TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da introdução do ensino de informática na escola primária

Trabalho acadêmico: Análise da introdução do ensino de informática na escola primária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.351 Palavras (10 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 10

2012

Resumo

Este projeto tem o objetivo de analisar a adoção de computadores pedagógicos no ensino fundamental. (...)

Palavras - chaves: Informática, Computadores Pedagógicos, Ensino fundamental.

Abstract

(...)

Keywords:

Sumário

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

Introdução

Neste projeto iremos analisar a adoção de computadores pedagógicos no Brasil, conhecendo primeiro a história dos computadores e como eles foram evoluindo.

Logo foram entrando em todos os setores de produção e aos poucos foram sendo introduzidos nas escolas. Iremos nos impressionar como os computadores existem nas escolas desde a década de 1970 para ajudar a educar. Depois, introduzida a dsiciplina Informática, para ensinar os alunos a trabalhar com computadores.

Veremos os projetos públicos de informática para a educação, como por exemplo o EDUCOM e PROINFO.

Descobriremos como foi a reação dos professores nas primeiras ações de informatização na década de 1980, com medo que fossem subustituídos por eles.

Já na década seguinte, com a popularização da internet, os professores começaram a aceitar a informatização, como um auxiliar na tarefa de educar.

Como um computador não é somente hardware, ele precisa de um software para funcionar, analisaremos como são os softwares livres e proprietários no ambiente escolar, assim como seu hardware com as diversas configurações existentes no mercado hoje.

1. A Informática e suas origens no Brasil

Antes de o computador existir, o homem já desenvolvia máquinas que poupassem seu trabalho e fossem mais rápidas. Na antiguidade o primeiro instrumento de cálculo a ser inventado foi o Ábaco- Mentor 1º invenção de Cálculos, este era formado por fios paralelos e contas, que conforme suas posições representavam a quantidade a ser trabalhada. (Levy 1993).

Após o Ábaco vieram muitas outras invenções, muitas máquinas de cálculos que o homem foi construindo junto com sua modernidade. Até chegar ao primeiro computador: o ENIAC, em 1945. Este realizava quinhentas multiplicações por segundo, por meio de suas dezoito mil válvulas. Depois as válvulas foram substituídas por transístores que eram muito mais eficazes, menores e mais confiáveis. Hoje, os circuitos integrados possuem uma única pastilha de silício, que por sua vez possuem milhões de transístores, é isso baixa o consumo de energia e as operações são mais velozes e seguras. (Valente,1993).

Desde a década de 70, quando foram inventados os primeiros micro computadores, as evoluções nesta área foram gigantescas, o tamanho foi diminuindo e suas utilidades, funções e seus recursos foram aumentando e se adaptando em diversos setores da nossa vida. Hoje o computador se tornou uma máquina indispensável em alguns setores sociais.

Como vimos, o computador principalmente no final do século XX começou a fazer parte do cotidiano e foi inserido nos vários campos da sociedade e dos setores produtivos. Contudo, somente aos poucos é que os computadores foram introduzidos nas escolas.

Os computadores cada vez mais vão se integrando a escola e fazendo parte do cotidiano escolar dos alunos. E isso faz com que os professores procurem se adequar a esta nova tecnologia, que será aliada em suas aulas. A partir daí, buscam formas de inseri-las em suas práticas pedagógicas educacionais, tendo em vista que o computador é uma ferramenta que possui diversos recursos, que se bem utilizados, podem ser de grande valia na aprendizagem dos anos iniciais da educação infantil, nas diferentes disciplinas. "O computador trouxe novas situações de aprendizagem que o professor deve gerenciar" (Silvia Fichman, 2003). Portanto os professores precisam se capacitar por meio de cursos que ampliem seus conhecimentos em torno do computador e dos seus recursos para aplicá-los com eficácia em suas práticas.

Quanto aos alunos, à imaginação infantil é muito grande, é o envolvimento com o computador trará benefícios para sua vida social, já que o mundo digital é uma realidade que vem se tornando mais constante em nossas vidas. "O que a criança é capaz de fazer hoje em cooperação, será capaz de fazer sozinha amanhã".

Portanto o único tipo de aprendizagem é aquele que caminha à frente do desenvolvimento, servindo-lhe de guia.

"A educação não se reduz à técnica, mas não se faz educação sem ela, utilizar computadores na educação, em lugar de reduzir, pode expandir a capacidade critica e criativa de nossos meninos e meninas. Depende de quem o usar, a favor de que e de quem, e para quê. O homem concreto deve se instrumentalizar com os recursos da ciência e da tecnologia para melhor lutar pela causa de sua humanização e de sua libertação." (Freire, 1979).

Há relatos do uso de computadores na área de educação desde a década de 1970. Pelo que se tem notícia, foi quando aconteceu a primeira experiência educacional, na área de física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Moraes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com