TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisae De Sistema

Trabalho Escolar: Analisae De Sistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 MODELO DE CASO DE USO 6

3.2 DIAGRAMA DE CASO DE USO 6

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O sistema para locação de veículos consiste basicamente do gerenciamento das locações de veículos de uma determinada empresa, controlando desde a reserva até o retorno do automóvel. Neste gerenciamento, serão considerados os diversos tipos de veículos (modelo, fabricante), bem como seus opcionais. O sistema deverá ainda emitir diversos tipos de relatórios e consultas, possibilitando um melhor controle sobre as locações oferecidas.

No caso da locadora tem-se os seguintes principais objetivos operacionais:

▪ Controlar o aluguel e devolução de carros;

▪ Controlar o pagamento de aluguel de carros;

▪ Manter cadastro de clientes e carros;

▪ Emitir relatórios e consultas; e

▪ Controlar dívida dos clientes.

Uma locadora aluga carros aos clientes previamente cadastrados. Caso o cliente não esteja cadastrado, o mesmo deverá ser realizado no ato da locação. Caso um carro, disponível, seja escolhido pelo cliente este é alugado, sendo registrada a data inicial junto ao aluguel. É Pré-requisito para a locação, que não conste no sistema nenhuma pendência do cliente solicitante.

Os carros são descritos pela placa, ano, modelo, descrição, quilometragem, preço por quilometragem, situação (disponível, alugado, em manutenção), taxa diária, observações (informações gerais) e sua imagem. Os clientes são cadastrados pelo número da carteira de habilitação, CPF, carteira de Identidade, nome, endereço e telefone.

Quando o cliente retira o caro, a situação no sistema será alterada para “locado”. Ao entregar o mesmo, a situação do sistema em relação ao carro será alterada para “disponível”, a quilometragem é atualizada e um recibo será emitido com o valor pago pelo cliente. Esse valor será calculado pela quilometragem e quantidade de dias que o cliente utilizou.

Os seguintes atores foram definidos para o problema:

▪ Cliente – alguém que aluga e devolve o carro, e liquida a dívida;

▪ Gerente – agente para o qual os relatórios e consultas são enviados. Determina também as operações de cadastros.

2 OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar sob a modelo de um portfólio, uma proposta de sistema para a gestão e controle para uma locadora de carros.

Seguindo os passos corretamente, após a implantação dos sistema, será possível monitorar por planilhas toda a movimentação da empresa.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 MODELO DE CASOS DE USO

3.1.2 Lista de casos de uso

- O cliente com os atributos código do cliente, nome completo, data de nascimento, endereço, cidade onde mora, estado, país, telefone, e-mail, RG, CPF, passaporte, numero e tipo da carteira nacional de habilitação terá acesso ao sistema para se cadastrar reservar, alugar devolver e realizar pagamento.- O funcionário é responsável por manter atualizada todas as informações necessárias dos veículos.

- O funcionário efetuará inclusão, alteração e remoção do tipo de veículo, com os seguintes atributos: código do tipo de veículo e a sua descrição.

- O funcionário efetuará a inclusão, alteração e remoção de fabricantes, com os seguintes atributos: código do fabricante e nome.

- O funcionário efetuará inclusão, alteração e remoção de modelo, com os seguintes atributos: código do modelo, código do fabricante (deve estar cadastrado anteriormente) e sua descrição.

- O funcionário efetuará inclusão, alteração e remoção dos opcionais, com os seguintes atributos: código do opcional e descrição.

- O sistema deve permitir a inclusão, alteração e cancelamento da reserva de veículos. Cada reserva possuirá os seguintes atributos: código da reserva, código do cliente, código do veículo, data da reserva, data prevista para locação, data prevista para devolução e um status para identificar se a reserva foi confirmada ou não. Esta confirmação é feita mediante o pagamento de uma diária de locação do veículo até o dia seguinte. A reserva somente deve ser concretizada se oveículo não estiver locado ou não existir uma reserva confirmada. Caso contrário deverá ser mostrada uma mensagem alertando que não há disponibilidade do veículo no período indicado. O cancelamento da reserva ocorrerá se o pagamento não for efetuado até um dia após a data da reserva ou mediante comunicado do cliente.

- O sistema deve permitir a inclusão, alteração e baixa das locações, com os seguintes atributos: código da locação, código do cliente, código do veículo, Km atual, data da locação, data da devolução, Km final, status do pagamento (indicará se a locação foi paga ou não), valor da multa e desconto (caso exista), valor total a ser pago. Para confirmar a locação deve-se verificar se o veículo não esta em reserva, ou se a reserva existente é do cliente. Caso existam reservas com cliente diferente deve-se mostrar uma mensagem alertando que a locação não pode ser efetuada.

Impressão de diversos tipos de relatórios e consultas

- O Gerente realizará poderá realizar consultas ou impressão de todas as informações no sistema de banco de dados:

- Consulta de contrato de locação do veículo, contendo os dados necessários para a efetivação da locação. Neste contrato estará constando a data de saída do veículo, a data prevista de retorno, o valor da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com