TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: TERRITÓRIO, AMBIENTE E SAÚDE

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

TERRITÓRIO, AMBIENTE E SAÚDE

Acadêmicas: Dalila da Silva Sousa

Nina Dolores Mendonça de Oliveira

O espaço-território, muito além de um simples recorte político-operacional do sistema de saúde, é o lugar onde se verifica a interação população- serviços no nível local, caracteriza-se por uma população específica, vivendo em tempo e espaço singulares, com problemas e necessidades de saúde determinados, os quais, para sua resolução, devem ser compreendidos e visualizados espacialmente por profissionais e gestores das distintas unidades prestadoras de serviços de saúde. Esse território também é um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico, político, social que está em constante construção.

Devido as modificações que o planeta Terra vem sofrendo interferindo no ambiente e também no desenvolvimento humano, essas modificações foram consequência do capitalismo e globalização, que trouxe consigo a superexploração dos recursos naturais e da força de trabalho, na maioria das vezes danosos para o ambiente e para a saúde do trabalhador, esse tipo de desenvolvimento econômico altera os modos e estilos de vida das populações urbanas ou rurais, contribuindo para o agravamento dos problemas sociais e o desequilíbrio ambiental.

O território é um passo básico para caracterização da população e de seus problemas de saúde, bem como avaliar o impacto dos sistemas sobre os níveis de saúde dessa população e, também, para a criação de ações para intervir nas problemáticas dessa população.  

Portanto, ao considerarmos o contexto histórico, o território e ambiente são fatores determinantes para o processo saúde-doença, com a globalização os hábitos de vida mudaram, incluindo, má alimentação, consumismo, e carga de trabalho excessiva, esses fatores também tem influenciado atualmente o estado de saúde das pessoas. Sendo assim, a epidemiologia estuda os fatores socioambientais, que influenciam no processo de adoecimento, e com esses dados, possibilitam o desenvolvimento de ações para intervir e prevenir o adoecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com