TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de sedimentos

Por:   •  1/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ÁREA 1

BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

ANÁLISE DO SEDIMENTO MARINHO DA PRAIA DA PITUBA, SALVADOR-BA

Salvador

2015


 [pic 2]

ANÁLISE DO SEDIMENTO MARINHO DA PRAIA DA PITUBA, SALVADOR-BA

Salvador

2015

1.0 INTRODUÇÃO

A definição de bioma pode ser dada como comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação, comunidade biótica, ou seja, é cada combinação distinta de plantas e animais, formando uma comunidade clímax. Os biomas podem ser divididos em biomas aquáticos do qual fazem parte a plataforma continental,  recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres.

Os biomas aquáticos posssuem uma classificação que fazem o ser divididos em biomas de água doce (Límnicos) que está presente  os rios, lagos, riachos, etc., e de água salgada (Tálassicos) que estão presentes os oceanos e mares, onde são as regiões com a maior variedade de vida do planeta. Os principais tipos de seres vivos que habitam os biomas aquáticos são plânctons, nécton e bentos.

’Ondas,marés,correntes,salinidade,temperatura,pressão e intensidade da luz determinam o estado das comunidade biológicas,que por sua vez,têm influencia considerável na composição dos sedimentos e gases das profundezas, em solução e na atmosfera. ‘’ Odum (2013).

Os mares e oceanos cobrem 70% da superfície terrestre, assim existe nos oceanos uma camada de sedimentos que chega até 4 km, que vai depender da área ou das condições do local.Os sedimentos marinhos são, basicamente, pequenas partículas insolúveis de pedras, solo, vulcões, corpos químicos e orgânicos, levados da terra firme para o oceano por rios, córregos e lagos. Essas partículas são de diferentes tamanhos e são geralmente encontradas nas margens dos oceanos e no fundo do mar na forma de pedras minúsculas, pedaços de rocha e cascalho. Os sedimentos são responsáveis pelo desenvolvimento de rochas sedimentares. Em um ambiente sub aquoso são predominantes rochas sedimentares de origem terrígena e carbonática. As rochas terrígenas são oriundas de sedimentos erodidos de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares preexistentes e transportados através de meios fluviais e eólicos, entre outros. As variações do nível do mar e das condições climáticas ao longo do tempo influenciam muito a distribuição de sedimentos e são os principais controles do crescimento das rochas carbonáticas, que compõem entre 19 e 22% da totalidade das rochas sedimentares que cobrem a crosta terrestre (Reading, 1978). Já os sedimentos biogênicos predominam nos assoalhos das bacias oceânicas, onde a contribuição terrígena é muito reduzida. Em ambientes rasos estes sedimentos são constituídos principalmente por fragmentos esqueletais, carapaças, ossículos de vários organismos, entre os quais se destacam os foraminíferos, briozoários, algas, esponjas, ouriços do mar, entre outros. Nestes ambientes rasos, após a morte dos organismos seus detritos irão formar cascalhos e areias biodetríticas nas margens continentais. 

Para que fosse possível conhecer os sedimentos marinhos foi coletada na beira do mar da Praia da Pituba(Figura 1), na cidade de Salvador-BA, amostras de sedimentos marinhos, afim de conhecer a composição do sedimento  identificá-lo.

[pic 3]

                          Figura 1: Área de Estudo. (Orla da Pituba)

2.0 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS:

Analisar a composição do sedimento de um bioma aquático, identificando a contribuição dos organismos biogênicos e o provável local de análise.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*CAMPO:

Coletar o sedimento superficial marinho, no recife de franja e acondicionar em sacos plásticos previamente etiquetados.

* LABORATÓRIO DE BIOLOGIA:

Lavar as amostras, secar as mesmas, e analisar o material coletado.

* LABORATORIO DE INFORMÁTICA:

Realizar o estudo dos dado das amostras, e levantar dados estatístico do material coletado.

3.0 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 CAMPO

Com uma trena, foi determinado uma área de 235m na horizontal da areia da praia para que fosse feita a coleta de sedimentos. Escolheu-se três pontos diferentes para as coletas, distando aproximadamente 79m entre eles, onde em cada ponto houve a coleta de duas amostras. Para a coleta do ponto A, existiu uma distância de 13,5m do ponto A1 na beira da praia para o ponto A2.Para a segunda coleta, ponto B, existiu uma distância de 20 m do ponto B1 na faixa de areia para o B2.  Para a terceira coleta, existiu uma distância de 12m do ponto C1 para o C2.

[pic 4][pic 5]

Figura 2: Área de coleta.                                        Figura 3: Recife de Franja.

[pic 6]

                       Figura 4: Biogênicos encontrados na área.

     3.2 LABORATÓRIO DE BIOLOGIA

No laboratório, as amostras coletadas no campo foram submetidas a uma lavagem em água corrente durante 2 a 5 min, em uma peneira de 0,062mm de malha,para que fosse feita a retirada de silte, argila e matéria orgânica. Posterior a lavagem o material da peneira foi disposto em placas de Petri para que secassem, o período da secagem em ambiente fechado foi de 7 dias.

Ao colocar a placa de petri com a amostra em uma lupa binocular ,com a ajuda de um pincel foi  escolhido de forma aleatória 60 grãos de sedimentos das duas amostras de um determinado ponto . Utilizando a cola Dragante, os sedimentos foram postos em lâminas de Franke, para que assim fosse identificados em terrígenos ou biogênicos.

[pic 7][pic 8]

Figura 5: Placas de Petri                                         Figura 6: Lavagem das aostras.

[pic 9]

                                     Figura 7: Amostras secando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (720.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com