TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Objeto

Artigo: Analise De Objeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  6.020 Palavras (25 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 25

A TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(TI) E A

ADMINISTRACÄO HOSPITALAR

Autor: ANTONIO CARLOS NUNES, Mestrando em Sistema de Gestão – Qualidade, Universidade Federal Fluminense – UFF – LATEC- Busines School. Rua: Dr Salk, 177 – Rocha – SG – RJ – 24421-470. (21) 2604.5799, (21) 2622.7419 e Tel Fax (21) 2719.5491 nunes1949@yahoo.com.br

RESUMO

As Novas Técnicas de Informatização Hospitalar, O assunto abordado é de grande interesse para os profissionais da administração lotados nas áreas hospitalares atuais e principalmente futuras. A literatura existente sobre as novas Tecnologias de Informação Hospitalar ainda é muito incipiente e percorre caminhos que nem sempre proporcionam o entendimento imediato ou a solução para as dificuldades surgidas durante o desenvolvimento da função de Administrador Hospitalar, bem como a apresentação de conceitos básicos e de exemplos objetivos para a solução dos mesmos.

No âmbito das organizações hospitalares, este artigo se propõe a discutir a visualização da gestão e a importância da Tecnologia da Informação em três níveis diferentes, mas fortemente inter-relacionados: o estratégico, o tático e o operacional.O primeiro nível trata da ligação entre competitividade da unidade hospitalar e o trabalho com a Tecnologia da Informação (TI) conhecimentos para a criação de competências organizacionais. O segundo nível destaca a importância de se considerar a gestão de TI como sendo parte relevante de seus processos e não somente de suas áreas departamentais. E finalmente, em um terceiro nível, está o lado operacional da TI ligado à aprendizagem, aos formatos que o conhecimento assume e ao papel desempenhado pela tecnologia da informação. Este artigo, baseado principalmente em um estudo diversificado de várias referências bibliográficas, procura trazer algumas contribuições iniciais para esta discussão.

Palavras-chave:

Sistemas de Informações Gerenciais (Systems of Managerial Information);

Gestão da Tecnologia da Informação (Administration of the Technology of the Information);

Centro de Informática Hospitalar (CIH) Center of Informática Hospitalar;

Sistemas de Informação Hospitalar (SIH) Systems of Informação Hospitalar.

INTRODUÇÃO

“Nós acreditamos que a informatização, ira contribuir para a excelência dos serviços de saúde”.

Os desafios na área da saúde pública no Brasil estão cada vez maiores. Problemas como falta de verbas, pouco incentivo, tecnologia cara e pouco acessível, filas e mais filas, demora no atendimento, pessoas não muito preparadas fazem com que o setor se torne volúvel e sem credibilidade afastando-se de seu foco principal. Somando-se a esses problemas que pressionam as empresas e os profissionais de saúde, temos também o ser humano, que está buscando de forma mais exigente a solução para as suas necessidades físicas e emocionais. Os tempos são portanto de Desafios e mudanças! Está é a razão do crescente movimento no setor, seja em empresas públicas ou privadas, para a utilização de sistemas de informação e gestão integrados, visando superar as dificuldades através da melhoria da eficácia e da eficiência dos seus serviços prestados. O objetivo deste trabalho é contribuir para a modernização e desenvolvimento das novas técnicas de informação do setor de saúde; contribuir para o desenvolvimento técnico e emocional dos profissionais envolvidos na área; reduzir os efeitos da ineficácia gerencial na organização; contribuir para a oferta de serviços mais eficazes, capazes de satisfazer as reais necessidades dos clientes internos e externos; contribuir para o desenvolvimento do Programa de Qualidade total na saúde. Capacitar a organização de saúde para o desenvolvimento de um processo planejado de mudanças organizacionais envolvendo aspectos estratégicos, de humanização, ambiente e processos.

AS NOVAS TÉCNICAS DE INFORMATIZAÇÃO HOSPITALAR

Cada vez mais, é impossível pensar-se na operação de um hospital, ou mesmo de uma clínica especializada, sem o uso disseminado da Informática como ferramenta de (Informação, inteligência, Integração e Controle). O hospital é uma das organizações mais complexas que existem, e o universo das informações que precisam ser gerenciadas é imenso, cobrindo desde as informações sobre os pacientes, até os aspectos administrativos propriamente ditos. A informatização de um hospital não é uma tarefa fácil, principalmente quando o seu objetivo principal é integrar, através de computadores, todos os aspectos referentes às suas atividades-meio e às atividades-fim. Um dos aspectos fundamentais para o sucesso dessa operação é o estabelecimento de uma estrutura gerencial e operacional adequada, o Centro de Informática Hospitalar (CIH), idealizado de modo a se adequar ao organograma já existente no hospital, mas, ao mesmo tempo, buscando modernizá-lo com o objetivo de integrar a Informática da maneira a mais completa e eficiente possível. No presente trabalho, delinearei uma proposta concreta, objetiva, moderna, completa e viável de estruturação e implementação de um CIH ideal. A proposta nasceu de uma pesquisa que fiz sobre o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que foi informatizado de forma integrada, mas pode ser facilmente adaptada e adequada a hospitais com diferentes missões e portes. Assim, alguns dos níveis propostos podem ser fundidos, omitidos ou contratados fora da organização. Espero com esta pesquisa ter uma idéia sobre a forma mais profissional de realizar a informatização de unidade prestadora serviço hospitalar, para implementação de uma Administração Estratégica.

O USO DA INFORMATICA NA GESTÃO HOSPITALAR

A utilização da Informática na gestão hospitalar evoluiu, nos últimos 25 anos, de uma situação em que o computador era utilizado para a realização de tarefas relativamente simples e isoladas entre si, até o atual nível de integração global, na qual se procura unir, através de um sistema único, os diversos pontos de geração e utilização da informação dentro da organização clínica. O estado-da-arte da informatização dos hospitais reside, portanto, nos denominados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com