TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Organizacional

Exames: Análise Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 4

1.INTRODUÇÃO

É propósito neste trabalho a aplicação prática dos conceitos trabalhados ao longo desta disciplina, desenvolvendo no mesmo a capacidade de uma análise reflexiva das peculiaridades existentes entre as empresas de diferentes portes, a partir de seus pontos convergentes e divergentes bem como a aproximação do aluno com a realidade profissional da profissão Administrador, mediada pela reflexão crítica sobre a inter–relação teoria e prática, dentro de uma visão interdisciplinar das diversas áreas que compões o campo da Administração.

A empresa a ser analisada será uma das unidades presentes na cidade de Cabo Frio da Itapuã Calçados,que foi fundada por Severino Mathias na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.

2. HISTÓRIA DA EMPRESA ITAPUÃ CALÇADOS

A empresa Calçados Itapuã S/A-CISA foi fundada por Severino Mathias na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Severino foi um grande artesão, um "fazedor" de sapatos e sandálias, além de um grande trabalhador, empreendedor e empresário calçadista.

Ele sonhou criar uma empresa que contribuísse com o país, com o consumidor e também com seus colaboradores. Hoje, mais de 1.500 pessoas dão continuidade ao sonho iniciado por ele, conscientes de que tudo começou há mais de 50 anos nos fundos de uma lojinha de rua, onde acontecia a fabricação das sandálias.

Com o passar do tempo, a empresa construiu uma fábrica de sandálias em Cachoeiro, onde deu início à fabricação em grande escala das Sandálias Itapuã – A Sandália Masculina do Brasil –, que passaram a ser distribuídas no Brasil e também no mercado internacional.

Na sequência, a empresa estruturou a Itapuã Calçados, uma rede multimarca de varejo de calçados que já conta com mais de 100 lojas, nos três estados.

A rede de lojas Itapuã Calçados cresceu, tornando-se uma das maiores redes do país e mantendo seu foco naquilo que o consumidor realmente deseja, já que oferece um amplo mix de calçados e acessórios de qualidade, novidades e preços acessíveis, sempre fiel à promessa de proporcionar mais moda e mais vantagem e de atender às necessidades e desejos de toda a família.

3. ANÁLISE VISUAL DA EMPRESA

Foi feita uma visita a uma das unidades da Itapuã Calçados na cidade de Cabo Frio para observação e, assim, no primeiro momento, fazer uma análise visual de como a empresa está estruturada.

A loja estudada funciona no centro comercial da cidade e tem seus objetivos e valores bem definidos e também expostos em quadros na loja para que seja de conhecimento de todos os clientes, bem como todos envolvidos no processo.

Sua missão é contribuir para a elegância e conforto dos seus clientes, oferecendo produtos e serviços inovadores, e, tem como valores a ética, excelência no atendimento ao cliente, autodesenvolvimento, inovação e compromisso com os resultados.

A visão da empresa é de ser a melhor Empresa varejista do Brasil em atendimento aos clientes, com equipes valorizadas e comprometidas.

Durante uma conversa com a gerente, pode-se observar a consciência da inclusão social na rede de lojas, visto que as unidades empregam pessoas portadoras de diversos tipos de deficiência.

O ambiente é dividido em setores com seções feminina, infantil, masculina e de artigos esportivos, o que leva a concluir que o seu desenho departamental é por cliente.

Visto que nem todos os aspectos ficaram claros somente com observação, foi elaborada uma entrevista a fim de tornar a análise desta empresa mais clara e objetiva.

4.QUESTIONÁRIO

I – Sendo missão a finalidade da existência de uma organização, defina a missão da Empresa Itapuã Calçados:

______________________________________________________________________________________________________________________________________

II – Qual o objetivo da organização em que você trabalha?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

III – Qual os valores presentes na empresa?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

IV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com