TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

XML

Tese: XML. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  Tese  •  3.444 Palavras (14 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 14

ETAPA 1

Passo 1

XML é uma linguagem de marcação para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, tais como textos, banco de dados ou desenhos vetoriais. A linguagem XML é classificada como extensível porque permite definir os elementos de marcação.

Seu proposito é auxiliar o sistema de informação no compartilhamento de dados, codificar os documentos e inserir seriais nos dados comparando o texto com o de outras linguagens baseadas em serialização.

Essa linguagem de marcação é um agregado de códigos que podem ser aplicados a dados ou textos para serem lidos por computadores ou pessoas.

A mais importante característica do XML se resume em separar a interface com o usuário (apresentação) dos dados estruturados. O HTML especifica como o documento deve ser apresentado na tela por um navegador. Já o XML define o conteúdo do documento. Por exemplo, em HTML são utilizadas tags para definir tamanho e cor de fonte, assim como formatação de parágrafo. No XML você utiliza as tags para descrever os dados, como exemplo tags de assunto, título, autor, conteúdo, referências, datas, etc...

O XML ainda conta com recursos tais como folhas de estilo definidas com Extensible Style Language (XSL) e Cascading Style Sheets(CSS) para a apresentação de dados em um navegador. O XML separa os dados da apresentação e processo, o que permite visualizar e processar o dado como quiser, utilizando diferentes folhas de estilo e aplicações.

Sua sintaxe básica que pode ser utilizada para compartilhar informações entre diferentes computadores e aplicações. Quando combinado com outros padrões, torna possível definir o conteúdo de um documento separadamente de seu formato, tornando simples para reutilizar o código em outras aplicações para diferentes propósitos

Tem uma simplicidade e legibilidade, tanto para humanos quanto para computadores, possibilidade de criação de tags sem limitação criação de arquivos para validação de estrutura (chamados DTDs), interligação de bancos de dados distintos concentração na estrutura da informação, e não na sua aparência, separação do conteúdo da formatação.

Passo 2

<elemento>

A linha seguinte descreve o elemento raiz (root) do documento (como se falasse: "este documento é um recado")

<Elemeto1>...<Elemento2>...</Elemento2>...

</Elemento1>

Todos os outros elementos devem estar dentro do elemento raiz.

Todos elementos podem ter sub elementos . Sub elementos precisam estar corretamente aninhados dentro de seus respctivos elementos pais:

<ETIQ atributo1="valor1" atributo2="valor2"...>

Qualquer etiqueta pode ter atributos. Podemos colocar os atributos que quisermos.

Para definir quais etiquetas e atributos devemos utilizar ao escrever em XML temos que observarmos na maneira de salvar a informação de uma forma estruturada e ordenada. Por exemplo, se desejarmos salvar a informação relacionada com um filme em um documento XML poderíamos utilizar um esquema com as seguintes etiquetas.

<!-- Comentario -->

A sintaxe para escrever comentários em XML é igual a do HTML.

Passo3

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>

<venda>

<descrição_venda>

<venda>

<id>1</id>

<loja>2</loja>

<vendedor>Carlos</vendedor>

<especificação>5</especificação>

<peso>10 kg</peso>

<comprimento>5 cm</comprimento>

<material_cerdas>6</ material_cerdas >

<quantidade>2</quantidade>

<valor_total>10,00</valor_total>

</venda>

</descrição_venda>

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>

<descrição_vendas>

<venda>

<código>2</código >

<revenda>5</revenda>

<modelo>s4</modelo>

<comprimento>2m</comprimento>

<material_cabo>62</matéria_cabo>

<material_cerdas>22</material_cerdas>

<quantidade>2</ quantidade >

<endereço_entrega>Rua 15 de novembro n 32</endereço_entrega>

<cliente>Renata</cliente>

<desconto>5%</desconto>

<valor_total>200,00</valor_total>

</venda>

</descrição_vendas>

Passo 4

Para criá-lo, precisamos apenas de um editor de texto simples, como o Bloco de Notas. Salvamos o arquivo com o nome de venda.xml e sugerimos que você copie o texto e salve-o da mesma maneira em seu computador, porque, na seqüência de nossa explanação vamos reutilizá-lo, inserindo modificações a cada passo.

Como um documento XML é autodescritivo, basta que leiamos o exemplo para entendermos o seu propósito, qual seja, o de disponibilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com