TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Organizacional

Artigo: Analise Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  2.825 Palavras (12 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem apresentar uma pesquisa que foi realizada em uma empresa de vendas de produtos alimentícios e variedades, Supermercado Conquista (fictício) que serviu de suporte para o desenvolvimento deste trabalho, através dos dados obtidos foi desenvolvido temas relacionados às disciplinas de todo o curso, com o objetivo de desenvolver uma visão sistêmica da administração de Recursos Humanos, empregando a interdisciplinaridade para a analise gerencial e tomada de decisão.

Será abordado no desenvolvimento do trabalho a estrutura organizacional, as funções realizadas no setor de Recursos Humanos, as funções realizadas no setor de Finanças da empresa, as funções realizadas no setor de Marketing e Vendas, as funções realizadas no setor de Operações, logo em seguida um organograma que foi elaborado através das informações sendo fictício, veremos o modelo de gestão da empresa, compreendendo: liderança, cultura, clima e comunicação, a pratica de ações sociais na empresa entre outros.

E por final veremos temas relacionados a Gestão de Recursos Humanos, tais como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, avaliação de desempenho, plano de carreiras e benefícios sociais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Foi realizada uma pesquisa no Supermercado Conquista (ficticio), onde foi obtido informações para op desenvolvimento deste trabalho, veremos abaixo os dados da organização.

Nome da empresa: Supermercado Conquista (ficticio)

Localização: Mineiros-GO

Historico da empresa: Esta no mercado ha mais de 10 anos e vem crescendo a cada dia pelos excelentes produtos e serviços de qualidade oferecidos aos clientes.

Ramo de atividade: Oferece produtos secos e molhados e variedades.

Estrutura organizacional e numeros de empregados: a empresa possui departamentos formalizados tais como Rh, vendas e Departamento pessoal, possui cerca de 60 funcionarios em seu funcionamento.

Dentro da estrutura organizacional da empresa, o foco principal foi a area de RH, este que consiste em desempenhar papeis estrategicos, como tambem envolve o processo de recrutamento, seleção e recompensas.

De acordo com Baccaro (2009, p.15) A estrutura de uma organização pode ser definida como resultado do processo, no qual a autoridade é distribuida, as atividades sao especificas e o sistema de comunicação é delineado, permitindo que as pessoas realizaem suas atividades (VASCONCELLOS, HEMSLEY, 2003).

Todas as empresas utilizam o planejamento como forma de alcançar os objetivos e metas com eficiencia.

De acordo com Robbins (2003, p.116):

O planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estrategia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hhierarquia de palnos abrangente para integrar e coordenar as atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e tambem aos meios (como será feito). (ROBBINS, 2003, p.116).

Para as organizações, é preciso que identifiquem as capacidades e competencias criticas indispensáveis para se manterem competitivas. Não obstante, precisam considerar os processos internos do negocio, a perspectiva dos clientes e os desafios e ameaças do segmento do mercado em que atuam.

De acordo com Koetz (2009, p.78) O planejamento é elemento essencial para que a organização estabeleça suas prioridades e melhore seu desempenho organizacional. O planejamento consiste em três níveis organizacionais:

• Planejamento estratégico: é o planejamento voltado ao longo prazo. É amplo e abrange a organização como um todo. Leva em consideração não somente o ambiente interno da organização, mas tambem o ambiente externo.

• Planejamento tático: é o que abrange cada departamento da organização, é um planejamento com duração de tempo menor.

• Planejamento operacional: é o planejamento diario, que trata de cronogramas, tarefas especificas e alvos mensuraveis pela realização do plano ( MONTANA; CHARNOV, 2006).

De acordo com a pesquisa organizacional, pode-secompreender que as funções realizadas na empresa envolve, a uniao e o trabalho em equipe em prol do desenvolvimento e crescimento da empresa.

2.1.1 As funções realizadas no setor de Recursos Humanos da empresa

Consiste em atrair e reter as pessoas de que a empresa precisa, ou seja, envolve um planejamento da necessidade de contratação de pessoas, ocorrendo um recrutamento e seleção, capacitação, administração do desempenho e administração de pessoal.

O profissional de Rh deve estar voltado para os objetivos da organização e sempre atento as mudanças que ocorrem no mundo globalizado, assim precisam ser tecnicos e estrategistas, desempenhando as atividades operacionais e tambem atuando de forma estrategica com os gestores da organização, assim pensando tanto nos resultados imediatos quanto nos resultados de longo prazo.

2.1.2 As funções realizadas no setor de Finanças da empresa

Este setor envolve muita responsabilidade e competencia, pois a funcção financeira cuida do dinheiro da empresa, para proteger e promover sua utilização eficaz.

De acordo com KOETZ (2009, p.87) As funções financeiras abrange as decisões de :

• Investimento: avaliação e escolha de alternativas de fontes de recursos.

• Financiamento: identificação e escolha dos reultados financeiros das operações.

• Controle: acompanhamento e avaliação dos resultados financeiros das operações.

• Destinação dos resultados: seleção de alternativas pra utilização dos reultados financeiros da empresa.

2.1.3 As funções realizadas no setro de Marketing e Vendas

Este setor busca atrair clientes para a empresa, atraves de propagandas de marketing, mantendo a ligação da empresa com seus clientes.

De acordo com Koetz (2009, p.87) A funcão de marketing abrange atividades ou funções como:

• Pesquisa: identificação dos interesses, necessidades e tendencias do mercado.

• Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com