TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alvenaria

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 6

Alvenaria: conjunto coeso e rígido, de tijolos ou blocos unidos entre sim por argamassa. Tem função estrutural e de vedação. Alvenaria resistente: além de resistir o peso próprio, também suporta cargas (lajes, telhados etc.). alvenaria de vedação: utilizadas como elemento de vedação (resistência mecânica, isolamento térmico e acústico, resistência ao fogo, estanqueidade, durabilidade).
tijolos de barro cozido: tijolo comum (maciço): dimensões mais comuns 21x10x5. tijolo furado: 9x19x19. Tijolo laminado (21 furos):23x11x5,5, para paredes a vista, processo de fabricação é semelhante ao do tijolo furado. Tijolo de solo cimento: 20x10x4,5.
blocos de concreto: fabricados com cimento, areia, pedrisco, pó de pedra e agua. Prensa hidráulica, processo de fabricação. Para revestimento mais rustico ou aparentes.
paredes com blocos de concreto: processo de assentamento semelhante ao de alvenaria de tijolos maciços. Iniciando por escantilhão para o nível da fiada e o prumo. Vantagens: peso menor, menor tempo de assentamento e revestimento, economizando mao de obra, menor consumo de argamassa, melhor acabamento. Desvantagens: não permite corte para dividi-lo, difícil para abertura e rasgos, em dias de chuva aparecem nos painéis de alvenaria externa, os desenhos dos blocos.
parede de tijolos furados: finalidade de vedação, não devem ser aplicados cargas diretas. Amarração nos cantos através de pilares.
vãos em paredes de alvenaria: para as portas são destacados desde a primeira fiada, para janelas a partir da altura do peitoril. Sobre o vão são utilizadas vergas. Distribuir a carga concentrada uniformemente para alvenaria inferior. Deve exceder ao vão no mínimo 30cm ou 1/5 do vão. Vãos acima de 2m calcular viga armada. Coxins de concreto: para evitar carga concentrada e consequentemente o cisalhamento nos tijolos.
forros mais comuns: madeira, gesso, aglomerados de celulose, laje (maciça, pre-fabricada, protendida). Madeira: laminas de madeira pregadas em entarugamentos de 50 em 50cm, presos nas lajes, na estrutura do telhado ou mesmo por tirantes.
lajes pré-fabricadas: composta de: vigota de concreto pre fabricada; enchimento entre as vigotas de tijolo cerâmico, elemento de concreto ou EPS; capa de concreto de espessura variável. Armaduras usuais: de distribuição: responsável por limitar fissuração que ocorre devido retração, variação de temperatura ou decorrentes de deslocamentos diferenciais.  Negativas: quando a laje for semi engastada, continua ou em balanço. Reforços: evitar elemento estrutural sobre a laje pre fabricada, caso não seja possível executar uma viga para receber as cargas de paredes e muretas, deve-se executar reforço na laje. Uma viga de concreto embutida, ou vigotas encostadas para formação de nervuras.
laje treliça: laje de viga pre fabricada, constituída de armadura em forma de treliça, tendo ainda a possibilidade usar armadura transversal. Elementos que compõe: armadura treliçada, entre 7 a 25 cm de altura, mesa inferior concretada com 3cm de espessura e de 12 a 13cm de largura. elemento de enchimento pode ser cerâmico ou EPS. Armadura de distribuição: mesma função da anterior, porem podem ser posicionadas 90 graus perpendicular as vigotas. Negativa: posicionada acima de cada viga treliça. Vantagens: planimetria do teto, facilidade e menos desperdício no revestimento. Facilidade no manuseio devido o próprio formato permitir isso. Fácil de montar, execução de balanços aliviados, sem a necessidade de contrabalanço, comportamento ao fogo igual ao concreto armado.
montagem: considerar o menor vão para colocar as vigotas, ou de acordo com o projeto. Escoramento: lajes pre fabricadas de vãos superiores a 1,50m e lajes treliças de 1,20 a 1,40m, deverão ser feitos escoras, regular contra flecha de aprox. 0,4% do vão. São colocadas as vigotas espaçadas umas das outras, colocadas as armaduras de distribuição e negativas, coloca-se conduites e caixinhas, molha-se antes de concretar, cura do concreto e desforma, 21 dias para pequenos vãos e 28 para maiores.
cobertura:  composição do telhado: estrutura, cobertura e condutores de aguas pluviais. Estrutura: elemento de apoio da cobertura (madeira, metálica), cobertura: elemento de proteção (cerâmico, fibrocimento, alumínio, chapa galvanizada), condutores: para o escoamento das aguas da chuva (calha, coletores, rufos, rincões, de chapas galvanizadas e p.v.c.).
