TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Organizacional

Exames: Analise Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1 DESENVOLVIMENTO 4

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 4

1.1 DESCRIÇÃO DE CARGOS 4

1.2 ORGANOGRAMA DA EMPRESA..........................................................................5

1.3 EXTRUTURA DE RECURSOS HUMANOS...........................................................5

2. MODOS DE GESTÃO 5

2.1 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.........................................................................6

2.2 FERRAMENTA PARA MEDIR NÍVEL DE SATISFAÇÃO 6

2.3 AÇÕES PARA O BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA 6

2.4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 6

2.5 ESTRATÉGIA DE RECONHECIMENTO...............................................................7

3. ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL................................................................7

4. CONCLUSÃO..........................................................................................................8

5. REFERÊNCIAS.......................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO.

Realizar um estudo na empresa Televisão Rio Grande, com a finalidade de apresentar o diagnóstico organizacional da mesma. iremos determinar os conceitos relativos à psicologia organizacional e do trabalho, clima e cultura organizacional, ética e responsabilidade social e gestão de pessoas.

A RBS TV Rio Grande é uma das 11 emissoras de televisão do GRUPO RBS, maior afiliada da REDE GLOBO, com 30 anos de atuação tem a menor região de cobertura da RBS TV, cobrindo apenas Rio Grande e São José do Norte. A emissora é composta por 30 funcionários divididos em 4 departamentos, administrativo, comercial, técnica e produto.

1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

1.1 DESCRIÇÃO DE CARGOS

A empresa analisada não possui um documento formalizado com descrição de cargos de cada área, mas cada colaborador recebe verbalmente suas atribuições quando ingressa na empresa.

Gerente Executivo comercial e de pessoas: Maior autoridade na filial, responsável por aplicar as diretrizes organizacionais do grupo, ele é o meio de comunicação entre a matriz e a filial. Responde pelas metas e cumprimento do orçamento anual pré-definido. Responsável por todas as áreas, os funcionários sempre que tem alguma necessidade ou sugestão se reportam a ele.

Gerente comercial: responsável pela área comercial, tudo que se refere a vendas na emissora. Tem como principal atribuição o cumprimento das metas, mediante acompanhamento da equipe. Desenvolve profissionais qualificados para atuar na área de vendas, Participa do planejamento e execução do orçamento anual da área

Coordenador administrativo: responsável pela área contábil, tudo que se refere à lucratividade, investimentos e despesas das áreas. Atua também como referência de recursos Humanos, já que o departamento se centraliza na matriz em Porto Alegre.

Coordenador de jornalismo: responsável em orientar e coordenar às pessoas que realizam o registro das informações relevantes a comunidade, de modo que destes gerem matérias jornalísticas transparentes, imparciais e confiáveis que irão ser apresentadas nos telejornais do grupo.

Coordenador técnico: responsável em garantir a qualidade e a confiabilidade do sinal de televisão no ar fazendo a gestão dos recursos materiais e humanos disponíveis. Efetua manutenções nos equipamentos para que estes sejam substituídos sem que o telespectador perceba má qualidade do sinal.

1.2 ORGANOGRAMA DA EMPRESA

1.3 ESTRUTURA DE RECURSOS HUMANOS

Localmente não existe uma estrutura formal de recursos humanos, a área administrativa absorve certas demandas, bem como o gestor de cada departamento. No âmbito corporativo, existe uma área de recursos humanos bem definida, tendo um consultor de RH para cada área, alem disso, a empresa desenvolveu ferramentas virtuais, onde o usuário pode solicitar determinadas demandas via web (RH FÁCIL).

2. MODOS DE GESTÃO

A empresa utiliza o sistema de gestão vertical, onde cada gestor é avaliado mediante a contratação de objetivos, realizado trimestralmente pelo executivo local, onde o conceito anual define o padrão de funcionários atuais, podendo ser utilizado para futuras promoções ou até mesmo desligamentos.

2.1 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

A Televisão Rio Grande utiliza a comunicação formal, que “são tipicamente verticais, seguem a cadeia de autoridade e são limitadas a comunicação relacionada com o trabalho”, é utilizado o correio eletrônico para comunicação entre os departamentos, mas existem outras recursos disponíveis e também utilizadas como vídeo conferência, tele conferência, telefone, portais na internet, reuniões, conversas formais, feedback.

2.2 FERRAMENTA PARA MEDIR NÍVEL DE SATISFAÇÃO

Atualmente não é utilizada nenhuma ferramenta para medir o nível de satisfação dos funcionários, a empresa durante anos aplicou a pesquisa de clima, “instrumento pelo qual é possível atender mais de perto ás necessidades da organização e do quadro de funcionários a sua disposição, á medida que caracteriza tendências de satisfação e insatisfação”, mas estão havendo mudanças no formato de gestão no grupo, e durante estas mudanças, não haverá pesquisa de clima.

2.3 AÇÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com