TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Estruturada

Artigo: Analise Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 4

O Significado de Análise Estruturada

O que é análise?

Análise refere-se ao estudo de alguma área de trabalho ou aplicação, o produto mais importante da análise de sistemas é o documento de especificação, que dependendo da empresa pode dar outros nomes como documento alvo.

A conclusão bem-sucedida da fase de análise envolve o seguinte: selecionar o publico alvo, produzir documentação detalhada para ver se o alvo foi atingido ou não, produzir prognósticos precisos de importantes parâmetros ao alvo e obter acordo em cada um dos itens citados.

Fazendo isso o analista empreende um conjunto de tarefas incrivelmente amplo e diversificado, algumas das responsabilidades dos analistas são ter contato com o usuário, especificação, estudo de custo-benefício, análise de viabilidade e estimativas.

Características da análise

A análise seja lá qual for, certamente não é muito semelhante ao trabalho de projetar, programar e depurar sistemas operacionais. Na análise é preciso negociar um documento alvo complexo com uma comunidade de usuários heterogênios e antagônicos, e leva-los a um acordo, as relações interpessoais que envolvam usuários podem algumas vezes serem hostis, não há nada de preciso em se tratando de análise, além de não ser muito gratificante por muito imprecisa.

Contato com o usuário

A filosofia dos anos 60 era que um relacionamento inamistoso entre usuário e analista poderia ser extremamente produtivo, que os analistas poderiam ter plena liberdade, como representantes da direção, e forçar os usuários, mesmo participando a cederem. A lição dos anos 60 é que nenhum sistema terá êxito sem a participação ativa e disposta de seus usuários.

Especificação

O trabalho de fazer o documento alvo, e torna-lo aceito em todas as áreas, é chamado de especificação, que é a atividade mais visível do analista por fazer a ligação entre a equipe de desenvolvimento e o usuário

Análise de custo benefício

Um modelo do sistema preciso ajuda o usuário e o analista a aperfeiçoarem suas visões do novo sistema e a trazer melhorias de custos e benefícios.

Análise de viabilidade

A análise de viabilidade refere-se ao processo de teste contínuo, que o analista deve passar para se certificar de que o sistema que ele esta especificando pode ser implementado dentro de um conjunto de determinadas restrições

Estimativa

O analista esta sempre sendo requisitado para estimar custo ou duração de atividades futuras, estimar é bem diferente das outras habilidades necessárias à análise, ninguém é um estimador experiente, nós nãos construímos nossas habilidades em estimativas, uma heurística é um artifício que geralmente funciona bem, mas não há garantia

A natureza defensiva da análise

Ao iniciar as atividades, o analista deveria ser conduzido por uma regra, que parece aplicar-se quase que universalmente: a preocupação dominante da análise não é obter sucesso, mas evitar fracasso. Análise é essencialmente um trabalho defensivo.

Problemas de análise

Erros podem aparecer em pontos diferentes do projeto. O fato de passarmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com