TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Laboral Saudável

Por:   •  30/9/2025  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  14 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Atividade 1 - Ambiente Laboral Saudável

A ergonomia é uma ciência que busca entender a relação do homem com as condições de trabalho, estabelecendo normas para melhorar esse relacionamento.
Na prática, ela estuda o perfil da população e elabora medidas para reduzir os riscos, atuando tanto no ambiente (melhorando condições do espaço físico da empresa) quanto na organização dos processos. Além disso, contribui para a relação entre o empregado e as normas de trabalho, cuidando da saúde psicológica do colaborador.

Nesse sentido, suponha que você seja o diretor de uma grande empresa que esteja sofrendo com a queda da produtividade. Avalie como a ergonomia física, cognitiva e organizacional poderia ajudar a companhia a atingir melhores resultados citando e explicando ações que você implantaria.

A ergonomia tem como objetivo proporcionar as pessoas, a realização de qualquer atividade com mais conforto, segurança e eficiência, provocando diversas melhorias nos ambientes de trabalho, envolvendo aspectos ligados a anatomia, fisiologia, psicologia, engenharia, informática e administração, tornando os espaços físicos de trabalho mais saudáveis

Para que seja possível desenvolver talentos, tanto na vida pessoal como no âmbito profissional é preciso garantir o bem-estar em todos os aspectos: físico, cognitivo e organizacional, o que pode ser alcançado por meio de ações para promover a ergonomia, onde é possível contornar riscos e garantir melhores condições de trabalho, que geram impactos positivos também para a empresa.

A ergonomia física é a relação entre as atividades desempenhadas pelos colaboradores no ambiente de trabalho e as características anatômicas e fisiológicas das pessoas, cuidando de questões como: integridade da musculatura, articulações, postura e etc.

O principal intuito da ergonomia física é buscar soluções capazes de prevenir ou minimizar os riscos de acidentes e doenças laborais, dimensionando os equipamentos, máquinas e ferramentas para cada biotipo, abrangendo desde a qualidade das ferramentas, a forma como os equipamentos são manuseados até a postura corporal dos profissionais ao executarem as suas tarefas, a fim de promover maior segurança, saúde e o bem-estar no dia a dia dos mesmos, assim evitando lesões, dores e uma série de doenças.

Através de estudos específicos e análises minuciosas sobre postura, movimentos corporais e de outros elementos de um sistema, a ergonomia física levanta os riscos envolvidos em cada função de cada colaborador. A partir disso, são sugeridas intervenções capazes de eliminar, corrigir ou minimizar tais perigos, aumentando a produtividade e, principalmente, zelando pela saúde da equipe.

As melhorias que podem ser feitas são:

  • Garantir boa iluminação, pois é fundamental que o ambiente laboral possua iluminação natural e artificial adequadas ao esforço que as atividades desenvolvidas exigem, seguindo a normatização. Uma iluminação inadequada pode dificultar o desenvolvimento das atividades, além de ser capaz de prejudicar a visão, devido ao esforço excessivo dos olhos.
  • Utilização de equipamentos adequados à realização de cada tarefa e a verificação periódica da utilização dos mesmos é muito importante para garantir que estão adequados às características anatômicas de cada trabalhador. Para cada atividade normalmente existem equipamentos que se adaptam à postura e características anatômicas de cada pessoa, facilitando as suas atividades e melhorando assim a sua produtividade.

Por exemplo, pode se oferecer, mobílias, cadeiras, máquinas que favorecem uma postura correta, que permite movimentação para manipular e levantar um determinado objeto mais adequadamente.

  • Estímulo à vida saudável, por meio de dietas balanceadas, pois a saúde do colaborador impacta diretamente no desenvolvimento de suas atividades, diante disso, incentivar a alimentação saudável, prática de atividade física e outras condutas saudáveis melhora a qualidade de vida e consequentemente a maneira como as suas tarefas são realizadas.
  • Temperatura do ambiente adequada, pois ambiente muito quente ou muito frio pode impactar no desempenho do colaborador, tornando-o menos eficiente, isto porque a temperatura desagradável provoca o aumento da fadiga, esgotamentos e até mesmo dores musculares. Promover a adequação do ambiente de trabalho maximiza desta maneira o melhor desempenho das atividades.

