TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Instrução Técnica Nº 04 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Por:   •  13/12/2018  •  Resenha  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 04 DO CORPO DE BOMBEIROS DE MINAS GERAIS

ANÁLISE:

Analisando o projeto apresentado percebesse inicialmente a falta de conformidade já na entrada do condomínio. O portão basculante apresenta uma largura apenas de 3,83m. De acordo com a Instrução Técnica Nº 04 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que trata do acesso de viaturas nas edificações e áreas de risco, temos que os portões de acesso devem possuir largura mínima de 4 m e altura mínima de 4,5 m.

Com relação às vias de acesso interna para as viaturas do Corpo de Bombeiros, a IT nos traz a condição de que a largura mínima para as mesmas devem ser de 6 metros, sem obstruções.  Novamente analisando projeto apresentado, observa-se uma variância na largura das vias, apresentado vias com mais de 7 metros de largura, em conformidade com a IT, todavia apresentando vias de tamanho reduzidos, como 3,89m, 4,84m e 5,87m, o que a classifica como não conforme em caso de trânsito das viaturas para combate a incêndio.

[pic 1]

[pic 2]

MEDIDAS A SEREM TOMADAS

Nos condomínios com arruamento interno devem ser previstos portões e vias de acesso para viaturas do Corpo de Bombeiros, exceto quando as edificações possuírem sistema de hidrantes, o hidrante de recalque deve ser instalado a, no máximo, 10 metros da via pública ou da via de acesso.

A via de acesso deve distar, no máximo, 30 metros da edificação, quando não houver previsão de sistema de hidrantes, ou 10 metros do hidrante de recalque, quando houver previsão da medida “sistema de hidrantes e mangotinhos”.

É recomendável que todas as edificações com altura superior a 6 metros a serem construídas possuam um afastamento de via pública ou de via de acesso inferior a 10 metros, a fim de possibilitar a utilização da viatura Auto Escada no auxílio de ações de salvamento e no combate a incêndio.

Também é preciso avaliar se a viatura consegue passar. Caso a viatura não consiga acessar dentro da edificação, as escadas têm de ser isoladas, para garantir o acesso do corpo de bombeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (205.9 Kb)   docx (252.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com