TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Organizacional

Trabalho Escolar: Analise Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A organização representa o ambiente onde a administração de recursos humanos será exercida.

Dentro de uma organização é de suma importância que as pessoas assumem o papel de geradores dos resultados organizacionais, integrando diferentes recursos em uma estrutura na busca de objetivos, e exigem que esses recursos sejam primeiramente planejados, organizados, dirigidos e controlados.

É por meio da comunicação que a cultura organizacional é transmitida e entendida, sendo imprescindível entender o universo simbólico da organização, que se caracteriza pela transmissão de valores, realização de rituais e transmissão de histórias da empresa. É dessa maneira que é de grande relevância uma boa gestão de pessoas visando integrar diferentes recursos para atingir objetivos comuns.

Sendo assim, iremos apresentar o Grupo Guerreiro, ao qual nos prestou entrevista e, sendo assim, abordaremos todos esses fatos geradores aos quais são visíveis na organização.

2 DESENVOLVIMENTO

A pesquisa de campo realizada em uma empresa agrícola, chamada Grupo Guerreiro, onde realiza o cultivo de soja, milho, algodão, ao qual conta com uma área de aproximadamente 10 mil hectares, garantindo sempre a produtividade desta empresa.

O Grupo Guerreiro foi fundado em Março de 1989 pelo Sr. João Guerreiro no estado de Mato Grosso do Sul para produzir grãos, que com o passar dos anos pode expandir as áreas de cultivos no Mato Grosso.

O Grupo conta com mais de 30 funcionários na área administrativa, e na área rural aproximadamente 300 funcionários, os quais se relacionam com eficácia, apesar do grande número de colaboradores. Podemos dizer que este é o segredo de sucesso da empresa, trabalhos em equipe, comprometimento, credibilidade e seriedade.

Destaca-se ainda a missão da empresa pela visão de liderança, excelência na produção, bem como na agregação de valor aos seus produtos, focados em melhorias contínuas destacando-se pela aplicação de tecnologia de ponta, equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade e a satisfação dos investidores e clientes.

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A organização da empresa é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos. Resultados estes de um processo através do qual a autoridade é distribuída, as atividades são especificadas desde os níveis mais baixos até a alta administração e um sistema de comunicação é delineado, permitindo que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para atingir os objetivos organizacionais.

Basicamente os três componentes da Estrutura Organizacional são:

1. Determina as relações formais de SUBORDINAÇÃO;

2. Identifica o AGRUPAMENTO de indivíduos em departamentos;

3. Inclui projeto de sistemas para assegurar a COMUNICAÇÃO eficaz.

Proprietários – Diretores: Conduzir a elaboração e implementação dos planos estratégicos e operacionais, em todas as áreas da empresa, visando a assegurar o seu desenvolvimento, crescimento e continuidade. Definir as políticas e objetivos específicos de cada área, coordenando a execução dos respectivos planos de ação, facilitando e integrando o trabalho das equipes, visando a aperfeiçoar os esforços para a consecução dos objetivos da empresa. Identificar oportunidades, avaliar a viabilidade e fazer recomendações sobre novos investimentos ou desenvolvimento de novos negócios, visando a garantir um retorno adequado aos proprietários e resguardar a segurança dos ativos da empresa. Manter contatos com a direção das empresas clientes para identificar oportunidades de ampliação ou melhoria nos produtos / serviços prestados ou solução de eventuais problemas contratuais ou operacionais, visando a manter a satisfação do cliente e projetar uma imagem positiva da empresa no mercado. Conduzir os processos de mudanças na cultura da organização, visando conquistar o engajamento de todos os seus integrantes e garantir a consolidação de uma cultura organizacional orientada para a contínua busca da qualidade e de altos padrões de desempenho individual e coletivo. Coordenar as negociações para aquisições, fusões, associações, etc. com outras empresas, visando ao crescimento e consolidação dos negócios. Manter contatos com a direção de outras empresas, entidades de classe e órgãos governamentais, visando a harmonizar esforços que se traduzam em benefícios para os clientes, o mercado e a comunidade em geral.

Administrador: Planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de diversas áreas de apoio administrativo e da área financeira da empresa, fixando políticas de gestão dos recursos financeiros disponíveis, estruturação, racionalização, e adequação dos serviços de apoio administrativo tendo em vista os objetivos da organização.

Assessoria Jurídica: Administrar o contencioso da empresa, em todas as instâncias, acompanhando os processos administrativos e judiciais, preparando recursos, impetrando mandados de segurança ou tomando as providências necessárias para garantir os direitos e interesses da empresa. Analisar todos os tipos de contratos firmados pela empresa e avaliar os riscos envolvidos, visando garantir uma situação de segurança jurídica em todas as negociações e contratos firmados com terceiros. Orientar todas as áreas da empresa em questões relacionadas com a área jurídica, visando garantir que as decisões e procedimentos adotados estejam dentro da lei. Recomendar procedimentos internos, com objetivos preventivos, visando manter as atividades da empresa dentro da legislação e evitar prejuízos. Analisar a situação de clientes potencialmente inadimplentes, fazendo as recomendações pertinentes às áreas envolvidas, visando evitar o aumento dos créditos de liquidação duvidosa. Assessorar nas negociações para compra e venda de imóveis. Redigir correspondências que envolvam aspectos jurídicos relevantes. Preparar defesas administrativas de cunho fiscal, junto aos órgãos envolvidos.

Encarregado de Produção: Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos e prazo estabelecidos pela empresa.

Encarregado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com