TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual O método De Análise Que O Tio Dudu Utiliza?

Artigos Científicos: Qual O método De Análise Que O Tio Dudu Utiliza?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

É o fato social galera, ele é o método de análise utilizado e defendido por Durkheim, que estuda instituições generalizadas.

Tais instituições produzem modos de:

• Agir

• Pensar

• Sentir

Porque são:

• Anteriores

• Exteriores

• Coercitivos

Ou seja, são neutros aos indivíduos.

Produzem modelos do tipo:

“Sou desportista.”

“Sou religioso.”

“Sou legalista.”

Durkheim salienta a crença de que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento, governada por uma força inexorável: a lei do progresso (positivismo).

O fato social é algo dotado de vida própria, externo aos membros da sociedade e que exerce sobre seus coraçõezinhos e mentes uma certa autoridade que os leva a agir, a pensar e a sentir de determinadas maneiras.

É fundamental ter objetividade => o fato social deve ser abordado como uma “coisa” , e o autor deve ter disposição em se “desligar” do fato (objeto): fato social=coisa

Os fatos sociais podem ser menos consolidados, mais fluidos, são as maneiras de agir.

É o caso das correntes sociais, dos movimentos coletivos, das correntes de opiniões “que nos impelem com intensidade desigual, segundo as épocas e os países, ao casamento, por exemplo, ao suicídio, a uma natalidade mais ou menos forte, ou seja, existem opiniões diversas.

Outros fatos têm uma forma já cristalizada na sociedade, constituem suas maneiras de ser: as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, as vestimentas de um povo e suas inúmeras formas de expressão.

Para comprovar esse caráter externo existentes nesses modos de agir, pensar e de sentir, tio Dudu argumenta da seguinte forma: Eles devem ser internalizados por meio de um processo educativo. Por exemplo, as crianças, desde muito pequenas são educadas a seguir horários e regras, desenvolver certos comportamentos e maneiras de ser, e mais tarde, a trabalhar. Resumindo! Elas passam por uma socialização metódica, pois, somos forçados a seguir regras estabelecidas no meio social em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com