TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AlgoritHTML e XML Semelhanças e diferençasmos

Tese: AlgoritHTML e XML Semelhanças e diferençasmos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Tese  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

Sumario

Capitulo1 Pagina

HTML e XML Semelhanças e diferenças............................................1

Função do HTML.................................................................................2

Capítulo 2

Elementos do XML..........................................................................4

Atributos XML..................................................................................5

Nomeando Elementos e Atributos...................................................5

Quando usar um elemento ou atributo............................................6

Tipos em esquemas XML................................................................7

Tipos Simples..................................................................................7

Facetas............................................................................................7

Tipos Complexos.............................................................................8

Bibliografia.......................................................................................9

Capítulo 1

Etapa 1 - HTML e XML: Semelhanças e diferenças.

Podemos dizer que ambas as linguagens HTML (Hypertext Markup Language) e XML(Extensible Markup Language) são primos, pois ambas tem em comum a mesma base, ou seja, o SGML pelo que existem algumas semelhanças entre ambas as linguagens, mas também existem muitas diferenças.

Na tabela abaixo podemos ver as semelhanças e diferenças entre as duas linguagens:

HTML XML

Não necessita de estruturas auxiliares para ser visualizado. Necessita de estruturas auxiliares para que sejam visualizados os dados armazenados no arquivo XML

Não permite criação de delimitadores/tags. Utiliza tags pré-definidas. Permite a criação de delimitadores de acordo com o tipo da aplicação para a qual ele está sendo usado.

As tags dizem respeito à visualização e formatação do texto. As tags dizem respeito à representação dos dados.

Não tem uma utilização muito boa da largura de banda nas redes de comunicação. Maior eficiência ao usar as redes de comunicação com melhor utilização da largura de banda (bandwidth).

Case insensitive. Case sensitive.

Não exige o fechamento das tags para o funcionamento. Exige o fechamento correto das tags para o funcionamento.

Indiferente para uso de aspas. Os valores devem vir entre aspas.

Não precisa declarar entidades. As entidades devem ser declaradas. (DTD)

A principal função do HTML é formatar dados, e para isso usa tag’s para definir a localização que esses mesmos dados irão ocupar. Por outro lado o XML apenas tem como função armazenar e estruturar informação.

O HTML é uma linguagem "markup" específica que contem um conjunto de elementos e funções fixas. O HTML tem um repertório limitado tal como: cabeçalhos, listas e ligações, algumas tarefas para codificar informação formatada como atributos de textos e layout, e muito poucas para codificar conteúdos de tipo de informações. Esta decisão de Tim Berners-Lee, o inventor da Web, foi a escolha correta porque faz com que se compreenda e implemente facilmente o HTML, conseguindo a sua rápida adaptação. A idéia de nomear as informações em pleno texto com o conteúdo "entre tags" é altamente intuitiva.

Além disso, enquanto o HTML pode ser descrito utilizando um DTD, a maioria do HTML na Web é inválida. Conjuntamente, as limitações fundamentais do HTML e a utilização típica sem validação tornam isto difícil para os motores de busca e processos automáticos para explorar a informação da Web devido à falta de codificação semântica. O XML pode resolver estes problemas com o HTML e dar à Web uma capacidade muito mais forte para o comércio eletrônico. O XML torna isto possível para codificar informação com uma estrutura significativa e com semântica de anotações muito acessíveis que tem leitura tanto por humanos como através de computadores. Enquanto o XML 1.0 não traz novos modelos capazes, além dos que estão disponíveis em SGML para além de uma década, a sintaxe simples XML torna isto muito mais fácil e a participação de não-especialistas no desenho de novas linguagens "markup"

Para conseguir obter um bom resultado, ambas as linguagens terão de trabalhar em conjunto, cada uma na sua área específica.

A principal razão para ser inviável o armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados em HTML prende-se com a mistura de estilos e tag’s. Seria extremamente confuso programar em simultâneo a apresentação e formatação dos dados e o armazenamento e processamento desses mesmos dados tudo isto recorrendo a tag’s semelhantes.

Para tornar a programação mais simples e as aplicações mais robustas devem ser conjugadas ambas as linguagens e usar o HTML apenas para formatar e apresentar dados enquanto o XML deve ser usado para o armazenamento e processamento da informação.

Capítulo 2

Etapa 2 – Elementos e Atributos XML

Os blocos de construção básicos dos esquemas XML são elementos e atributos.Tipos de dados definem o conteúdo válido que elementos e atributos contêm.Quando você cria esquemas XML, você define os atributos e elementos individuais e atribui tipos válidos a eles.Elementos descrevem dados, enquanto atributos são como propriedades de um elemento, neles é fornecida mais definição sobre o elemento, analogamente como propriedades descrevem características de objetos e classes.

1. Elementos

Um elemento descreve os dados que ele contém. Elementos também podem conter outros elementos e atributos. Para obter mais informações.

Quando uma definição de elemento contém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com