TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO EM UMA INDÚSTRIA DE VIDROS TEMPERADOS EM IMPERATRIZ-MA

Dissertações: ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO EM UMA INDÚSTRIA DE VIDROS TEMPERADOS EM IMPERATRIZ-MA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  2.730 Visualizações

Página 1 de 13

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO EM UMA INDÚSTRIA DE VIDROS TEMPERADOS EM IMPERATRIZ-MA

Kleyton Sudário Moreira

Robert Guimarães Silva²

RESUMO: O presente artigo visa analisar e identificar os riscos no ambiente de trabalho a que estão expostos os colaboradores de uma indústria de vidros temperados no município de Imperatriz, estado do Maranhão. Para realização deste trabalho foi utilizada a metodologia descritiva por meio de levantamento bibliográfico, visita de campo e registro fotográfico do empreendimento, buscando a análise preliminar dos riscos nos procedimentos adotados no dia a dia da indústria. Os resultados apresentados demonstram vários riscos como: ruído, umidade, temperatura e material particulado em suspensão.

Palavras-chave: APR risco, acidentes, vidro temperado.

ABSTRACT:

This article aims to analyze and identify the risks in the work environment they are exposed to the employees of an industry of tempered glass in the municipality of Imperatriz, state of Maranhão. For this study, the descriptive methodology through literature survey, field visits, and photographic record of the project was used, seeking a preliminary risk analysis procedures adopted in day to day industry. The results show various risks such as noise, humidity, temperature and suspended particulate matter.

Keywords: APR, risk, accidents, tempered glass.

1. INTRODUÇÃO

No atual estágio de desenvolvimento da região sul do Maranhão, Imperatriz configura-se em um setor privilegiado, cortada pela Rodovia Belém-Brasilia e a Ferrovia Norte-Sul, sedia promissores polos industriais, além do fato da implantação constante de polos universitários e avanço crescente da indústria da construção civil (ICC). Com isso é cada vez mais comum a preocupação com o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais e recursos humanos, sendo de suma importância a criação de programas que não permitam retrocessos. Além do mais, esses programas devem planejar o crescimento econômico equilibrado com impactos favoráveis a conservação e manejo do meio ambiente e, sobretudo que se constitua de forma sólida e duradoura.

Caracterizado pela chegada de grandes empreendimentos tanto na esfera pública quanto na privada, em seus diversos setores, como, pela instalação de uma unidade industrial de papel e celulose, de bebidas, empreendimentos imobiliários e da própria ICC, tais mudanças ascendem o olhar para o futuro e a partir dessa perspectiva as demais empresas do ramo industrial percebem a necessidade de reorganizar seus estabelecimentos.

Pensando em diretrizes apropriadas ao avanço da região, anunciada pelo crescimento da indústria local, convém aos empresários do ramo pensar em planejamento estratégico, investindo em conhecimento, sobretudo no conhecimento do seu próprio negócio, fator chave para alcançar o equilíbrio entre a produção e a demanda além do desenvolvimento sustentável.

Além disso, a indústria é um tipo de empreendimento que dificilmente trabalhará na informalidade, sem atender os requisitos legais para o seu funcionamento.

Levando em consideração que hoje em qualquer segmento empresarial o ser humano passa maior parte do seu tempo no local de trabalho, se faz necessário investir no bem estar e satisfação dos mesmos, neste sentido as empresas buscam cada dia mais criar programas e projetos voltados, sobretudo para o ramo de atividade das mesmas, onde elas possam identificar o potencial de cada um e aplicar esse desempenho na maximização dos resultados da empresa. Além disso, é imprescindível que esse trabalho seja desenvolvido de forma segura com vistas a oferecer qualidade de vida para cada um. Com base neste contexto, o ambiente de trabalho dever ser monitorado e avaliado periodicamente, visando à implantação de um sistema de gestão e segurança do trabalho.

O objetivo desta pesquisa é levantar e analisar os riscos ambientais a que os colaboradores de uma indústria de vidros temperados da cidade Imperatriz - Ma, estão sujeitos, levando em consideração os preceitos estudados em sala de aula.

A indústria de Vidro Temperado

O vidro temperado é feito a partir do aquecimento controlado do vidro comum (não temperado) tendo chances de poder quebrar durante o processo. Rolando as lâminas de vidro comum através de um forno onde ele é aquecido à temperatura de moldagem (aproximadamente 600 °C) e então é resfriado controladamente. O abaixamento de temperatura instantâneo confere às moléculas que formam o vidro um rearranjo espacial (reorganização que torna sua estrutura molecular mais unida).

A composição dos vidros pode variar, mas em geral possuem 96 % de sílica, o restante de componentes é adicionado para proporcionar propriedades específicas e individuais, como por exemplo, resistência (Fonte: ABIVIDRO, Associação Brasileira da Indústria de Vidros).

O empreendimento localiza-se no município de Imperatriz – Ma, Sul do Maranhão. A área do empreendimento em apreço situa-se, de acordo com Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) de Imperatriz, na Zona de Expansão Sul (ZES) numa poligonal definida numa área de 29.532 m².

2. RISCOS

Os agentes ocupacionais são considerados riscos apenas quando podem causar danos à saúde do trabalhador, e se subdividem em agentes ambientais e agentes de segurança. Os agentes ambientais se propagam sob forma de energia (físico), na forma de matéria (químico) ou na forma de microorganismos (biológico). Já os agentes de segurança, subdividem-se em agentes mecânicos e agentes ergonômicos, que são estáticos ou decorrentes da inadequação do ambiente ao homem (SILVA, 2009).

Tabela 1: Riscos ambientais NR -9 (Brasil, 1994).

RISCOS AMBIENTAIS

GRUPO I GRUPO II GRUPO III GRUPO IV GRUPO V

Agentes

Químicos Agentes

Físicos Agentes

Biológicos Agentes Ergonômicos Agentes Mecânicos

Poeira Ruído Vírus Trabalho físico pesado Arranjo físico

Fumos Vibração Bactéria Posturas incorretas Máquinas e equipamentos

Névoas Radiação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com