TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS SURDAS: MÉTODOS DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DE PALMAS - TOCANTINS

Pesquisas Acadêmicas: A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS SURDAS: MÉTODOS DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DE PALMAS - TOCANTINS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  8.803 Palavras (36 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 36

ELZILENE ARAÚJO FIALHO

A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS SURDAS: MÉTODOS DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DE PALMAS - TOCANTINS

PALMAS

2009

ELZILENE ARAÚJO FIALHO

A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS SURDAS: MÉTODOS DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DE PALMAS - TOCANTINS

Monografia apresentada no Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Palmas para a obtenção do grau de licenciada em Pedagogia – Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Supervisão Educacional pela Universidade Federal

do Tocantins. Orientadora: Profa. Esp. Carmen Silvia Gianotti Júlio.

Banca Examinadora:

Profa. Esp. Carmen Silvia Gianotti Júlio

Presidente da Banca – Orientadora

Profa. Maria José de Pinho – UFT

Profa. Esp. Nerci Maria Rezende Carvalho

Aprovada em: 10/ 12 / 2009

A Deus pelo dom da vida, Aos meus pais e à minha orientadora, Profa. Esp. Carmen Silvia Gianotti Júlio.

AGRADECIMENTOS

A Deus em primeiro lugar, pela graça de mais esta conquista, por iluminar minhas decisões e abençoar os meus passos. Acreditamos na Tua bondade de Pai que nos conduz todos os dias em busca de nossos sonhos.

À Profa. Esp. Carmen Silvia Gianotti Júlio, por acreditar em mim, por sua orientação, conselhos, apoios e sugestões sempre pertinentes, que colaboraram para que esse trabalho fosse realizado e concluído; Além, é claro de ensinar - me muito, não só em se tratando de teorias, mas através da sua forma de agir, se posicionar, e da sua conduta ética e respeitosa.

Aos meus pais, que com amor, carinho e incentivo, transmitiram-me os valores que permeiam minha vida; E pelo sacrifício que fizeram para que eu pudesse chegar até aqui.

A meu esposo, Emerson da Rocha Batista, pelo companheirismo, pela compreensão e apoio de diversas formas, em silêncio, com gestos e palavras; Por estar sempre ao meu lado, sendo o seu carinho imprescindível nos momentos mais difíceis.

As minhas amigas e colegas de curso Helen Soares e Marinete que sempre estiveram disponíveis para ajudar - me quando precisei, que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização deste trabalho.

A todos os professores do curso de Pedagogia da UFT, pela contribuição em minha formação. A vocês sou grata por tanta dedicação.

Quando eu aceito a língua de outra pessoa eu aceitei a pessoa. Quando eu rejeito a língua, eu rejeitei a pessoa porque a língua é parte de nós mesmos.

Quando eu aceito a língua de sinais, eu aceito o surdo, e é importante ter sempre em mente que o surdo tem direito de ser surdo.

Terje Basilier

FIALHO, Elzilene Araújo. A inclusão escolar de crianças surdas: Métodos de Ensino em duas Escolas de Palmas - Tocantins. UFT. (Graduação). Campus Universitário de Palmas. Curso de Pedagogia. Palmas, 2009.

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo compreender como os professores do ensino regular, de duas escolas selecionadas estão lidando com a educação inclusiva de alunos com surdez, assim como compreender a metodologia utilizada no ensino aprendizagem desses alunos. Para tanto são delimitados os seguintes objetivos específicos: a) identificar se os professores das salas inclusivas estão abertos à proposta da Educação Inclusiva; b) entender como conseguem superar suas limitações ao trabalhar com alunos que necessitam de atenção diferenciada dentro de uma Instituição de ensino regular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa dentro de uma abordagem descritiva, sendo a pesquisa documental e de campo o procedimento metodológico deste processo. Além disso, no tratamento dos instrumentos de pesquisa utiliza-se das seguintes técnicas de coleta de dados: o levantamento bibliográfico, o questionário com perguntas abertas aos professores, relatório de campo e a observação individual. A pesquisa de campo é realizada em duas escolas situadas no município de Palmas - Tocantins, denominadas neste trabalho por escolas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com