A parte cognitiva, busca afetar positivamente a área psicológica do profissional, garantindo o seu bem estar emocional. Ela está ligada à memória, à concentração, ao raciocínio e à atenção. Também se relaciona com o desempenho emocional, a resposta que ele tem no ambiente e em relação às suas funções.

Conflitos, competitividade excessiva, cobranças e pressões comprometem o estado psicológico e os aspectos cognitivos, entre os objetivos da ergonomia cognitiva, está o aumento da satisfação dos profissionais com o local de trabalho. Com isso, eles se tornarão mais produtivos, eficientes e saudáveis, e o clima organizacional será melhor.

Pode-se, por exemplo, pensar em oferecer:

  • Jornadas mais flexíveis de trabalho, alguns cargos, é possível flexibilizar o horário de entrada, saída, almoço e finais de semana. Basta contabilizar as horas trabalhadas, não necessariamente considerando um expediente fixo. Evitar jornada de trabalho extensa quando a hora extra vira regra na empresa, como o colaborador está cansado, seu rendimento cai, criando a ilusão de que precisa trabalhar por mais horas para dar conta de suas responsabilidades
  • Incluir pausas no trabalho, conforme vamos executando nossas atividades dentro da empresa, a tendência é que a nossa atenção tenha uma queda. Inserir intervalos para descanso entre uma demanda e outra, como uma pausa para um café, uma conversa com um colega, ginastica laboral ou Quick Massage, entre outras, faz com que o pico de atenção seja recuperado e, com isso, o trabalho continue com a mesma produtividade.
  • Adoção de plataforma de comunicação interna, fortalece a comunicação e a integração entre as equipes, faz com que líderes e gestores se tornem mais acessíveis, possibilitando esclarecer dúvidas com mais agilidade ou, mesmo, solicitar ajuda e suporte quando necessário. Isso minimiza a ansiedade, evita mal-entendidos, reduz o estresse, entre outros problemas.
  • Ginástica laboral e Quick Massage, não apenas evitam impactos físicos, como diminuem a tensão, proporcionam momentos de relaxamento mental, aumento da memória, atenção e bom humor dos profissionais, resultando em pausas saudáveis na jornada diária.
  • Delegar tarefas e estabelecer padrões para realização de atividades, assim, há uma sistematização que evita dúvidas nas rotinas e sobrecargas de trabalho. Criar protocolos é interessante para que a equipe tenha mais autonomia, com liberdade para agir e decidir.
  • Não exigir um controle rígido de produtividade, o ritmo de entregas pode ser diferente entre os colaboradores, ou até para um mesmo empregado em dias distintos. Se há pressão constante para manter um ritmo igual, aumentam as chances de quadros de estresse e esgotamento mental.
  • Investir em atualizações, os profissionais passam a absorver o conhecimento que é transmitido de forma mais eficaz através de treinamentos, palestras, reuniões e workshops, onde aprimoram seus conhecimentos, bem como desenvolvem novas habilidades e competências, que vão contribuir para uma performance de excelência. Quando os colaboradores possuem melhor conhecimento sobre sua área de atuação, eles conseguem lidar com as situações com muito mais desenvoltura e autoridade, além de ajudar a lapidar talentos e habilidades.
  • Auxiliar na motivação de pessoas dentro das empresas, entregando um ambiente estimulante, do qual elas querem fazer parte. O desejo de contribuir com o desenvolvimento da organização também é um dos benefícios que mostra a motivação dos colaboradores em um ambiente cognitivamente saudável.

Além dos conhecimentos aplicados ao trabalho em si, a empresa também pode incentivar os profissionais a procurarem seus hobbies e interesses nos horários de descanso, como fazer parcerias em academias, cinemas, teatros, entre outros, concedendo descontos ou outras formas de benefícios aos colaboradores. Isso auxilia a aliviar o estresse e restaurar o equilíbrio mental para o dia seguinte. 

  • Manter o ambiente organizado, sem ruídos e conversas paralelas, é fundamental, pois pode impactar diretamente em nossa atenção e concentração, criando estímulos que tiram o nosso foco do trabalho, trazendo, com isso, uma sensação indesejada de estresse. 

Já a ergonomia organizacional é toda prática que a empresa realiza para gerar benefícios para a saúde dos profissionais e melhorar o clima interno. Diz respeito a ética, as políticas organizacionais, a comunicação, gestão e qualidade nos processos, além de outros aspectos do contexto empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (207.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com