TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIO AMBIENTE E SAÚDE DO TRABALHADOR

Por:   •  26/5/2017  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

MEIO AMBIENTE E SAÚDE DO TRABALHADOR

Aluna: Luíza Miranda Rosa

Prof: Karla Marcia

ATIVIDADE AVALIATIVA FINAL

Atualmente as empresas/indústrias, são vistas como uma ameaça não só para a sociedade em torno, mas também engloba os funcionários que delas fazem parte. O cenário de risco de saúde que estão presentes nestas, são alarmantes e muitas vezes preocupantes.

Essas colocam em risco o nosso meio ambiente, tendo como: a contaminação do solo, envolvendo também o ar, e na maioria das vezes os rios com os seus despejos. Além de expor o trabalhador, comprometendo sua saúde e segurança. Tendo em vista, que essas indústrias visam somente os lucros.

Para o ambiente de trabalho ser sadio, é necessário possuir regras que garantem e assegurem a saúde do trabalhador, muitos estão expostos a acidentes, estes estão relacionados com: desabamentos, incêndios, explosões, mas se esquecem de que esses podem ser de origem não só ambientais como também física, químicas e biológicas.

Os trabalhadores são expostos a situações que podem causar infecções, transmitidas muitas vezes por materiais cortantes ou perfurantes, contraindo doenças transmissíveis que trazem consequências nocivas à saúde, também por vias respiratórias, pelo simples fato de estar em um ambiente que oferece risco químico, e o mesmo está inalando substancias que tragam risco a saúde, não só através da respiração, mas também o manuseio de algumas matérias químicas que apresentam risco ao trabalhador. Envolvendo também a falta de materiais de trabalho, roupas,  EPIs e de ferramentas de uso comum como luvas, máscaras e medidas para evitar contaminação.

Uma indústria que visa seguir os padrões de qualidade deve ter a ambição de liderar e moldar a indústria, definindo o padrão de desempenho. Isso reflete na política de saúde, meio ambiente e segurança. Ter o foco de ser uma indústria exemplar, desenvolvendo uma política ambiciosa para o melhor desempenho nas áreas de saúde, meio ambiente, segurança, qualidade e responsabilidade. 

É necessário, agir com responsabilidade diante das problemáticas evidenciadas, tendo a necessidade de monitorar dos acidentes biológicos, químicos e físicos, as condições de trabalho, que na maioria das vezes são desfavoráveis à saúde dos profissionais. As condições de trabalho influenciam e contribuem na saúde do trabalhador. No entanto, isso pode ser reflexo da falta de informação e conhecimento dos trabalhadores, ressaltando assim, a importância dos treinamentos e palestra sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, a prevenção de acidentes, ressaltado também, a importância o fornecimento de EPIs, garantindo locais de ambiente que estejam em perfeitas condições.

Essas indústrias/empresas devem assumir o compromisso para impulsionar o desenvolvimento dentro das áreas focais, recursos e ambiente que fornecem direção estratégica para prevenir o meio ambiente. Estes compromissos caracterizam os esforços de uma determinada indústria, que almeja o desempenho de alta qualidade dentro de suas operações, bem como a forma de se envolver em parcerias e iniciativas para impactar e ser referencia para o setor de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com