Peças utilizadas estruturas de madeira (telhado): tesouras: eficientes para vencer vãos, estruturas planas verticais que recebem cargas paralelamente ao seu plano, transmitindo aos apoios. Compostas: frechal (sobre a parede e sob a tesoura), perna (sustentação da terça), linha (peça inferior de um apoio a outro), estribo (ferragem que garante a união entre as peças da tesoura), pendural e tirante (ligam a linha à perna, quando até o cume pendural, as demais tirante), asna e escoras (ligação entre perna e linha, quando partem do pendural denomina-se asna, as demais escoras). As tesouras devem ser contraventadas com mãos francesas. Terças: peça horizontal perpendicular as tesouras, no ponto mais alto cumeeira. Caibros: perpendicular as terças. Ripas: ultima parte da trama, perpendicular aos caibros. Os telhados também podem ser construídos sem tesouras, apenas pontaletes ou apoiados em estruturas de concreto.
calhas: captadoras de aguas pluviais e são colocadas horizontalmente. coxo, platibanda, moldura, agua furtada.
dimensionamento: A = (n.a (m2)) = cm2; A – área útil da calha, a – área da cobertura que contribui para o condutor, n – numero de áreas (a) que contribui para o condutor desfavorável. Beiral: parte do telhado que avança além dos alinhamentos das paredes externas, 0,60 a 0,80m. platibanda: peças em alvenaria que escondem os telhados e podem eliminar ou não os beirais. Linhas do telhado: cumeeira, espigões, aguas furtadas.
escadas: proporção cômoda: 0,63 ≤ 2e + p ≤ 0,64m, de uso privado altura max 0,19m e larg min 0,25m, uso comum altura max 0,18m e larg min 0,27m. dado em sala: piso 0,28comprimento do lance: C = (N-1)p+s; C = comprimento do lance, N = num de degraus, P= piso, s = saliência ou pingadeiras.
REVESTIMENTO CERAMICO: por que usar revestimento cerâmico: conforto térmico, facilidade de limpeza, durabilidade e resistência, antialérgico, anti inflamável, possibilidades de decoração.
resistência a abrasão: relacionado ao desgaste superficial do material em decorrência do transito de pessoas e do contato com objetos. Classificadas em abrasão superficial, para esmaltados, e abrasão profunda para não esmaltados. Abrasão para nao esmaltados: BIa menor ou igual a 175mm3 (altíssima), BIb menor ou igual a 275mm3 (alta), BIIa menor ou igual a 345mm3 (media), BIIb menor ou igual a 540 (baixa), BIII (baixíssima).
dureza (escala de mohs): iniciando com talco com dureza 1, terminando com diamante com dureza 10.Revestimento cerâmico: maior ou igual a 4 na escala mohs.
rejuntes: de cimento, cimento látex, poliuretano, epóxi. Para comprovar a qualidade: limpabilidade, elasticidade, impermeabilidade.
resistência a ruptura: medida de duas maneiras: pelo modulo de resistência a flexão, que é a resistência própria do material, ou pela carga de ruptura, a qual depende do material (quanto menor a porosidade, maior a resistência a compressão) e da espessura da peça. Exemplo porcelanato grupo ISSO BIa, absorção de agua 0 a 0,5%, carga de ruptura (Kgf) maior ou igual 130, modulo de resistência a flexão (N/mm3) maior igual 35.
resistência a mancha: quanto mais lisa for a superfície, mais fácil a limpeza.resistencia ao choque térmico, resistência ao gelo aumento do vol da agua ao congelar, dilatação térmica e expansão por umidade (EPU) aumento mediante calor e umidade,  resistência a gretagem acordo massa vidrato.
patologias: trincas, gretamento e fissuras: causados por retração da argamassa de fixação. A dilatação e retração das placas cerâmicas: variação térmica ou umidade, causam tensões internas e: trincas e fissuras: quando tensões ultrapassam o limite de resistência da placa cerâmica. Gretamento: quando as tensões ultrapassam limite de resistência da camada de esmalte. Destacamento: falta da argamassa de assentamento, pouco domínio da pessoa que esta assentando o revestimento. Eflorecencia: depósitos de sais de cor esbranquiçada que aprecem na superfície do revestimento, alterando a aparência. Bolor: os fungos formam manchas escuras. Como evitar: controle na execução do projeto, projeto detalhado do revestimento, mao de obra qualificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com