TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analista De Suporte

Artigos Científicos: Analista De Suporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 6

VisuAlg

Conhecemos os tipos de representações de algoritmos, e, agora, iremos conhecer o programa que executará nossos pseudocódigos.

Os pseudocódigos podem ser escritos facilmente em uma folha de papel ou em um bloco de notas, mas para tornar isso prático vamos adotar o VisuAlg como nossosoftware para escrever nossos algoritmos na forma de pseudocódigo e ver na hora o seu resultado.

O que é o VisuAlg?

É um software criado na Universidade de Caxias do Sul no estado do Rio Grande do Sul, com a finalidade de oferecer aos alunos uma forma de exercitar o conhecimento adquirido.

Para utilizá-lo é necessário fazer o downloaddo programa. O mesmo pode ser encontrado em:

Clique aqui para baixar

O visuAlg é um interpretador simples de pseudocódigo utilizado por professores para o ensino de lógica de programação.

Seu objetivo não é criar softwares, mas auxiliar o aluno a entender a execução de seu algoritmo.

VisuAlg

Entendendo um pouco melhor

Para a criação de um algoritmo, é necessária a utilização de palavras-chave. Abaixo, seguem as três principais para o funcionamento:

algoritmo: comando que irá definir o nome do programa; deve ser feito em aspas duplas;

var: comando que especifica a área em que as variáveis serão declaradas. É aqui que colocaremos as variáveis que iremos utilizar;

inicio: comando que informa o início do programa; é nesse bloco que ficarão os comandos e a lógica que utilizaremos para criar nosso algoritmo.

fimalgoritmo: comando que informa que é o final do algoritmo.

Dentro do nosso algoritmo utilizaremos palavras-chave que irão ler o que for digitado e escrever na tela para informar algo ao usuário.

escreva: esse comando irá escrever na tela alguma informação ao usuário. Ex.: Escreva("Digite seu nome").

Leia: esse comando irá ler o que foi digitado pelo usuário. Ex.: Leia(nome). Esse nome entre parênteses é uma das variáveis que deve estar declarada no bloco var que vimos anteriormente.

Escreval: esse comando é idêntico ao escreva, a não ser pelo fato de que ele pula uma linha. Ex.: Escreval("Digite seu nome").

Representações de um algoritmo

Agora que tivemos uma introdução do que se trata os algoritmos, iremos entender como eles podem ser representados.

Temos várias formas de representar algoritmos, desde a mais simples, representada por formas, até as mais detalhistas, contendo regras de implementação.

Abaixo, conheceremos os dois tipos mais utilizados: representados por formas que fazem alusão a tomadas de decisões (fluxograma) e por meio do pseudocódigo, sendo este mais utilizado para o ensino de lógica de programação; por meio de linguagem de máquina criamos nossos algoritmos para os computadores processarem e resolverem os problemas.

FLUXOGRAMA

PSEUDOCÓDIGO

Fluxograma

• Representado por formas, tornam o entendimento de determinado algoritmo mais simples, pois uma figura é mais clara que várias palavras.

• É definido por uma série de símbolos, em conjunto com desenhos geométricos que representam os passos do algoritmo,

• Tais como: início, entrada e saída de dados, tomada de decisões, estruturas de repetição e final do algoritmo.

Símbolo Descrição

O círculo alongado é utilizado para dar inicio ou terminar um fluxograma.

O retângulo é utilizado para fazer uma ação ou uma instrução no fluxograma.

O losango é utilizado para uma decisão em um fluxograma.

Pseudocódigo

• Diferente do fluxograma, o pseudocódigo, também conhecido como portugol ou português estruturado, utiliza PDL - Program Design Language (Linguagem de Projeto de Programação).

• Ou seja, é uma espécie de narração do que o programa deve fazer. Para isso, utilizaremos o pseudocódigo em um programa chamado VisuAlg, que abordaremos em nossa próxima lição.

• O pseudocódigo é a base que todos devem ter para aprender uma linguagem de programação, pois é ele que intermedia a linguagem falada (humana) para a linguagem de programação (computacional).

Exercitando

Pegue um papel e uma caneta e faça o seguinte algoritmo:

Chupar bala - Utilizando fluxograma demonstre as etapas necessárias para chupar a bala, lembrando que você ainda não a possui.

Tipos de Dados

Anteriormente, vimos que os algoritmos fazem parte do nosso dia a dia, também conhecemos como e o que é um algoritmo e quais as representações que ele pode ter, além da ferramenta que utilizaremos em nosso curso.

Agora começaremos a mergulhar na parte computacional, entender como os algoritmos funcionam aplicados em um sistema de computador.

Tipos de Dados

Quando criamos um programa computacional, temos que levar em conta quais os tipos de dados que poderão ser inseridos no sistema. É aí que entram os Tipos de Dados. São eles que dirão o que poderá ser digitado ou quais valores nosso algoritmo aceitará.

Então, vamos ver quais são os tipos de dados e quais informações eles aceitam.

Tipo de Dado Inteiro

Aceitam somente números inteiros positivos e negativos.

Não aceitam números decimais.

Tipo de Dado Real

Podem ser valores positivos e negativos.

Podem ser números decimais e inteiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com