TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Metalográfica de Metais

Por:   •  11/9/2018  •  Artigo  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Maria Andreza Tavares Matos

Engenharia de Produção

Matricula: 1524749 – Manhã -  7º Semestre

Ciências dos Materiais - Eudásio

 

Analise Metalógrafa

FORTALEZA

2017.2

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ---------------------------------------4
  2. ENSAIO METALOGRÁFICO
  1.  CORTE ----------------------------------------- 5
  2. EMBUTIMENTO -----------------------------6
  3. LIXAMENTO ---------------------------------7
  4. POLIMENTO ----------------------------------8
  5. ATAQUE QUIMICO------------------------ 10
  6. ATAQUE QUIMICO COM INIBIDOR ---11
  1. CONCLUSÃO -------------------------------12

1.0 INTRODUÇÃO

O termo Metalografia é bastante genérico, causando controvérsia quanto à sua definição. Uma tentativa é defini-lo como o estudo das características estruturais ou da constituição dos metais e suas ligas, para relacioná-los com suas propriedades físicas, químicas e mecânicas.
Para se conseguir essa relação entre estrutura observada ao olho nu, lupa ou microscópio com as propriedades mecânicas, deve-se seguir uma linha mais ou menos definida de procedimentos. É o que chamamos, exame metalógrafico.
Para a realização da análise, o plano de interesse da amostra é cortado, lixado, polido e atacado com reagente químico, de modo a revelar as interfaces entre os diferentes constituintes que compõe o metal.
Quanto ao tipo de observação, está subdividida, basicamente em duas classes:
- Microscopia: Análise feita em um microscópio com aumentos

Este tipo de análise é realizada em microscópios específicos, conhecidos como microscópios metalográficos ou microscópios metalúrgicos. Este tipo de microscópio possui baixo campo focal, permitindo apenas a observação de superfícies perfeitamente planas e polidas. Em razão disto, a preparação metalográfica tem grande importância na qualidade de uma análise. Estes microscópios, em geral, possuem sistemas de fotografia integrados, que permitem o registro das análises realizadas.
- Macroscopia: Análise feita a olho nu, lupa ou com utilização de microscópios estéreos (que favorecem a profundidade de foco e dão, portanto, visão tridimensional da área observada) com aumentos que podem variar.

Através das análises macro gráficas e das análises micro gráficas é possível a determinação de diversas características do material, inclusive a determinação das causas de fraturas, desgastes prematuros e outros tipos de falhas.

Este artigo tem o propósito de mostra todo procedimento de uma análise metalógrafica realizada no aço 1020 no laboratório de ciências dos matérias do curso de engenharia de produção. Esse procedimento se aplica á todos os materiais e produtos metálicos ferrosos. As técnicas metalógrafica dos não ferrosos, são em princípio, semelhantes às utilizadas nas ligas ferrosas, por exemplo, aços e ferros fundidos, exigindo, entretanto, preparação mais minuciosa.

 

2. ENSAIO METALOGRAFICO

2.1 CORTE

 A amostra a ser analisada deve ser cortada de forma a não sofrer alterações pelo método de corte. O corte pode ser realizado atrás de policortes, serras ou outro tipo de instrumento cortante.

         O corte pode ser tanto transversal quanto longitudinal, o corte longitudinal permite            verificações quanto à maneira que a peça foi fabricada, se fundida; forjada ou laminada, nos cortes transversais, podemos verificar a natureza do material, homogeneidade, dimensões das falhas e profundidade de têmperas.

No caso o corte realizado na peça foi o transversal como mostra figura 1 abaixo.

[pic 2]

Figura1: Aço 1020 bruto após corte

Procedimento para o corte (pode variar com a troca do equipamento)

1 - Fixar firmemente o corpo de prova com ambas às morsas;

2. Colocar todos os equipamentos de proteção necessários e recomendados

3 - Após ter se certificado da correta fixação do corpo de prova, posicionar a esmerilhadeira com o disco correto;

5 - Ligar o motor de acionamento do disco.

 7 - Aplicar uma carga moderada do disco sobre o corpo de prova (evitando solavancos que podem romper o disco de corte) até que o corpo de prova esteja cortado;

8 - Retornar o disco e desligar o motor.

9 - Soltar o corpo de prova da mesa de fixação;

10 - Efetuar a limpeza do equipamento

2.2 EMBUTIMENTO

O propósito do embutimento é de proteger os materiais frágeis ou revestidos durante a preparação, além de facilitar o manuseio da amostra. Também é utilizado para produzir amostras de tamanho uniforme. Duas técnicas diferentes estão disponíveis: o embutimento a quente e o embutimento a frio.

 2.2.1 EMBUTIMENTO Á FRIO

Este embutimento é feito com resinas auto polimerizáveis, as quais consistem geralmente de duas substâncias formando um líquido viscoso quando misturadas. Esta mistura é vertida dentro de um molde plástico onde se encontra a amostra, polemizando-se após certo tempo. A reação de polimerização, a despeito do nome que é a operação de embutimento a frio tem, é fortemente exotérmica, atingindo temperaturas entre 50 e 120° C, comum tempo de endurecimento que varia de 0,2 a 24 h, dependendo do tipo de resina empregada e do catalisador.

2.2.2 EMBUTIMENTO Á QUENTE

Embutimento a quente a amostra é embutida em materiais termoplásticos por meio de prensas, utilizando-se pressão e aquecimento para efetuar a polimerização. O método consiste em colocar o corpo de prova com a face que se quer analisar em contato com o êmbolo inferior da máquina de embutimento. Após apertar o êmbolo, coloca-se a resina na câmara de embutimento pressionando-a por um determinado tempo.

Procedimento

1-Posicionar o embolo da prensa de embutimento de modo que a face fique completamente visível;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (622.3 Kb)   docx (490.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com