TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de custos de projeto

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

1  OBJETIVO

O objetivo deste estudo é avaliar o risco associado aos resultados econômicos esperados para o projeto da Mineração GOLDNINE e, consequentemente, a probabilidade de sucesso ou insucesso, do projeto se for implantado. Nos casos dos projetos de mineração, onde o nível de incerteza é elevado, a análise de risco é procedida mediante incorporação da possibilidade de ocorrência de diferentes valores para cada um dos parâmetros identificados como críticos através da análise de sensibilidade.

2  INFORMAÇÕES GERAIS

Produção anual da GOLDNINE 850.000 t/ano de ROM com teor médio de ouro de 5 g/t de minério. A reserva mineral foi avaliada em 8.500.000 t e a vida útil da mina estimada em 10 anos.

O empreendimento será instalado em uma região de exploração minerária, no município de Caeté MG conforme Figura1; minimizando consideravelmente os riscos de maiores custos com logística, mão de obra, disponibilidade de água (Sub Bacia Rio das Velhas) e rede elétrica que com disponibilidade (concessionária CEMIG) próxima a instalação.

[pic 1]

Figura 1 – Mapa de localização da Mineração Goldnine. (2015).

3  CONSIDERAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO ECONÔMICA

Toda a análise econômica da GOLDNINE foi elaborada, para indicar por meio de técnicas específicas, os parâmetros de economicidade que permitam a decisão de se investir ou não neste projeto. As técnicas de avaliação utilizadas se completam, não havendo um modelo único que atenda às inúmeras questões formuladas para a tomada de decisões.

Para a análise dessas técnicas, foi elaborada inicialmente, a montagem de um fluxo de caixa (apresentado na próxima seção) representativo de todo o projeto, abrangendo toda a vida do empreendimento, limitado a cerca de 10 anos.

Com base no fluxo de caixa são calculados os indicadores econômicos, mediante a aplicação das várias técnicas de avaliação econômica, que dão suporte à esta análise.

4  DADOS PARA AVALIAÇÃO DE CUSTOS

PRODUÇÃO DE MINÉRIO: 2485,4 t/dia.
TIPO DE LAVRA: SUBTERRÂNEA CORTE E ENCHIMENTO.
PROFUNDIDADE: 700 m.
TIPO DE PLANTA DE BENEFICIAMENTO: MINÉRIO AURÍFERO.
LOCALIZAÇÃO: REGIÃO MINERÁRIA.
ENERGIA: LOCAL DE CONCESSIONÁRIA (CEMIG).
ÁGUA: DISPONÍVEL (SUB-BACIA RIO DAS VELHAS).
CUSTOS DE FUNCIONÁRIOS: SALÁRIOS MÉDIOS DIÁRIOS DA REGIÃO.

Tabela 1 – Pessoal Efetivo da Mineração Goldnine. (2015).

[pic 2]

Tabela 2 – OPEX da Mineração Goldnine. (2015).

[pic 3]

Tabela 3 – CAPEX da Mineração Goldnine. (2015).

[pic 4]

5  ESTUDO DE MERCADO

O estudo de mercado foi elaborado pela cotação do ouro na bolsa de New York levando-se em consideração a cotação do ouro (futuro).

Tabela 4 – Cotação do Ouro Futuro Bolsa de New York. (2015).

[pic 5]

6  FLUXO DE CAIXA

Apesar do fluxo de caixa corresponder, geralmente, ao período de um ano do empreendimento, é comum se chamar de “fluxo de caixa do projeto” ao conjunto de fluxos que englobam toda a vida do empreendimento e, então, aplicar as técnicas de avaliação econômica.

Tabela 5 – Fluxo da Caixa da Mineração Goldnine. (2015).

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

7  ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DO PROJETO

A análise de sensibilidade do projeto da GOLDNINE foi elaborada utilizando-se como parâmetro a variação do preço do ouro na Bolsa de New York, mantendo-se constantes todos s outros parâmetros do projeto. Para este parâmetro foi utilizado como premissa a taxa requerida de 5%.

Uma das variáveis que torna este projeto mais vulnerável é a instabilidade econômica e a variação da cotação do ouro no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (658.3 Kb)   docx (562.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com