TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Efeito Da Aeração Na Conservação Da Soja Em Uma Unidade

Por:   •  3/6/2020  •  Monografia  •  3.269 Palavras (14 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 14

Análise Do Efeito Da Aeração Na Conservação Da Soja Em Uma Unidade

Gustavo Campos dos Santos, Orientador: Me. Darlan Marques da Silva2

RESUMO

Na atualidade as empresas buscam se diferenciar diante das concorrências, com isso buscam melhorias contínuas para os seus processos e controles em termos de qualidade e armazenamento dos grãos. Neste cenário, é de suma importância a utilização da aeração, método este que vem crescendo devido à ampla gama de aplicação. Com isso, este presente estudo tem como objetivo demonstrar as maneiras corretas de se utilizar a aeração, indicando seus benefícios para a empresa em uma unidade armazenadora de grãos localizada no sudoeste goiano. Foi realizado estudo do regime de aeração, elaborando planilhas e revelando os resultados obtidos através da comparação sem a aplicação do método, que antes era em tempos e horas alternados, e após, a aplicação fixa de 8 horas por dia no intervalo das 23h00min ás 07h00min, chega-se ao resultado que há benefícios para a armazenagem com o novo regime de aeração aplicado para soja armazenada.

Palavras–chave: Agroindústria de soja. Aeração de processo produtivo. Termometria.

  1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que a soja é de grande importância no cenário mundial devido às inúmeras empregabilidades da mesma em relação à indústria alimentar. No Brasil, a soja começou a se destacar na década de 60 e apenas em 1996 o país se tornou um dos principais produtores mundiais, em virtude de sua ampla variedade de espécies cultivadas e produtos derivados desta leguminosa (EMBRAPA, 2004). Em 1997 percebeu-se que a soja viria a ter uma significativa importância econômica e desenvolvimento para o Brasil, com um valor atrativo, começando o interesse e investimentos dos governos e empresários para novas tecnologias de produção mais qualificada deste grão (CASSUCE; SILVA, 2006).

O Brasil, atualmente, é o seundo maior produtor de soja do mundo, com uma produção de aproximadamente 113,923 milhões de toneladas (t) e com uma área plantada de 33,890 milhões de hectares (ha), sendo considerado o produto agrícola mais importante no país. Com essa produção, fica atrás apenas dos Estados Unidos que produz 117,208 milhões de (t) (EMBRAPA, 2017).

A alta produtividade da agricultura no Brasil vem contribuindo com aproximadamente 26% do Produto Interno Bruto (PIB), além de influenciar os avanços tecnológicos. E com os investimentos atuais que vem sendo realizado, o Brasil tem como objetivo que até 2025, venha a ser o maior produtor de soja do mundo (SILVA et al., 2011).

        A região centro-oeste tem uma expressiva importância na produção e na exportação, produzindo uma média de 30,514 milhões de toneladas de soja, com esses valores, torna-se então o maior produtor brasileiro (EMBRABA, 2017). O estado de Goiás, com a produção agrícola, vem agregando ao crescimento do PIB nacional, além de contribuir com o mercado de trabalho e desenvolvimento do estado. Porém, observa-se que há um escoamento ineficiente, já que o modal logístico adotado é o rodoviário e o estado não proporciona boas condições de transporte devido às vias precárias que apresentam, com isso há uma grande perda ao realizarem o escoamento do grão (CORREA; RAMOS, 2010).

Além dos fatores levantados, o processo industrial interno para o beneficiamento dos produtos derivados da soja, depende diretamente da produção e armazenagem dos grãos. Segundo Silva (2000), com o objetivo de manter a qualidade dos grãos armazenados é utilizado o processo de aeração, que é responsável por evitar a deterioração, manter a renovação de ar em meio aos produtos e unificar o teor de umidade sem que esse produto venha perder massa.

Pode-se destacar e considerar o controle da aeração, o principal aspecto no monitoramento dos grãos armazenados e como preventivo na qualidade, portanto há condições que devem ser levadas em consideração para que não tenham resultados negativos durante o processo desse controle, se o fluxo aplicado aos grãos armazenados for a grande volume, pode-se ocasionar fungos prejudicando a qualidade da soja (TEIXEIRA, 2001).

Devido tamanha importância do processo de aeração em contribuir na qualidade do armazenamento da soja, viu-se a necessidade em realizar um estudo em uma empresa. Contudo, o objetivo deste trabalho é comparar uma análise sobre a aeração como era o método aplicado em comparativo com o proposto em termo de qualidade, em uma indústria multinacional localizada no sudoeste do estado de Goiás, por meio de indicadores para demonstrar se a aeração causa impacto positivo sobre o controle de qualidade da soja, destacando também como pode ser feita uma aeração qualificada mantendo os grãos com qualidade, sem que tenha uma perda de massa.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Tem-se aqui um estudo de caso, visando à eficiência da aeração para o controle da qualidade da soja. A investigação tem como base uma indústria armazenadora de grãos localizados no centro-oeste goiano, onde foi feito o levantamento de dados retroativos de produtividade e armazenamento, para que seja possível observar se o novo método aplicado de aeração é viável nesta leguminosa. O regime de aplicação anterior era realizado em horários aleatórios, com tempos de aeração variados, com o novo método de aplicação passou a ter um controle padrão para as aplicações, sendo elas em horários e tempo iguais para todos os dias.

Com o crescimento da produção agrícola e um grande volume produzido, avanços tecnológicos para que os armazéns melhorem sua conservação, tornam-se indispensáveis (FAORO et al., 2018). Diante desse fato, realizando um estudo de caso em uma empresa sob a ótica da aeração, é de suma importância conhecer o fluxo do processo ao qual está interessado investigar.

Figura 1 – Fluxo do processo armazenamento

[pic 3]

Fonte: De acordo ao processo da empresa em estudo (2018)

No fluxograma da Figura 1 observa-se que a soja passa primeiramente pelo setor balança, onde é conferido o peso total dos caminhões, passando pela coleta de amostras, onde manualmente retira-se 500 g de soja de cada carga para realizar a classificação dos grãos, essa retirada é feita em 12 pontos diferentes do caminhão. Na sequência, é indicado para a descarga dos grãos, chamado de moegas, passando pelo processo de pré-limpeza retirando as impurezas presentes, sendo direcionado para secagem ou para o seu armazenamento onde passa a ter um controle de qualidade monitorado pela termometria e aeração. Os grãos apenas passarão pelo processo de secagem caso seu teor de umidade ultrapasse 16%, caso seja menor, irá diretamente para o armazém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (877.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com