TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Ergonômica do Trabalho

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  1.210 Visualizações

Página 1 de 6

Análise Ergonômica do Trabalho

A Análise Ergonômica do Trabalho é ação fundamental do engenheiro de segurança pois o risco ergonômico é o risco transversal pois ele perpassa todos os outros riscos e aprofunda a análise da organização do trabalho em si. Assim tendo por base inicial o contido na apostila no que se refere este assunto, vamos analisar um caso hipotético aqui descrito e descreva os problemas que podem ser identificados, e as proposições de solução, numa lógica ergonômica:

“Kátia é funcionária de um grande magazine, sendo responsável pelo atendimento aos clientes...isso já começa a preocupa-la.”

A análise ergonômica do trabalho (AET) deve arrolar pelo menos as condições de trabalho cabendo ao empregador realiza-la de modo a avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Em geral a analise deve considerar os materiais (levantamento, transporte e descarga de modo individual para homem, mulher e jovem) o posto de trabalho (mobiliário, condições ambientais e equipamentos) e a organização do trabalho (pessoal de apoio, normas, modo, ritmo conteúdo das tarefas e trabalho prescrito ou real).

A adequação do ambiente de trabalho as características psicofisiológicas do trabalhador durante a realização AET considera algumas etapas como:

 Explicitação da demanda - posto de trabalho cuja atividade é desenvolvida;

 Elaborado da analise das tarefas, atividades e situações do trabalho;

 Discussão e restituição dos resultados dos trabalhadores envolvidos na atividade de atendimento ao cliente para ver se consegue algum subsidio ou informação para poder avançar para próxima etapa;

 Recomendações ergonômicas especificas para o posto avaliado que entende ser as mais adequadas para aquela condição de trabalho abordando os materiais (levantamento, transporte e descarga) os posto de trabalho (mobiliário,. Equipamentos e condições ambientais);

 Avaliação e revisão das intervenções efetuadas com a participação dos trabalhadores, servidores e gerentes para constatar que está realmente funcionando aquilo que foi recomendado na analise ergonômica do trabalho; e

 Avaliação da eficiência das recomendações estabelecidas na analise

As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

O posto de trabalho cuja atividade é desenvolvida por Kátia é o de responsável pelo atendimento aos clientes. As atividades e as situações do trabalho enfrentadas por ela são muito diferentes entre si, e podem variar muito como, por exemplo; o modo operatório, a exigência de tempo, ritmo e o conteúdo.

Durante a jornada de trabalho Kátia realiza trocas das mercadorias; emiti notas fiscais; controla a venda de cartão da loja; tira dúvidas sobre promoções, produtos e serviços; e embala produtos para presentes. Além disso, zela pelo posto de trabalho e assegura a manutenção dos equipamentos.

O trabalho prescrito pela empresa para Kátia é aquele definido formalmente pela organização como sendo o desejável, que é satisfazer o cliente. E o trabalho real é aquele efetivamente executado pelo trabalhador no caso o de atender o cliente.

A análise das atividades laborais de Kátia foram realizadas por meio da observação do caso hipotético descrito, com o objetivo de identificar divergências entre o trabalho prescrito e o realizado de fato no posto de trabalho, bem como identificar fatores de risco ocupacionais.

Entre os problemas a variância entre as atividades leva a funcionária a um ritmo e conteúdos de tarefas muito divergentes. O que induz Kátia a adequar suas características psicofisiológicas ao ambiente e condições de trabalho.

Observações realizadas no sentido de verificar as condições do posto de trabalho sob a ótica da Norma Regulamentadora Nº 17. Foram a realização de grande quantidade trabalho diferentes em pouco tempo, dos quais as condições de trabalho não favorecem. Pode-se perceber que o mobiliário os equipamentos e as condições ambientais estavam em desacordo com as normas. De mais a mais, os materiais, a organização do trabalho, os aspectos psicossociais e o treinamento também não estavam adequados.

 O balcão de atendimento é muito baixo para a sua estatura;

 O computador muito útil, mas cria um monte de problemas;

 O software utilizado é confuso e gera erros;

 A cadeira que ela utiliza não permite a regulagem;

 Iluminação em desacordo com a NBR 5413;

 A mesa para o computador não dá suporte para escrever e não há espaço para o teclado e o mouse; e

 A impressora é matricial (ruído excessivo), lenta, fica distante do computador, e serve a outros serviços além da emissão da Nota Fiscal.

Os resultados obtidos serviram de base para a formulação do diagnóstico verificado na empresa e a partir deste, foram propostas ações para melhoria do posto em análise.

Os funcionários do referido posto de trabalho devem receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes. Cujo objetivo é aumentar o conhecimento da relação entre o seu trabalho e a promoção à saúde.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com