TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise da produção de milho em marabá

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CAMPUS DE MARABÁ

TRABALHO DE ANÁLISE DE DEMANDAS REGIONAIS

MARABÁ – PÁ

2014

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLÓGICO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CAMPUS DE MARABÁ

ANÁLISE DE DEMANDA REGIONAL DA PRODUÇÃO DE MILHO

Trabalho realizado pelos (as) acadêmicos Aclevia Brito, Bruna Tavares, Emilly Rodrigues, Eduardo Zen, Taiane Barbosa; como requisito de avaliação parcial da disciplina Análise de Demandas Regionais, orientado pelo Ademi Eladio de Alencar.

2014


SUMÁRIO[pic 2][pic 3]

Introdução --------------------------------------------------------------------------------

03

Objetivo ----------------------------------------------------------------------------------        

Metodologia------------------------------------------------------------------------------

04

05

Desenvolvimento -----------------------------------------------------------------------

06

Conclusão --------------------------------------------------------------------------------

07

Bibliografia ------------------------------------------------------------------------------

08

1- INTRODUÇÃO

    O referente trabalho baseia-se numa pesquisa sobre a demanda da produção de milho da cidade de Marabá. Esse trabalho tem característica avaliativa, correspondente à matéria de análise de Demandas Regionais, com o intuito de fornecer conhecimento na área econômica, em virtude dos Fatores de Produção empregados nesse processo, como: Recursos Naturais, Mão de obra, Capital, Capacidade Tecnológica e Capacidade Empresarial. Esse plantio está ligado diretamente com o setor de alimento. Ao decorrer da pesquisa realizada, com base no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) por meio da internet no dia 18 de Agosto de 2014, observa-se os dados da demanda e da renda desse setor, o qual como principal fator de produção a terra, o item de suma importância. Essa produção necessita de uma área propícia ao plantio, em que se devem ter cuidados após cada ciclo, tais como o arado da terra, distribuição de água durante a seca e controle contra pragas, demonstrando a necessidade da aplicação tecnológica.


2 – Objetivo:

    O objetivo desse trabalho é colocar em pratica o que foi ensinado em sala de aula sobre a análise de demandas regionais. Desenvolvimento, economia, fatores de produção, índices regionais econômicos e sociais. O tema abordado nessa pesquisa é a analise da produção de milho no município de Marabá: quantidade produzida, valores de produção, área plantada, área colhida e renda.


3- Metodologia

A presente pesquisa foi realizada no município de Marabá, no estado do Pará, no dia 18/08/2014. A coleta de dados foi realizada por meio da internet, no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), que está disponível em:

< http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=150420>, acessado às 19:00 horas.  Através dessa pesquisa foi possível observar os dados da demanda e da renda do cultivo de milho no município de Marabá.   


4 – Desenvolvimento:

    O bem econômico escolhido para esse trabalho foi o milho, um cereal muito utilizado no mundo como alimentação para humanos e animais. Esse grão é rico em qualidades nutricionais, contendo vários aminoácidos, alto teor de carboidratos, além de ser energético (cada 100 gramas de milho possuem cerca de 100 calorias).

    O fato de ele possuir várias vitaminas, como: E, A e B1, além de sais minerais (fósforo, cálcio e potássio), estimula a utilização desse cereal na culinária, em todo o mundo. Esse grão além de ser uma fonte necessária para o ser humano atrai sua importância para produção de biocombustível, em vista de auxiliar o ser humano na tentativa de diminuir o impacto ao meio ambiente.

   A plantação de milho é bastante responsiva à tecnologia, seu cultivo geralmente é mecanizado, se beneficiando de técnicas modernas de plantio e colheita. Entretanto no município de Marabá seu plantio tem sua maior concentração no cultivo braçal, em que a mão de obra utilizada é a da própria família, que almeja na plantação de milho uma melhor oportunidade de vida. Esse milho após a colheita é entregue as fábricas que disponibilizam empregos em seu manejo, principalmente na economia local por meio de alguns pratos típicos como: pamonha, canjica, bolo de fubá, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (98.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com