TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minha Terra Tem Palmeiras

Monografias: Minha Terra Tem Palmeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

Juliano Cardoso de Jesus

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

HISTÓRIA DE SUCESSO: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

UBERLÂNDIA

2013

Juliano Cardoso de Jesus

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

HISTÓRIA DE SUCESSO: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

UBERLÂNDIA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................   4

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................   5 

3 PONTOS PARA DISCUSSÃO .........................................................................   8

4 CONCLUSÃO ........................................................................................................   10

  1. INTRODUÇÃO

Possuidor de uma vasta e diversificada flora, o Maranhão tem, entre várias tradições do seu povo, especificamente os que vivem na zona rural, a prática do uso de plantas medicinais no tratamento de várias doenças. No município de Lago do Junco, essa prática diferenciou-se, em virtude de a comunidade tê-la transformado em uma forma de melhorar sua qualidade de vida, por meio da implantação do Horto e Farmácia Fitoterápica, que resultaram em um Fórum de Desenvolvimento Local, obtendo como parceria a Prefeitura Municipal, a Paróquia São José, a Universidade Federal do Maranhão, o Governo Federal, o SEBRAE e as lideranças locais. 

Esse Município passou por várias transformações em decorrência da implantação de um projeto de que soube acoplar o conhecimento

cultural da comunidade, a utilização de matérias primas existentes com a parceria das instituições governamentais. Para a realização desse projeto foi necessário o apoio dessas grandes parcerias que contribuíram bastante com capacitação de profissionais e verbas e também o envolvimento e comprometimento da comunidade que em questão foi a maior beneficiada com o sucesso desse empreendimento.

O SEBRAE entrou com um projeto piloto para tentar alavancar e reconhecer os trabalhos das pessoas da comunidade, procurando o desenvolvimento da região. Projeto esse que fez o Município, obter reconhecimento mundial através do Projeto Farmácia Verde, que teve seus índices de desenvolvimento melhorados e passou de uma situação precária para uma situação lucrativa e sustentável.

  2. DESENVOLVIMENTO

É com grande clareza que se percebe no texto que a Comunidade do Município do Lago do Junco passou de uma situação, caracterizada pelos indicadores sócio econômicos inferiores a de outros municípios do Maranhão, onde relatam um baixo índice de desenvolvimento humano devido à falta de investimento nas áreas de educação e saúde, para uma situação de melhora como promoção de cursos de capacitação para agente de saúde e para os demais que tinham interesse, redução de enfermidades, tendo como melhoria a educação no município e incentivando a comunidade ter uma participação mais ativa.

Quanto à educação, a prefeitura oferecia, o material didático, transporte escolar, merenda escolar, atividades de lazer, porém não era o bastante, o material didático

não era o suficiente para todo o ano letivo, faltavam livros didáticos para o ensino supletivo, não existia uma biblioteca como fonte de pesquisas e existia apenas um curso de magistério. Com a implementação do projeto houve uma mudança de postura por parte da comunidade que se envolveu com o mesmo, fazendo com que a comunidade pudesse participar dos cursos de capacitação, promovendo também uma troca de experiências relacionadas à importância das plantas medicinais para evolução da comunidade como um todo.

Na área da saúde que comprovadamente foi um indicador que comprometia o desempenho do município quanto o Índice de Desenvolvimento Humano, verificava-se a não existência de postos médicos, programas de prevenção de doenças, a partir do projeto, foram reorganizados e implantados programas voltados à área de saúde pública, com o propósito de minimizar os problemas ligados à saúde com atuação nos setores primário, secundário e terciário, utilizando a medicação fitoterápica, que de um modo geral, todos usavam e grande parte dos moradores possuía plantas em casa, melhorando e reduzindo as enfermidades frequentes.

Ainda na área de saúde pode se ressaltar outros avanços como, por exemplo: construções de redes de esgoto e fossas assépticas, postos de saúde equipados e uma unidade móvel de serviços odontológicos. Além disso, o município conseguiu a emancipação no atendimento médico hospitalar e oferta de remédios fitoterápicos a baixo custo.

Observa-se que a gestão de mudanças foi influenciada pelos fatos externos relacionados à macro ambiente, como

o uso das tecnologias: parcerias com o curso de farmácia da UFMA; a economia: redução de custos com remédios; a participação da sociedade: toda a comunidade se envolveu com o projeto e cultura, pois utilizaram conhecimentos passados de geração em geração sobre plantas medicinais que já eram cultivadas dentro do município. 

Vale ressaltar que todas as mudanças ocorreram principalmente em função de parcerias entre o governo a comunidade e a iniciativa privada, que utilizaram das quatro principais atividades que podem ser elencadas dentro da área de processos administrativos o “PDCA” (Planejamento/Organização/Controle/Avaliação).

O Planejamento pode ser visto na parte que foram realizados seminários buscando sensibilizar a comunidade para a questão do desenvolvimento sustentável e da importância do comprometimento de cada parte envolvida com o processo. A organização se deu através de um fórum onde foram dividias as tarefas e ações e foram articuladas e firmadas as parcerias com intuito de desenvolver as atividades econômicas sustentáveis a fim de melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Na parte do controle e direção foi realizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com