TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo. ATPS de Engenharia

Tese: Algoritmo. ATPS de Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Tese  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

1 Etapa 1 3

1.1 Passo 1 3

1.2 Passo 2 3

1.3 Passo 3 6

2 Referências 7

3 Anexos 8

1 Etapa 1

1.1 Passo 1

No passo 1, de acordo com o documento da ATPS de Engenharia, 1 série de Algoritmos e Programação, é necessário realizar algumas leituras individualmente dos textos citados também no documento mencionado acima. Para maiores informações, vide documento Anexo A – ATPS Algoritmos e Programação.pdf.

1.2 Passo 2

Após a leitura individual dos textos mencionados no passo 1, a equipe se reuniu com o intuito de realizar uma discussão sobre os temas abordados.

Com base nas discussões realizadas em grupo, listamos abaixo alguns conceitos adquiridos:

1.2.1 Noção de algoritmos

A WIKIPÉDIA define algoritmos como: “Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.”

Como exemplo de algoritmo, podemos citar uma tarefa simples como escovar os dentes.

Em cada tarefa é necessária a execução de vários passos, ordenados, para que no final a tarefa seja concluída conforme o esperado.

Caso o algoritmo não seja elaborado de forma correta, a resolução da tarefa não será completada, por esse motivo, por mais simples que seja o algoritmo este deve ser organizado (séries finitas e bem definidas) e direcionado à resolução da tarefa/problema.

Como exemplos de formas para apresentação dos algoritmos, podemos citar o fluxograma e o pseudocódigo/portugol.

1.2.2 Pseudo Linguagem

A pseudo linguagem é uma linguagem intermediária entre um algoritmo e uma linguagem de programação. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, numa linguagem simples para ser entendido por qualquer pessoa.

Como exemplo de pseudo linguagem / pseudocódigo, utilizaremos uma simples tarefa, onde o operador digitará uma letra ou número, e o pseudocódigo avaliará qual o tipo de variável de entrada foi digitada (letra ou número), onde a variável de entrada será definida como var1.

INICIO

Entrada de dado : grava em VAR1

Verificar var1 : letra ?

Verdade : imprimir dado -> "Você digitou uma letra"

Falso : imprimir dado -> "Você digitou um número"

FIM

1.2.3 Estrutura de um programa

Todo programa tem que fazer algo, nem que seja a tarefa mais simples do mundo, senão não é um programa, ou seja, ele tem que apresentar algum conteúdo. Para apresentar conteúdo será necessário alterar estados dentro do computador.

Utilizando o exemplo de uma estrutura de um programa em C, possuímos os seguintes itens:

• Comandos para a inclusão de ficheiro com declarações;

• Definições de constantes;

• Declarações de variáveis;

• Declarações de funções;

• Definições de funções (sub-programas);

• Definição da função main (programa principal)

1.2.4 Variáveis

Na programação, a variável é uma representação de valores ou expressões alocada na memória, onde são retidas informações para serem utilizadas pelos programas.

As variáveis são divididas em tipos, onde estes tipos definem basicamente duas características importantes, intervalo de valores possíveis como por exemplo os números naturais, e conjunto de operações que podem ser realizados, como as 4 operações aritméticas.

Os tipos de variáveis, são ainda subdivididos em duas características distintas, tipos básicos como interiro, real, caracter e lógico, e tipos estruturados que são compostas por outras variáveis, como por exemlo os vetores e registros (record).

1.2.5 Operadores aritméticos

Operadores aritméticos são utilizados para expressar equações matemáticas, como: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Tabela de exemplos de operadores aritméticos

OPERADOR FUNÇÃO EXEMPLO

+ Adição 2 + 3, nr1 + nr1

- Subtração 5 - 3, b - c

* Multiplicação 12 * 4, x * y

/ Divisão 10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com