para indústrias de cosméticos conhecida internacionalmente a Body Shop, que pagava para elas o dobro do preço do mercado pago pelo litro do óleo de babaçu.

A prefeitura era a responsável por cuidar da educação, fornecia o material didático, transporte e merenda escolar, mesmo com material didático insuficiente para completarem o ano letivo, o fornecimento da merenda escolar funcionava de forma satisfatória e de forma constante, necessitando de algumas melhoras.

A saúde tinha o IDH – Índice de Desenvolvimentos Humanos mais baixos do estado e isso comprometia o desenvolvimento do município, melhorar esse índice e considerado uma necessidade, assim como a implantação de um posto de médico.

A reorganização dos serviços de saúde começou com a formação do CMS (Conselho Municipal de Saúde) e a criação do FMS ( Fundo Municipal de Saúde) com o objetivo de minimizar os problemas ligados à saúde, atuando na prevenção, controle e erradicação de doenças e agravos existentes na comunidade.

A autora mostrou que a realidade do município ate 1999 era o uso da medicação fitoterápica usada em grande parte pelos moradores que possuíam plantas medicinais em casa, que se diferenciou com a implantação de experiências piloto. Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS), que a idéia é aproveitar a diversidade da flora local e estimular o cultivo de plantas medicinais que já é uma prática da região e já faz parte da cultura local. Como resultado dessa experiência formou-se o Fórum de desenvolvimento local tendo como principais parceiros a Prefeitura Municipal, a Paróquia São José e as lideranças locais.

As ações partiram da própria comunidade, que por meio do Fórum, passou a dividir as tarefas, agir, articular-se, firmando parcerias e desenvolvendo atividades, capazes de responder pela melhoria da qualidade de vida, que era compartilhada de todos. Para o líder dos trabalhadores rurais Ildo Lopes, a grande conquista foi a participação da comunidade.

A autora mostra que a primeira ação do Fórum, foi um diagnóstico socioeconômico da localidade que identificou, entre outras potencialidades do município, a diversificada flora medicinal e a tradição cultural no cultivo e utilização destas plantas, resultando na implantação de um horto de plantas medicinais e de um laboratório para manipulação de fitoterápicos, objetivando o fortalecimento da tradição cultural e da iniciativa local no cultivo, na manipulação e no consumo de plantas medicinais.

DESENVOLVIMENTO

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com