TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise da utilizaçãode aditivos superplastificantes

Por:   •  23/11/2016  •  Ensaio  •  2.911 Palavras (12 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ANDRESSA LEITE RODRIGUES

GUILHERME NOGUEIRA DOS SANTOS

JECKSON SILVA DE CAMARGO

NÁJILA RIBAS DE MATOS

NATÁLIA WIEDMER FACHINI

CONCRETO

Análise da utilização de aditivos superplastificantes tipo II

RELATÓRIO

CURITIBA

2016

ANDRESSA LEITE RODRIGUES

GUILHERME NOGUEIRA DOS SANTOS

JECKSON SILVA DE CAMARGO

NÁJILA RIBAS DE MATOS

NATÁLIA WIEDMER FACHINI

CONCRETO

Análise da utilização de aditivos superplastificantes tipo II

Relatório elaborado na disciplina de Argamassas e Concretos do curso de Engenharia Civil ofertada pelo Departamento Acadêmico de Construção Civil, do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Orientadora: Prof.ª Dr. ª Eliane B. Carvalho Costa

Curitiba

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 MATERIAIS E MÉTODOS        

2.1 DOSAGEM        

2.2 ENSAIO DE CONSISTÊNCIA        

2.3 DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA APARENTE        

2.4 DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO        

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO        

3.1 ENSAIO DE CONSISTÊNCIA        

3.2 DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA APARENTE        

3.3 DETERMINAÇÃO DO RENDIMENTO E CONSUMO DE CIMENTO        

3.4 DETERMINAÇÃO DO VOLUME TOTAL DE COMPOSTOS        

3.5 DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE AR E TEOR DE AR        

3.6 DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO        

4 CONCLUSÃO        

5 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS        


1 INTRODUÇÃO

O concreto pode ser definido, de maneira simples, como uma rocha artificial. É um material que possui resistência similar às rochas naturais quando endurecido, e que pode ser modelado de acordo com a inventividade construtiva do homem, quando em estado fresco.

A facilidade em encontrar os materiais constituintes do concreto na natureza, como a areia, brita e água, assim como os principais compostos do cimento (calcário, argila e minério de ferro), torna-o um material relativamente barato, o que o levou ao posto de segundo produto mais consumido no mundo.

Com o passar tempo, revelou-se a necessidade de se obter concretos com características especiais, ampliando as suas qualidades, diminuindo as imperfeições e melhorando a relação custo-benefício, surgindo assim os aditivos e adições.

As adições são realizadas com materiais que somam ou substituem parcialmente o cimento e, são utilizadas em quantidade igual ou superior a 5%. Já os aditivos são materiais pouco ou não aglomerantes, utilizados em pequena quantidade para alterar ou melhorar alguma das propriedades do concreto. Os principais aditivos são os plastificantes e superplastificantes, os redutores de água, incorporadores de ar, aceleradores de pega, retardadores de pega, lubrificante, aglutinante e estabilizantes plastificantes.

Os superplastificantes são aditivos que promovem a dispersão do material cimentício, causando uma maior consistência ou redução da agua de amassamento na produção do concreto. Como causa, surge o aumento da fluidez e da resistência, além de uma consequente redução no consumo de cimento. Eles são classificados em tipo I (que está em crescente desuso no mercado) e tipo II, também conhecido como hiperplástificante que reduz a quantidade de água em no mínimo 20% em relação ao concreto de referência.

O objetivo desse trabalho é analisar o resultado da aplicação do aditivo superplastificante tipo II ao traço do concreto, comparando três diferentes traços: traço 1 - sem uso de aditivo, traço 2 - com aplicação do aditivo, mantendo o a/c e traço 3 - com uso do aditivo, mas reduzindo a relação água/cimento. Os quesitos avaliados foram: índice de vazios, massa específica aparente, abatimento e resistência mecânica à compressão.


2 MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 DOSAGEM

2.1.1 Materiais

- Cimento Portland (CP II F - 32);

- Agregado miúdo (areia);

- Agregado graúdo (brita);

- Água;

- Aditivo superplastificante tipo II para concreto;

2.1.2 Métodos

Definição do traço

O traço para o concreto foi definido pelo método ABCP/ACI. Para os ensaios, foi utilizada o seguinte traço 1:1,26:2,01:0,38. A quantidade de material para uma betonada do traço original foi: 7,9 kg de cimento, 10 kg de agregado miúdo, 15,9 kg de agregado graúdo e 3 litros de água.

Imprimação da betoneira

Primeiramente realizou-se a imprimação da betoneira com um traço 1: 2:3:0,65, com o objetivo de evitar que sobras de materiais presentes no interior da betoneira pudessem alterar a proporção de materiais do traço ensaiado.

Após esse procedimento o material utilizado para a imprimação foi retirado completamente da betoneira e descartado.

Execução do traço

A partir do traço foram determinadas as quantidades dos materiais para a produção de 15 litros de concreto. As massas dos materiais foram medidas com o auxílio da balança e em seguida foram adicionados à betoneira conforme a ordem abaixo:

Primeiramente foram adicionados 50% da água e 100% do agregado graúdo e misturados por 1 minuto. Na sequência adicionou-se 100% do cimento e homogeneizados por mais 1 minuto. Após o cimento, o agregado miúdo foi adicionado em sua totalidade ao interior da betoneira, a qual foi ligada por mais 1 minuto. Para finalizar, o restante da água foi adicionado à mistura que foi homogeneizada por mais 2 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com