TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SWOT DE UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE QUE VOCÊ UTILIZA

Por:   •  3/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  2.666 Visualizações

Página 1 de 2

CICERO MARTINS PEREIRA SEGUNDO

ATIVIDADE DE PORTIFOLIO 1

Tópicos em Administração

Prof Francisco De Assis Breda

MACEIÓ

2016

1. ELABORE UM QUADRO COM A ANÁLISE SWOT DE UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE QUE VOCÊ UTILIZA. DEPOIS DE CONCLUIR SEU QUADRO, POSTE-O NO PORTFÓLIO PARA APRECIAÇÃO DE SEU TUTOR.

SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análises de cenário ou de ambiente, sendo usada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização (DAYCHOUW, 2007). A sigla SWOT significa Strengths and Weakness, Opportunities and Threats. Em português:  Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

A ferramenta foi utilizada para analise de uma Unidade Básica de Saúde que está localizada em meu bairro. A pesquisa é baseada em minha percepção como usuário e nas conversas informais que tive durante três dias com diversos profissionais que trabalham no local. Com base nos dados pude concluir que:

FRAQUEZAS: número insuficiente de pessoal, falta de controle adequado de materiais e medicamentos, equipamentos mal cuidados, falta de materiais e medicamentos, falta de profissionais que atendam as diversas especialidades, depreciação do patrimônio e materiais, desvio de medicamentos e materiais por funcionários.

PONTOS FORTES: profissionais coprometidos, manuais com todas as técnicas e procedimentos descritos, controle de satisfação do cliente externo –ouvidoria, atendimento gratuito, organização e divisão de tarefas, concordância com as políticas Nacional e Internacional de Saúde, melhoramento e encaminhamento de consultas e procedimentos- CORA. Rastreabilidade de medicamentos, alimentação diária do DATA SUS.

AMEAÇAS: alterações propostas pela Agência Nacional de Saúde, modificações na política econômica, transporte do material biológico, disponibilidade de materiais de trabalho, burocracia na resolução de problemas, burocracia na tomada de decisões, planejamento adequado não regionalizado da UBS. Epidemiologia e Sazonalidade

OPORTUNIDADE: implementação de algum serviço ou técnica, processo licitatório na compra de materiais e medicamentos, adequação das políticas de saúde, comunicação clara entre gestores da UBS e gestão.

Tabela 01:Analise SWOT de uma UBS

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DAYCHOUW, Merhi. 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 3. ed.Rio de Janeiro: Brasport, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com